Top 15: Filmes Sobre Gastronomia

Filmes gastronômicos são totalmente sinestésicos, estimulando de forma visual, olfativa e gustativa, nos hipnotizando e seduzindo pelos olhos e boca. Para aqueles que são apaixonados por comida e adoram assistir um bom filme, a Mayara deu a ideia de juntarmos isso e fazer o top de hoje.

 

15. A Comilança (La Grande Bouffe, 1973)

Campeão de crítica no Festival de Cannes, o polêmico filme de Marco Ferreri beira ao grotesco e à escatologia. Um grupo de amigos entediados resolvem cometer suicídio coletivo, numa reunião com muita comida e mulheres, onde a idéia é literalmente comer até morrer. Grande elenco e belos pratos, apesar da má finalidade.

 

14. Tempero da Vida (Politiki Kouzina, 2003)

Fanis é um garoto grego que vive em Istambul, na Turquia. Seu avô, Vassilis, é um filósofo culinário que o ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ao crescer Fanis se torna um astrofísico, que usa seus dotes de culinária para temperar as vidas das pessoas que o cercam. Ao completar 35 anos ele decide deixar Atenas e retornar a Istambul, para reencontrar seu avô e também seu primeiro amor.

 

13. A Grande Noite (Big Night, 1996)

Dois irmãos, Primo e Secondo , migram da Itália para os Estados Unidos, onde pretendem abrir um restaurante italiano, chamado The Paradise. O mais velho, Primo, é um grande chef, um gênio na culinária, mas bastante temperamental, se recusando a fazer pratos convencionais e rotineiros. Secondo, o mais novo, tem uma mentalidade mais capitalista e tenta superar a grave crise financeira que estão passando. O proprietário de um restaurante de sucesso, Pascal , propõe chamar um amigo dele, que é um grande músico de jazz, para ajudar a promover o restaurante. Assim os dois irmãos apostam todas as fichas em um cardápio fora de série, que será servido aos convidados desta grande noite.

 

12. Bom Apetite (Bon appétit, 2010)

Daniel é um jovem e ambicioso chef espanhol que consegue o emprego de seus sonhos em um renomado restaurante em Zurique. Ao chegar lá, ele deve se adaptar ao intenso ritmo de trabalho da cozinha, e conta para isso com o apoio do cozinheiro italiano Hugo e de Hanna, uma bela sommelier alemã. Um inocente beijo dela mudará a vida de Daniel, ao ter que escolher entre o sucesso profissional ou sua felicidade.

 

11. Chocolate (Chocolat, 2000)

Em 1959, Vianne se muda com a filha para uma pequena cidade francesa e abre uma loja de bombons e chocolates com guloseimas de dar água na boca. Mas ela enfrenta oposição: é mãe solteira, trabalha aos domingos e prepara doces que fazem qualquer um ceder à tentação da gula. Alguns moradores planejam expulsar Vianne da cidade, temendo que ela perturbe a moral do lugar. Tem início um confronto entre os conservadores e os que desejam o sabor recém-descoberto.

 

10. A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie And The Chocolate Factory, 2005)

Tim Burton traz seu estilo cheio de imaginação ao adorado clássico de Roald Dahl. Willy Wonka é dono da maior fábrica de chocolates do mundo. Ninguém é capaz de fazer doces tão criativos e deliciosos quanto os seus, e ninguém sabe como eles são feitos, já que há quinze anos os portões da sua fábrica não se abrem. Ele decide então fazer um concurso mundial para que cinco crianças visitem sua fábrica e descubram as magias que suas portas escondem. Mal sabem elas que essa aventura avaliará também seu caráter.

 

09. Delicatessen (Delicatessen, 1991)

Comédia futurista na qual uma sociedade transformou os alimentos em moeda corrente, uma vez que se tornaram escassos. Nesta sociedade, os moradores de um apartamento em cima de um açougue recebem ocasionalmente suprimentos de carne. Um jovem, novo na cidade, apaixona-se pela filha do açougueiro, causando conflitos na família da moça, não imaginando que seus integrantes têm outros planos para ele. Foi o primeiro sucesso do cineasta Jean-Pierre Jeunet, que anos mais tarde conquistaria o mundo com O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

 

08. Estômago (Estômago, 2007)

Nonato foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas, Nonato transforma o bar num sucesso. Giovanni, o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Nonato, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria.

