Título Original: El Laberinto del Fauno
País de Origem: México
Direção / Roteiro: Guillermo Del Toro
Gênero: Fantasia / Suspense
Um dos melhores filmes (ou o melhor) escrito, produzido e dirigido por Guillermo Del Toro consegue convencer até o adulto mais cético da importância da fuga da realidade para conseguir lidar com o dia-a-dia. A sombria fábula é um espetáculo visual do início ao fim. Um roteiro inteligentemente construído e atuações impecáveis.
Ofelia (Ivana Baquero) é uma criança que se muda para uma área rural com sua mãe grávida Carmen (Ariadna Gil). O lugar é uma espécie de campo militar onde ambas irão encontrar o Capital Vidal (Sergi López), um sádico capitão do exército espanhol, determinado a exterminar um grupo de rebeldes que lutam contra seu regime fascista.
No meio da floresta que cerca o antigo palácio do capitão, Ofelia encontra um labirinto. Convencida por uma fada, ela adentra o labirinto onde ela encontra uma criatura, uma espécie de fauno, metade homem, metade bode. Nisso, o fauno convence Ofelia de que ela é uma princesa de um mundo subterrâneo, e que ela deve concluir três tarefas para voltar ao reino.
A partir de então, Ofelia é dividida pela realidade, onde ela convive com a hostilidade do Capitão Vidal e a fantasia, cercada por criaturas estranhas de um outro mundo. Apesar dos seres bizarros, ela não demonstra o medo que ela demonstra diante do vil Capitão Vidal.
Essa incrível aventura, apesar de parecer uma fábula infantil, possui um cenário gótico e sombrio e o mundo real que cerca a inocente menina é carregado de violência. Os personagens construídos para o longa são marcantes. A história aborda dois temas que nada têm em comum. Fábula e política se encontram, o diretor consegue elevar as duas tramas mantendo-as igualmente interessantes, encantando o espectador. A direção de arte do filme impressiona.
O longa ganhou 3 Oscars nas categorias Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem, além de ter sido indicado por Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Trilha Sonora. Também arrecadou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.