Contrariando o senso comum, os skinheads nasceram desprovidos de preconceito e com enorme influência jamaicana. O movimento surgiu a partir da cultura mod, no fim dos anos 60, por jovens britânicos da classe operária. Décadas depois, apareceram subgrupos de skinheads com posicionamentos políticos, apolíticos, anti-semitas, xenofóbicos, homofóbicos, entre outros, aos quais não reconhecem uns aos outros como representantes da cultura skinhead. De lá pra cá, o movimento tornou-se cada vez mais popular ao redor do mundo e, claro, muito disso se deve às produções cinematográficas que apresentam alguns desses subgrupos. De uma lista com um número razoável de filmes com o tema, pesquisei os cinco favoritos do público interessado pelo assunto.
5- Tolerância Zero (The Believer, 2001)
Escrito por Henry Bean e Mark Jacobson e dirigido por Henry Bean, Tolerância Zero conta a história de Daniel Balint (Ryan Gosling), um rapaz judeu ortodoxo, que contrariando sua ascendência judaica, torna-se um violento e fánatico neo-nazista. A história foi inspirada na vida de Daniel Burros e conta com uma atuação fantástica de Ryan Gosling.
4- Skinhead Attitude (Skinhead Attitude, 2003)
Documentário francês, dirigido Daniel Schweizer. Karole, uma garota de 22 anos, viaja pela Europa para compreender a história da cultura skinhead de uma forma imparcial, mostrando o movimento pelas vertentes racista e anti-racista.
3- This is England (This is England, 2006)
Situado na Inglaterra de 1983, o filme conta a história de um garoto problemático, que aos treze anos de idade, no caminho para casa, após uma briga, conhece um grupo de skinheads. Eles se tornam seus melhores amigos, praticamente sua família. O filme é baseado na vida do próprio roteirista e diretor Shane Meadows.
2- Duro Aprendizado (Higher Learning, 1995)
Nesse filme, a Universidade de Columbia representa toda a América, com pessoas de diferentes classes, etnias e crenças. Serem bons alunos, atletas e se encaixarem, não será o maior desafio desses alunos, quando a tensão tomar conta da atmosfera acadêmica por conta de dificuldades financeiras, violência sexual e preconceito racial. Assinando a direção, produção e roteiro, John Singleton.
1- A Outra História Americana (American History X, 1998)
Edward Norton interpreta Derek Vinyard, um neo-nazista skinhead que acorda de seu fanatismo ideológico após passar um tempo na prisão, acusado pelo assassinato de um homem negro. Porém, ao voltar para casa, Derek encontra Danny (Edward Furlong), seu irmão mais novo, completamente persuadido por essa ideologia destrutiva. Filme dirigido por Tony Kaye.
Agradecimento especial ao amigo e leitor do blog (LÓGICO), Victor Mileo, pela sugestão do Top 5 de hoje!
Eu colocaria nesta lista Romper Stromper e Laranja Mecânica!
CurtirCurtir
e sobre skin cara romper stomper e foda dms!
CurtirCurtir
Laranja mecânica não é sobre Skinheads, é apenas uma gang.
CurtirCurtir
laranja mecânica ??
CurtirCurtir
Oq laraja mecanica tem a ver com skinheads? kkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk laranja mecanica kkkkk nada ver com skinhead
CurtirCurtir
lembrando que romper stomper nao é filme de skinhead, nao confunda skinheads com boneheads, pois boneheads são fascistas de direita, que defamão a cultura dos skinheads, o termo pra romper stomper, é bonehead nao skinheads –” seus cómedia para de confundi uma coisa com a outra
CurtirCurtir
bla bla bla… aquele ali não é skinhead aquele outro que é…
como me irrita esse papinho. Deixa de ser fresco mulecão.
CurtirCurtir
Botas de aço é o melhor pra descrever sobre eles !
CurtirCurtir