Top 18: Guerra e Crianças

Por Diana Queiroz

“O número de crianças-soldados diminuiu nos últimos anos, mas estima-se que ainda existam 250 mil menores de idade envolvidos em conflitos em todo o mundo.”
“O número de crianças refugiadas pela guerra civil em países vizinhos chegou a 1 milhão”
Infelizmente, é comum encontrar notícias de crianças envolvidas na guerra, sejam como guerrilheiros, como refugiados ou covardemente mortos.
Muitos filmes foram realizados retratando a guerra na visão de crianças. Esta lista traz algumas das histórias que tem como personagens esses seres inocentes em meio à barbárie.

18. O Sonho da Liberdade (I Am David, 2003)

iamdavid-tibber_1102106435

Baseado no aclamado romance de Anne Holm, o filme traz a história de David, um garoto de 12 anos que foge de um campo de concentração comunista carregando um carta que deve ser entregue em Copenhagem.

17. O Tambor (Die Blechtrommel, 1979)

Deutsches Filmmuseum: 16.5.6 / 01

Oskar Matzerath ganha um tambor de sua mãe ao completar três anos. Incomodado com alguns acontecimentos familiares e com o que acontece ao seu redor , incluindo a ascensão do nazismo, Oskar decide que não vai mais crescer.

16. Esperança e Glória (Hope and Glory, 1987)

hope-and-glory

Bill e seus amigos descobrem como brincar entre entre as ruínas de Londres após os bombardeios. Escondem peças da artilharia, formam gangues e admiram os “fogos de artifício” noturnos.

15. A Infância de Ivan (Ivanovo Detstvo, 1962)

ivanovo-detstvo-original1

Durante a Segunda Guerra, os russos tentavam combater os nazistas em seu território. Nas frentes soviéticas, Ivan, um garoto órfão de 12 anos, trabalha como um espião, podendo atravessar as fronteiras alemãs para coletar informação sem ser visto.

14. Brinquedo Proibido (Jeux interdits, 1952)

jeux-interdits-1952-02-g1

A pequena Paulette fica órfã após um ataque aéreo sobre a França durante a Segunda Guerra. Acolhida por uma família do interior, ela torna-se companheira inseparável de Michel. Mesmo em meio a brincadeiras, a morte, tão rotineira, não deixa de estar presente no imaginário dos dois, que decidem criar um cemitério de animais.

13. Flores do Oriente (Jin líng shí san chai, 2011)

jin-licc81ng-shicc81-san-chai-as-flores-da-guerra-2011

Em 1937, na devastada cidade de Nanjing, enquanto o exército imperial japonês toma as ruas, um grupo de jovens estudantes inocentes e quatorze prostitutas  procuram refúgio atrás dos muros de uma catedral ocidental, determinadas a fugir dos horrores que ocorrem do lado de fora.

12. A Vida é Bela (La vita è bella, 1988)

vita8

Durante a Segunda Guerra Mundial, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. O pai usa toda sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

11. Tartarugas Podem Voar (Lakposhtha parvaz mikonand, 2004)

turtles-can-fly-lakposhtha-ham-parvaz-mikonand-6

Em uma vila no Iraque, na fronteira entre o Irã e a Turquia , vemos um lugar habitado por crianças órfãs mutiladas por minas terrestres e constantemente ameaçadas por ataques químicos. Um dos filmes mais poderosos sobre a invasão ao Iraque.

10. A Feiticeira da Guerra (Rebelle, 2012)

rebelle

Komona é levada por uma milícia que destruiu sua aldeia e matou sua família. Dotada de premonição, a menina é capaz de antecipar a presença do inimigo, sendo considerada uma bruxa pelos guerrilheiros e passando a ser alvo do líder, que a força a ter relações sexuais. Mas em meio ao horror encontra alguém que lhe dá esperanças.

9. Filhos da Guerra (Europa Europa, 1990)

88

O filme conta a história real de Solomon Perel, um jovem que sobrevive ao Holocausto escondendo sua identidade judaica e encontrando refúgio junto à Juventude Hitlerista.

8. O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006)

ofc3a9lia-e-o-capitao

Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia muda-se para a região com sua mãe e seu padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Mas no jardim da mansão, a menina encontra um labirinto, que a leva a um mundo de fantasia.

7. Os Anjos da Guerra (Edges of the Lord , 2001)

hjo-edges_202

Romek é um judeu de 11 anos que é separado de sua família durante a guerra. Escondido dentro de um saco de batatas, ele é levado para um pequeno vilarejo na Polônia, onde passa a viver com uma família de camponeses católicos, se escondendo dos nazistas.

6. Vozes Inocentes (Voces Inocentes, 2004)

voces_inocentes

Chava é um garoto de 11 anos que, após seu pai abandonar a família em meio à guerra civil de El Salvador, se torna o “homem da casa”. Por causa da guerra, as forças armadas do governo recrutam garotos de 12 anos. O menino agora tem apenas mais um ano junto à família.

5. O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas, 2006)

pijamalistrado

Bruno é um garoto de oito anos, filho de um oficial nazista,  que muda-se com a família para o campo de concentração que seu pai administra. Entediado, ele resolve explorar a região, chegando próximo aos prisioneiros e fazendo amizade com um menino da sua idade que sempre está do outro lado da cerca eletrificada, usando um pijama listrado.

4. Adeus, Meninos (Au revoir les enfants, 1987)

adeusmeninos

Com um roteiro autobiográfico de Louis Malle, o filme nos leva à um internato católico durante a Segunda Guerra Mundial. Julien Quentin, aluno de família abastada, encrenca com Jean Bonnet , novo menino que não se enturma com outras crianças. Aos poucos, eles se aproximam e Julien descobre que Jean é judeu.

3. Vá e Veja (Idi i Smotri, 1985)

snapshot20091105001130

Em 1943, as tropas alemãs invadiram a Bielossússia e Florya, um garoto de 14 anos sonha unir-se aos rebeldes para enfrentar os nazistas e tornar-se um herói. A família proíbe, mas os acontecimentos o levam à batalha. E no período em que luta, presencia e participa de todo tipo de atrocidades, perdendo sua inocência e aparentando ter envelhecido décadas.

2. O Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no haka, 1988)

graveoffireflies4

Os irmão Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes.  As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato, onde lutam contra a fome e doenças.

Obs: Em 2005, foi feita uma adaptação para a televisão e, em 2008, foi lançada uma versão para o cinema.

1. O Império do Sol (Empire of the Sun, 1987)

18959045.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Jim é de uma família inglesa aristocrata que vive no Oriente. O garoto tem um padrão de vida alto, mas de repente é separado de seus pais quando a área é invadida pelos japoneses. Em meio ao caos, o menino acaba capturado e enviado a um campo de concentração, onde aprenderá a lutar para sobreviver.

Anúncios

Um comentário sobre “Top 18: Guerra e Crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s