Top 5: Filmes de Skinheads

Contrariando o senso comum, os skinheads nasceram desprovidos de preconceito e com enorme influência jamaicana. O movimento surgiu a partir da cultura mod, no fim dos anos 60, por jovens britânicos da classe operária. Décadas depois, apareceram subgrupos de skinheads com posicionamentos políticos, apolíticos, anti-semitas, xenofóbicos, homofóbicos, entre outros, aos quais não reconhecem uns aos outros como representantes da cultura skinhead. De lá pra cá, o movimento tornou-se cada vez mais popular ao redor do mundo e, claro, muito disso se deve às produções cinematográficas que apresentam alguns desses subgrupos. De uma lista com um número razoável de filmes com o tema, pesquisei os cinco favoritos do público interessado pelo assunto.

5- Tolerância Zero (The Believer, 2001)

Escrito por Henry Bean e Mark Jacobson e dirigido por Henry Bean, Tolerância Zero conta a história de Daniel Balint (Ryan Gosling), um rapaz judeu ortodoxo, que contrariando sua ascendência judaica, torna-se um violento e fánatico neo-nazista. A história foi inspirada na vida de Daniel Burros e conta com uma atuação fantástica de Ryan Gosling.

 

4- Skinhead Attitude (Skinhead Attitude, 2003)

Documentário francês, dirigido Daniel Schweizer. Karole, uma garota de 22 anos, viaja pela Europa para compreender a história da cultura skinhead de uma forma imparcial, mostrando o movimento pelas vertentes racista e anti-racista.

 

3- This is England (This is England, 2006)

Situado na Inglaterra de 1983, o filme conta a história de um garoto problemático, que aos treze anos de idade, no caminho para casa, após uma briga, conhece um grupo de skinheads. Eles se tornam  seus melhores amigos, praticamente sua família. O filme é baseado na vida do próprio roteirista e diretor Shane Meadows.

 

2- Duro Aprendizado (Higher Learning, 1995)

Nesse filme, a Universidade de Columbia representa toda a América, com pessoas de diferentes classes, etnias e crenças. Serem bons alunos, atletas e se encaixarem, não será o maior desafio desses alunos, quando a tensão tomar conta da atmosfera acadêmica por conta de dificuldades financeiras, violência sexual e preconceito racial. Assinando a direção, produção e roteiro, John Singleton.

 

1- A Outra História Americana (American History X, 1998)

Edward Norton interpreta Derek Vinyard, um neo-nazista skinhead que acorda de seu fanatismo ideológico após passar um tempo na prisão, acusado pelo assassinato de um homem negro. Porém, ao voltar para casa, Derek encontra Danny (Edward Furlong), seu irmão mais novo, completamente persuadido por essa ideologia destrutiva. Filme dirigido por Tony Kaye.

 

Agradecimento especial ao amigo e leitor do blog (LÓGICO), Victor Mileo, pela sugestão do Top 5 de hoje!

Anúncios

9 comentários sobre “Top 5: Filmes de Skinheads

  1. lembrando que romper stomper nao é filme de skinhead, nao confunda skinheads com boneheads, pois boneheads são fascistas de direita, que defamão a cultura dos skinheads, o termo pra romper stomper, é bonehead nao skinheads –” seus cómedia para de confundi uma coisa com a outra

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s