Top 12: Filmes em Stop Motion

O stop motion é uma das formas mais complexas de fazer um filme. O processo consiste em fotografar bonecos e objetos quadro a quadro para que transmitam movimento, ou seja, cada fotografia corresponde a um quadro e cada segundo que vemos na tela são compostos por 24 quadros. Na fabricação dos bonecos são utilizados esqueletos de metal revestidos de diferentes materiais como silicone, látex, massa de modelar ou argila.

Bem, junte desenhos, bonecos, cenários e muita criatividade e como resultado, teremos: luz, câmera e animação!

 

12. Uma Cidade Chamada Pânico (2009)

toca

Uma curiosa animação belga com bonecos plásticos duros e muita criatividade. Um cowboy e um índio querem surpreender seu amigo cavalo, dando a ele uma churrasqueira como presente de aniversário, mas o plano dá errado e eles agora têm muitos tijolos para se livrar.

 

11. Vincent (1982)

tim_burton_vincent (1)

O primeiro trabalho para crianças em stop motion de Tim Burton conta a história de Vincent Malloy, um estranho garotinho de 7 anos que sonha ser como o seu ídolo, o famoso ator de filmes de terror Vincent Price.  O boneco criado por Burton era anguloso, de formato desconfortável e bizarro, tornando-se meio averso ao público infantil. O curta em preto e branco, conta com a narração do próprio Vincent Price e  mistura quase todos os elementos que fizeram a fama na filmografia de Tim Burton, com personagens solitários e clima sombrio.

 

10. Minhocas, O Filme (2011)

0,,33507122,00

Pioneiro no Brasil ao utilizar a técnica stop motion em longa-metragem, a animação conta a história de um menino-minhoca de 11 anos, que está tentando se enturmar com os garotos do seu condomínio, quando é escavado para fora da terra passando a viver grandes aventuras.

 

09. A Fuga das Galinhas (2000)

a-fuga-das-galinhas

Com a direção de Peter Lord e Nick Park e produzido pelo Studio Aardman, A Fuga das Galinhas demorou 4 anos para ser produzido e obteve um resultado fantástico com as massinhas de modelar. O artifício utilizado para economizar tempo e dinheiro foi de filmar 20 quadros por segundo em vez dos tradicionais 24. O filme conta a história de galinhas que estão determinadas a fugir de sua granja, que é semelhante a um campo de concentração.

 

08. James e o Pêssego Gigante (1996)

JAMES 2

O filme é uma mistura de live action (com atores de verdade)  e stop-motion, dirigido por Henry Selick e  produzido por Tim Burton para a Disney,  baseada no livro infantil de mesmo nome de Roald Dahl.  Um garoto orfão muda-se para a casa de duas tias chatas, mas a vida sem graça passa a ser interessante quando ele descobre um pêssego gigante crescendo em seu jardim. Henry Sellick recebeu o convite para dirigir a animação logo após o estrondoso sucesso de O Estranho Mundo de Jack, mas apesar da boa história e personagens originais, o filme não fez o mesmo sucesso.

 

07. Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais (2005)

wallace_e_gromit_e_a_batalha_dos_vegetais_2005_g

Em 2005, dois personagens bastante conhecidos na arte do stop motion ganharam seu primeiro longa. Em Wallace & Gromit, a Batalha dos Vegetais temos uma animação do tipo claymation, uma variante do stop motion onde os personagens são feitos de massinha modelada sobre armaduras de metal. Wallace, um inventor e seu cão, Gromit, estão animados com o concurso anual de legumes gigantes, mas terão que proteger sua plantação dos coelhos famintos. Para o filme, foram utilizados 35 versões do Wallace e 43 do Gromit e várias outras para cada um dos demais personagens, sendo montados também 30 sets miniaturas e gastos quase três toneladas de massa de modelar.

 

06. Frankenweenie (2012)

FRANKENWEENIE

Uma mistura de comédia e terror, Frankenweenie é outra animação sob direção de Tim Burton. O filme é um remake do curta metragem homônimo de 1984, sendo totalmente produzido em preto e branco e em 3D. Mais de 200 bonecos e cenários foram criados para o filme. Parodiando Frankenstein, o longa conta a história de Victor Frankenstein, um garoto que perde seu cão Sparky num acidente de carro. Após seu professor de ciências, o Sr. Rzykruski, ensinar sobre bioelectricidade, Victor tenta trazer Sparky de volta a vida.