 

07. A Festa de Babette (Babettes Gaestebud, 1987)

Em uma noite de tempestade, Babette chega a um vilarejo na Dinamarca, fugindo da guerra civil na França. Ela se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas solteironas, filhas de um rigoroso pastor. Ali ela vive por quatorze anos, até que um dia fica sabendo que havia ganhado uma fortuna na loteria e, ao invés de voltar à França, ela resolve preparar um jantar em comemoração aos centésimo aniversário do pastor. A princípio, os convidados ficam assustados, temendo ferir alguma lei divina ao aceitar um jantar francês, mas acabam comparecendo e se deliciam com a festa de Babette. O diretor Gabriel Axel trata a comida como forma de elevação espiritual. Baseado na história de Isak Dinesen, foi vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988.

 

06. Ratatouille (Ratatouille, 2007)

Remy é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau. Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.

 

05. Sabor da Paixão (Woman On Top, 1999)

Isabella, uma jovem encantadora nascida com o dom especial de mexer com os paladares e corações dos homens de todos os lugares, decide se livrar do casamento sólido e da cozinha sufocante do restaurante do seu marido no Brasil. Parte então para São Francisco para realizar seu sonho de uma verdadeira carreira culinária. Depois de dar início a uma nova vida em uma nova cidade, Isabella junta-se à sua amiga de infância, Monica, que participa da jornada da chef para descobrir não apenas a sua paixão e potencial, mas a receita perfeita para levá-la ao topo.

 

04. Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes, 1991)

O filme é baseado no livro de Fannie Flag e o título estranho vem de uma receita que duas personagens trocam entre si no decorrer da trama. São praticamente duas versões de uma mesma história, uma no presente e outra no passado, protagonizadas por mulheres que desafiam o poder masculino. Nos dias atuais, a infeliz esposa de um homem bruto visita um hospital e se encanta com uma velhinha simpática e solitária. É esta senhora quem vai lhe contar uma antiga história, a da forte amizade entre duas mulheres que administram um café à beira da estrada e enfrentam os preconceitos do local.

 

03. Vatel – Um Banquete para o Rei (Vatel, 2000)

Em 1671, o príncipe de Condé tem uma idéia para evitar um desastre financeiro na sua província, no norte da França: convidará o rei Luis XIV para passar um fim de semana em seu castelo e, se conseguir agradá-lo, pode pagar as dívidas da região. Cabe a Vatel, empregado do príncipe, garantir que a comida e a diversão formem um verdadeiro espetáculo. Mas, em meio aos preparativos, Vadel conhece a bela Anne de Montausier, passando a disputar com Luis XIV o amor da mesma mulher. Vatel celebra as coisas boas da vida, com destaque para as excentricidades culinárias.

 

02. Como Água Para Chocolate (Como Agua Para Chocolate, 1992)

Baseado em romance do mesmo nome de Laura Esquivel, o filme acompanha a história de um camponês chamado Pedro que, em 1910, em plena Revolução Mexicana, se apaixona por Titi. Ele quer voltar para a Guerra, mas ela o enfeitiça com seu amor e seus dotes culinários. Podia ser apenas mais uma história de amor, mas trata-se de um dos mais belos filmes do cinema latino-americano em todos os tempos. Foi a produção estrangeira de maior bilheteria nos Estados Unidos em 1993.

 

01. Julie & Julia (Julie & Julia, 2009)

Baseado em duas histórias reais, Julie & Julia intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço estão ambas perdidas até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível.
A trama de Julie e Julia evolui na cozinha, mostrando a chef Julia Child tentando publicar um livro com receitas francesas para americanos. Enquanto isso, anos depois, Julie Powell tem o objetivo de seguir todas as receitas do livro em 365 dias, passando por situações gastronômicas hilárias, buscando elevar sua auto-estima e completar um desafio em sua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s