Capitalismo Selvagem – 1993

POSTER-Capitalismo-SelvagemA crítica taxou a comédia de indigesta e difícil. Não era por menos, já que a crise na economia do país, na época, afetou principalmente a industria cinematográfica, com a extinção da Embrafilme e do Concine, que era a base da industria cinematográfica do país.

Escrito e dirigido por André Klotzel, a comédia satiriza as telenovelas brasileiras, utilizando do canastrão novelesco, anti herói e sempre galãzão José Mayer, sobrecarregado de clichês. Ao mesmo tempo, critica a exploração da Floresta Amazônia, em que eram mortos centenas de índios e ocorria o desmatamento das terras para dar lugar a novas indústrias.

Na trama José Mayer é Hugo Victor, um milionário dono de uma empresa que ficou responsável por um massacre de índios na década de 50. Ao mesmo tempo, ele é Ubiratan, o único sobrevivente da chacina que, na época, fora adotado pelo dono da empresa e que acabou herdando-a. Casou-se com a sua meia irmã, Diana (Marisa Orth), a quem todos pensavam que havia morrido em uma catástrofe de avião.

Elisa Medeiros, uma jovem reporter de um jornal, investiga o massacre cometido pela Jota Mineração na década de 50 e acaba descobrindo a verdadeira identidade de Hugo Victor. Ela fica encantada pelo milionário, e ambos vivem uma tórrida paixão. No entanto, Diana retorna e acaba com o plano de Elisa e Hugo, e planeja tomar a empresa de seu marido e meio irmão. Elisa acaba perdendo o seu amor, seu pai, seu emprego e seu apartamento, e se engaja na luta em defesa das terras indígenas.

O longa é carregado de nonsensismos e é propositalmente sensacionalista. Klotzel fez questão de deixar o filme completamente artificial. Que o longa nos diverte, sem sombra de dúvidas. Porém, tem algumas partes realmente indigestas.

Basta ao espectador assistir e tirar as suas próprias conclusões. Filme vencedor de melhor cenografia no festival de Brasília de 1993.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s