 

05. O Fantástico Sr. Raposo (2009)

o-fantástico-sr-raposo-cinema-SaladaCultural.com.br-252

O longa, baseado na obra O Fantástico Sr. Raposo de Roald Dahl, já nos chama atenção nos primeiros minutos pela qualidade da animação, que propositalmente trabalhou com 12 frames por segundo ao invés dos já tradicionais 24. O diretor  Wes Anderson dirigiu boa parte do filme diretamente de seu flat em Paris, comunicando-se por e-mail ou Iphone com a equipe de produção e, conta com Meryl Streep, George Clooney e Bill Murray no elenco. O filme mostra a história do Sr. Raposo, que depois de ser pego tentando roubar um galinheiro, decide levar uma vida honesta e cuidar de sua família. Torna-se jornalista, compra uma casa numa árvore, mas não consegue controlar seus impulsos  e volta a  roubar as fazendas vizinhas.

 

04. A Noiva Cadáver (2004)

A-Noiva-Cadaver-2

Produzido por Tim Burton e co-dirigido pelo mesmo em companhia de Mike Johnson, A Noiva Cadáver passa-se em um vilarejo europeu do século 19, onde vive um jovem que está de casamento marcado com uma bela moça, mas acidentalmente acaba se casando com uma noiva morta, que o leva para a Terra dos Mortos. Lá, ele tenta desfazer o casamento, mas descobre que o mundo dos mortos pode ser mais animado do que sobre a terra. Para representar melhor a emoção dos personagens, a produção usou diferentes processos de expressão facial, inclusive imitar o movimento dos rostos dos dubladores, colocando uma câmera para gravar suas atuações enquanto dublavam para incorporar no movimento dos bonecos. Uma outra curiosidade, é que o filme foi todo produzido com câmera fotográfica em vez das tradicionais câmeras de cinema.

 

03. Coraline e o Mundo Secreto (2009)

CORALINE-1.jpg.700x472_q85

Em Coraline  e o Mundo Secreto, a produção contou com técnicas bem diferentes, sendo que foi o primeiro filme do tipo a ser feito em 3D. O longa foi um dos filmes em stop-motion mais rentáveis, faturando US$16 milhões em seu fim de semana de estreia. O filme conta a história de Coraline que muda-se com a família para uma enorme casa, onde descobre um universo paralelo, onde todos têm olhos de botões e seus pais paralelos querem mantê-la presa.

 

02. Mary e Max – Uma Amizade Diferente (2009)

mary+max

Mais uma animação em claymation, misturando o humor negro e drama em seu belíssimo roteiro, sendo um pouco depressivo no tom e no visual.  Uma menina australiana de 8 anos, gordinha e solitária resolve escrever aleatoriamente para uma pessoa de Nova York e encontra um homem de 44 anos, obeso, judeu e com dificuldades de se relacionar. Acabam tornando-se amigos pen pals (amigos de correspondência), trocando cartas por anos, ajudando um ao outro.

 

01. O Estranho Mundo de Jack (1994)

nightmare-before-christmas-mayor

O Estranho Mundo de Jack lançado em 1983 virou referência no gênero, pois foi o primeiro longa metragem totalmente filmado com essa técnica a ser distribuído no mundo todo. O filme é baseado em uma poema de três páginas de Tim Burton e dirigido por Henry Selick. A história nos mostra Jack, um ser que vive na Cidade do Halloween, cercado por criaturas fantásticas, onde todos passam o ano organizando a festa de Halloween do ano seguinte. Cansado da mesmo rotina ele descobre o espírito natalino e tenta convencer os demais a sequestrar Papai Noel, para fazerem uma festa de natal. Os cineastas construíram 227 bonecos para representar as personagens do filme, permitindo a expressão de todas as emoções possíveis. Sally, por exemplo, tinha dez tipos de faces, cada uma formada com uma série de onze expressões. Para realizar essa produção, foram necessárias aproximadamente 100 pessoas trabalhando por quase três anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s