Lanternas Vermelhas (1991)

Raise_the_Red_Lantern_DVDOriginal: Dà Hóng Dēnglóng Gāogāo Guà
Direção: Zhang Yimou
Roteiro: Ni Zhen baseado em Wives and Concubines de Su Tong
Produção: Hou Hsiao-hsien, Chiu Fu-sheng e Zhang Wenze
Trilha Sonora: Zhao Jiping
Fotografia: Zhao Fei
Origem: China
Duração: 125 minutos
Ano: 1991

Lanternas Vermelhas é um grande marco no cinema asiático. O filme deu notoriedade a Zhang Yimou,  que apresentou  um drama espetacular, causando polêmica, quebrando tabus, emocionando e sendo belo e cuidadosamente produzido.

O filme retrata o país de nascimento do próprio diretor em meados da década de 20, onde a ostentação da poligamia era um atributo de um patriarca feudal. Adaptado do romance de Su Tong e roteirizado por Ni Zhen, o nome do filme, Lanternas Vermelhas, refere-se a ocasião onde o senhor escolhia uma das quatro casas onde moravam suas esposas, o lugar teria então, suas lanternas acessas à noite.

018-raise-the-red-lantern-theredlist

A história trata da nova vida da jovem Songlian, que após ter perdido o pai, é obrigada pela madastra a abandonar a universidade e casar-se com um homem rico, para ajudar financeiramente a família. Assim, a nova esposa tem que se adaptar às tradições e regras da casa, que envolvem outras três senhoras, de idades e temperamentos variados.

Dividido em quatro partes, que simbolizam as estações do ano, Lanternas Vermelhas apresenta as quatro mulheres, de quatro gerações diferentes, não tanto como esposas, mas sim como concubinas, destinadas a servir o marido num ciclo perpétuo de obediência e humilhação. As estações talvez indiquem cada uma das quatro personagens: a primeira esposa, fria e pouco solicitada, seria o inverno. A segunda esposa, no outono da vida, luta silenciosamente contra o perecimento de sua fertilidade. A terceira esposa, bela como a primavera, é um poço de exuberância e classe. Songlian, representando o verão, é quente, fresca.

raise-the-red-lantern-sitting-in-bed-surrounded-by11

O momento mais esperado do dia pelas esposas é quando o marido escolhe qual delas terá acessas as lanternas vermelhas de seu pátio. Aquela que for honrada, recebe uma série de regalias, e será a eleita do marido para passar a noite.

Inicialmente, o longa parece uma guerra de vaidade entre esposas mimadas, mas à medida que  progride, podemos observar a rígida hierarquia que surge dessa estrutura. A afeição vira uma moeda cobiçada, e existem vários jeitos de consegui-la, nem todos honrados. As intrigas que o filme constrói são realmente fantásticas. Cada acontecimento se encaixa perfeitamente ao ritmo da obra sem prejudicar sua principal temática.

1045

O interessante modo como o diretor posiciona a câmera a distância de Chen (o marido/proprietário), fazendo com que nunca vejamos o seu rosto de perto, subentende-se que é um homem velho, visto a forma física e a idade da sua primeira de quatro esposas que tinha. Tal distância de câmera serve também, como já dito, para enfocar mais no universo das mulheres, e não de seu senhor. Serve também, para mostrar que mesmo dono de tais mulheres, Chen mantia-se distante.

Através desse posicionamento, Yimou  deixa claro que o universo a ser explorado em seu filme, é o universo feminino, os sonhos e desejos daquelas mulheres em torno de Chen Zuoqian, ou a falta desses desejos representados na personagem principal Songlian – a espetacular e linda, Gong Li.

Os enquadramentos de Zhang Yimou, na maioria, são frios, distantes e simplistas. E por vezes, espetaculares. Lanternas Vermelhas expõe os sentimentos de vingança, traição e descontentamento em que as mulheres eram diariamente submetidas, o que é percebido com clareza em determinadas cenas como a do corte de cabelo. A ênfase está exatamente nas atrizes, apontando a condição feminina daquele país. As mulheres não tinham voz ativa em qualquer contexto, eram reduzidas unicamente a objetos sexuais, e poderiam sofrer graves conseqüências caso saíssem da linha. O filme trata-se de uma denúncia não apenas ao horror da poligamia consentida, mas à luta pela sobrevivência das mulheres em meio ao machismo oriental.

Raise_The_Red_Lantern1991c5

Os conceitos técnicos da direção de arte, figurino de variadas cores e trilha sonora erudita evoluem muitíssimo bem. Sua estonteante beleza estética valorizada pela tradição chinesa que esbanja estilo, seja nas vestimentas das mulheres, seja na decoração dos ambientes. Ainda que o filme seja valorizado pela belíssima cultura, o diretor Zhang Yimou cedeu ao filme um toque especial que de acordo com as estações do ano em que trabalha, manipulando a colorização do filme em tons frios e quentes.

O filme recebeu diversas nomeações e prêmios, dentre eles o de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema. Posteriormente, o roteiro foi adaptado para uma aclamada peça de balé do mesmo título pelo Ballet Nacional da China,  sendo também dirigido por Zhang Yimou.

Lanternas Vermelhas é belo filme, daqueles inesquecíveis, mais que recomendado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s