Lançamento: Vidas ao Vento

Kaze_Tachinu_posterOriginal:  Kaze Tachinu
Direção: Hayao Miyazaki
Roteiro: Hayao Miyazaki
Produção: Toshio Suzuki
Trilha Sonora: Joe Hisaishi
Origem: Japão
Duração: 126 minutos
Ano: 2013

No mundo dos sonhos, tudo é permitido. Voar sempre fez parte das obras de Hayao Miyazaki. O cineasta fala sobre o sonho em forma de animação e de uma maneira madura. A fórmula acaba se transformando em uma obra feita mais para os adultos do que para crianças.

Vidas ao Vento é a produção mais ímpar na carreira dele, por ser a primeira vez em que o diretor não calcou sua história na fantasia. O filme encerra uma carreira brilhante, marcada por sucessos, inovação e polêmica de Miyazaki, que anunciou sua aposentadoria logo após o lançamento.

Se for mesmo um adeus de um gênio, ele não poderia ter escolhido um projeto melhor: um filme, entrecortado pela matéria prima dos sonhos e como eles podem levar a decepcionantes decisões .

syKxlR,F-W7fiwH0Rb7No6bw_

Afastando-se dos mundos fantásticos que permeiam sua obra (Princesa Mononoke, Meu Amigo Totoro, A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado), o diretor debruçou-se no mangá criado por ele mesmo em 2009, baseado no romance escrito por Tatsuo Hori na década de 30. A história é uma adaptação biográfica de Jiro Horikoshi, engenheiro de aviões conhecido pela criação dos caças Zero, que foram utilizados pela marinha japonesa na 2ª Guerra Mundial.

Miyazaki joga a pergunta: um homem que realiza seus sonhos é responsável pelas atrocidades que  os outros fazem com a sua criação? E justamente por não condenar Jiro, Miyazaki foi alvo de críticas em sua terra natal – de todos os lados do espectro político e social. No entanto, em Vidas ao Vento observamos a obstinação de um homem em concretizar uma visão. Jiro surge como um personagem demasiado humano, embora ele não perceba o caminho que sua criação pode tomar. É o sonho tornando-se pesadelo. E a mesmo tempo, Jiro encontra o grande amor que sofre com uma doença maligna.

mv5bmtqwndi0ntk4of5bml5banbnxkftztgwmzgxote5mde-_v1_sx640_sy720_

Ao contrário do que normalmente acontece com animações nos cinemas brasileiros, o longa está disponível com áudio original em japonês. E talvez o ritmo do filme seja o único problema. Assistimos uma história que se desenvolve lentamente, de uma maneira contemplativa. O espectador observa o desenrolar da vida de Jiro, enquanto aprende sobre seu jeito, imaginação, escolhas, todos intimamente ligados a seus sonhos e a um intenso romance.

wind-rises2

O longa recebeu o prêmio de melhor animação pelo National Board of Review. e também foi reconhecido na mesma categoria pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova York, recebendo três indicações ao Annie Awards, o considerado o ‘Oscar da Animação’ e indicado ao Oscar como Melhor Animação.

Fica o convite para embarcar em voos coloridos nos céus pacíficos dos sonhos, não distantes das alturas vertiginosas assoladas pelas nuvens negras da guerra. Mas a viagem vale a pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s