America caliente: E Sua Mãe Também

32-08-12-2012-y-tu-mama-tambien-region-4-por-vicho-mx-dvdOriginal: Y Tu Mamá También
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón e Carlos Cuarón
Gênero: Drama
Origem: Mexico
Duração: 106 minutos

Sabe quando um garoto quer ofender o amigo e diz “Já comi sua irmã… e sua mãe também”? Então, é exatamente esse o sentido do título desse filme caliente, produzido no México. Caliente também Gael García Bernal e Diego Luna, pacotinho fetiche de toda garota que se preze. Mas se é para falar de sexualidade, vambora, que essa película tem tudo que ver.

Tenoch (Luna) e Julio (Bernal) são dois amigos que fazem praticamente tudo juntos: estudam, fumam baseado, batem uma juntos (cof-cof). Inclusive, suas namoradas viajam juntas para a Itália. Enquanto isso, conhecem Luisa (Maribel Verdú), namorada do primo de Tenoch e 11 anos mais velha. Com os hormônios à flor da pele e ao se depararem com a moça curvilínea, inventam uma viagem para uma praia de mentirinha, chamada Boca del Cielo, e a convidam. Luisa, alguns dias depois, ao saber de algumas traições do namorado, decide aceitar a proposta.

ytumamatambien

Daí começa a parte road do filme, em que o trio pega a estrada rumo à praia imaginária. Nesse ínterim, os dois adolescentes disputam a atenção de Luisa, que em uma noite de chateação, cede e vai para a cama com Tenoch. Julio flagra os dois e, com ciúme, mente para o amigo. Diz que já transou com sua namorada. A viagem continua, mas agora com um climão entre os amigos. Ao perceber ser a pivô da confusão, Luisa faz sexo com Julio para deixar a dupla quites. Com ciúme, Tenoch mente que também já transou com a namorada do amigo. Depois de uma briga os dois conseguem, enfim, se acertar.

3627255_640px

A jornada segue e milagrosamente o trio alcança uma praia paradisíaca, chamada ADIVINHEM SÓ: Boca del Cielo. Nessa praia, conhecem uma família de nativos que os apresentam a belos cenários tropicais na costa do México. O deslumbramento pela beleza, vivacidade e  liberdade deflagra o trio ao sexo, resultado de uma tensão que se arrasta desde o  início da viagem.

ytumamatambien (1)

Os irmãos Alfonso e Carlos Cuarón capturam muito bem, nesse longa-metragem, as inquietações, ansiedades e tédios na transição da adolescência para a idade adulta. Narrada sob o ângulo de um observador, a aventura é interpretada de forma muito natural e espontânea por Bernal e Luna que, à propósito, também são grandes amigos na vida real. A fotografia, tão leve que a câmera parece flutuar,  foi realizada pelo genial Emmanuel Lubezki, o mesmo do visualmente belíssimo “A Árvore da Vida”.

A produção mexicana conseguiu uma indicação ao Oscar, na categoria Roteiro Original, e ao Globo de Ouro, como Filme Estrangeiro. Além disso, o longa-metragem lançou Bernal e Luna à carreira internacional.

1 comentário Adicione o seu

  1. Dedea disse:

    Bem legal a matéria e esse filme é excelente. Só uma correção, eles não mentem, realmente transaram com as namoradas trocadas. Lindo filme, um dos meus preferidos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s