Ladrões de Bicicletas (Ladri di Biciclette – 1948)

Um drama, preto e branco, que conta a história de um pai de família, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani) que, após a Segunda Guerra Mundial, luta pra conseguir um emprego e ter como sustentar a sua família, porém, os empregadores exigem que ele tenha uma bicicleta. Como sua bicicleta está penhorada, ele e sua esposa, se esforçam para tirar a bicicleta do penhor, mas, para seu completo desespero, sua bicicleta é roubada enquanto ele trabalhava. O filme se desenrola a partir daí, quando Ricci e seu filho Bruno, vão procurá-la pela cidade, mas não a encontram. Desesperado, Ricci tenta roubar uma bicicleta, para não perder o seu trabalho, mas sua tentativa é frustrada.

Dirigido pelo premiado Vittorio De Sica, na Itália, o filme tem 90 minutos de duração e é estrelado por  Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Gino Saltamerenda.

É mais uma daqueles filmes conflitantes, que te levam a refletir sobre o desespero de um pai, em ter como e com o quê sustentar a sua família. Após a Segunda Guerra, a Itália estava passando por uma crise financeira muito grande, o que levava as pessoas a cometerem atitudes drásticas por dinheiro. O final é perturbador. O filho tinha o pai como herói. Enzo Staiola (Bruno Ricci), o garotinho, passa a maior parte do tempo, olhando para o pai, com olhinhos de adoração, com uma brilhante atuação, e nem era ator profissional. Bruno nos fisga apenas com seu olhar, e testemunha seu herói sendo humilhado nas ruas após ser pego ao tentar furtar uma bicicleta. Imagino que para um pai, deve ser ainda pior, ver seu filho, a quem você quer servir de exemplo, lhe ver sendo humilhado por todos na rua. Um dos primeiros longas a receber pelo Oscar de melhor filme estrangeiro, e capaz de nos transportar para dentro do sofrimento de um pai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s