Top 20: Meta Filmes

Os cineastas chamam de meta filmes aqueles que têm diversas camadas de realidade, o que se confunde com metalinguagem, que é a arte auto-referente.
A metalinguagem está presente em produções ficcionais e documentais. E a variedade de elementos de linguagem do cinema faz com que essa metalinguagem aconteça com bastante frequência.
Os meta filmes vão um pouco além, são aqueles filmes que misturam realidades e artes ou até sonhos. São a história dentro da história, dentro da história, dentro da história.
Fizemos um top relacionando esses filmes que emergem diversas realidades.

20. O Substituto (The Stunt Man, 1980)

tumblr_ln2cvgndpm1qbhnrvo1_500

Cameron , um fugitivo da polícia, acidentalmente causa a morte de um dublê durante as filmagens. Eli Cross, o diretor do filme, sabendo que ele precisa se esconder diz a polícia que ele é quem pensavam que tivesse morrido. Em troca exige que ele atue como dublê em cenas cada vez mais arriscadas, fazendo Cameron pensar na possibilidade de morrer durante as filmagens fazendo algo totalmente impossível.

19. Romance (Romance, 2008)

964430-0049-cp2

Dois jovens atores  se apaixonam durante uma montagem de Tristão e Isolda, mas se separam. Anos mais tarde se reencontram para a versão de televisão da peça. Conforme a história avança, vamos vendo toques da ficção entrando na vida real. A saga de Tristão e Isolda acaba servindo como uma analogia com a vida de Pedro a Ana.

18. Adaptação (Adaptation2002)

adaptation-6

Charlie precisa de qualquer maneira adaptar para o cinema o romance The Orchid Thief, de Susan Orlean. Porém, além das dificuldades naturais da adaptação de um livro em roteiro de cinema, Charlie precisa lidar também com sua baixa auto-estima, sua frustração sexual e ainda Donald, seu irmão gêmeo que vive como um parasita em sua vida e sonha em também se tornar um roteirista.

17. Estrada Perdida (Lost Highway, 1997)

lost-highway-patricia-arquette-blonde

Universos paralelos na versão da mente de David Lynch.  Um saxofonista suspeita da fidelidade da esposa, mas fica preocupado com vídeos entregues na porta de sua casa, mostrando que eles estão sendo observados. A esposa é encontrada morta e ele é preso pelo assassinato. Numa manhã, em vez de acordar na sua cela, ele surge na pele de um mecânico envolvido com a mulher de um gangster, exatamente igual a sua falecida esposa.

16. Mais Estranho que a Ficção (Stranger than Fiction, 2006)

Stranger-Than-Fiction-3

Karen Eiffel é uma escritora finalizando seu melhor livro, mas ainda não decidiu como matar o personagem central. Por outro lado, Harold Crick, um funcionário da receita federal começa a ouvir uma voz feminina narrando todos os seus sentimentos e percebe que ele é o personagem do livro dela e tenta desesperadamente encontrá-la para dissuadi-la a completar seu trágico final.

15. O Desprezo (Le mépris, 1963)

mepris-1963-01-g

Paul Javal é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.

14. Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950)

SUNSET BOULEVARD

Joe Gillis, um roteirista fugindo de dívidas se refugia em uma decadente mansão, cuja proprietária, Norma Desmond, era uma estrela do cinema mudo. Quando Norma tem conhecimento que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcaria o seu retorno às telas. O roteiro era insuportável, mas o pagamento era bom e ele não tinha o que fazer. No entanto, o que o destino lhe reservava não seria nada agradável.

13. Zelig (Zelig, 1983)

zelig1

Leonard Zelig é um artista camaleão, cuja insegurança totalmente neurótica obriga a imitar, fisica e mentalmente, qualquer pessoa que esteja em sua companhia. Fazendo tratamento com a Dra. Eudora Fletcher, Zelig cura-se lentamente, e durante o processo evolui de aberração a celebridade nacional.

12. A Invenção de Hugo Cabret (Hugo, 2011)

HUGO

Hugo é um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um autômato, sentado numa escrivaninha, com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma importante mensagem. O problema é que o menino não consegue ligar o autômato, nem resolver o mistério.

11. Cópia Fiel (Copie Conforme, 2010)

copieconforme

O escritor  James Miller vai à Itália para promover uma palestra e receber um prêmio pelo seu mais recente livro, Copia Conforme. Na viagem, ele conhece uma misteriosa mulher. Juntos, eles viajam pela região da Toscana e começa a se descobrir. Ou redescobrir.

10. A Origem (Inception, 2010)

INCEPTION

Cobb e sua equipe estão entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo e está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de sua mulher. Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta de entrar na mente de Richard Fischer, herdeiro de um império econômico e plantar a ideia de desmembrá-lo.

9. Quando Duas Mulheres Pecam (Persona, 1966)

9uWMd3UdCr8E9UKQ6Uq0XsgnMIt

Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa, mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.

8. O Artista (The Artist, 2011)

o artista (5)

George Valentin é um cineasta, na Hollywood de 1927, que vê sua carreira afundar com o surgimento do cinema sonoro. Por outro lado, a jovem figurante Peppy Miller terá sua oportunidade de brilhar como uma verdadeira estrela com a chegada desse novo recurso.

7. A Mulher do Tenente Francês (The French Lieutenant’s Woman, 1981)

90596-050-C1AEF9CE

Dois atores filmam a história de Charles, um biologista que está noivo, mas que se apaixona com Sarah, cuja melancolia o faz deixá-lo depois de um curto, mas apaixonante caso. Enquanto filmam, Anna e Mike , os atores que interpretam os amantes da era vitoriana, também passam por um relacionamento que acontece paralelo ao do seus personagens.

6. Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso1988)

toto-alfredo

Nos anos que antecederam a chegada da televisão, em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo, o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Toto cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.

5. A Rosa Púrpura do Cairo (The Purple Rose of Cairo, 1985)

tumblr_mcvlxd9K6K1qb35b7o1_500

Durante a Grande Depressão, Cecilia, uma garçonete que sustenta o marido bêbado e desempregado e que só sabe ser violento e grosseiro, costuma fugir da realidade assistindo sessões seguidas de seus filmes prediletos. Ao assistir pela quinta vez o filme A Rosa Púrpura do Cairo, ela tem uma grande surpresa quando vê o herói sair da tela e lhe oferecer uma nova vida.

4. Oito e Meio (8½, 1963)

tumblr_mdjj96uguy1r3rloeo1_500

Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi ainda não tem idéia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

3. Barton Fink – Delírios de Hollywood (Barton Fink, 1991)

barton-fink-1991 (1)

Barton Fink é o dramaturgo do momento e toda a Broadway se curva ao seu talento. Fink vai para Hollywood para escrever um roteiro para um filme B, que aborda a luta livre. Ele se hospeda em um hotel de segunda categoria com o objetivo de ficar longe de tudo e todos e se concentrar no seu roteiro. Porém, ele é atingido por um bloqueio de escritor de tal natureza que não consegue escrever nada. Charlie Meadows, seu vizinho, um amigável vendedor de seguros, tenta ajudá-lo mas diversos acontecimentos bizarros aliados a um calor infernal surgem na vida de Barton. O ápice de tudo é quando se vê envolvido em um assassinato que deixa Barton totalmente desesperado e à beira de um ataque de nervos.

2. A Noite Americana (La nuit américaine, 1973)

nuit-americaine-1973-14-g

Um dos filmes que melhor representa as loucuras que se passam em um set de filmagem. Um ator que fica deprimido porque sua noiva sai com um dublê, uma atriz que se entregou às bebidas e não consegue lembrar de suas falas e muitas outras confusões, que o diretor deve fazer de tudo para contornar, até gravarem uma das cenas mais importantes do filme: a que o dia deve ser transformado em noite artificialmente.

1. Cantando na Chuva (Singin’ in the Rain, 1952)

Singin'-in-the-rain-18-Good-morning

Em 1927, Hollywood está um verdadeiro rebuliço com a transição do cinema mudo para o falado. Don Lockwood e Lina Lamont, o casal mais querido do cinema mudo, prepara-se para rodar um musical. Mas Lina não só não sabe cantar, como tem uma voz horrível. A estreante Kathy Selden é chamada a emprestar sua voz à estrela. As gravações são uma confusão, mas tudo piora quando Don se apaixona pela doce Kathy.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s