Coluna de Quadrinhos – Conversamos com Aluísio C. Santos, um dos criadores da HQ QUAD

Por Francisco Costa

A HQ de ficção científica QUAD já ganhou dois volumes e agora um selo, que lançará novos materiais nacionais, tanto do quarteto responsável pela revista original (Eduardo Ferigato, Eduardo Schaal, Diego Sanches e Aluísio Cervelle Santos), quanto por outros quadrinistas brasileiros. O produto tem se destacado no cenário das histórias em quadrinhos e por isso, procuramos um dos autores para bater um papo.

Aluísio Cervelle Santos é o criador do personagem ESP-Trent
Aluísio Cervelle Santos é o criador do personagem ESP-Trent

Trata-se de Aluísio Cervelle Santos, de 28 anos. Além de quadrinista, ele é graduado em design gráfico e atua como ilustrador. Mas não só isso: o desenhista é o criador do personagem ESP-Trent, o exorcista robô da revista QUAD, um dos mais interessantes.

O ilustrador teve suas primeiras histórias publicadas em antologias nos Estados Unidos. São elas:  Pulpo Anthology 4 e Gothology 1 e 2. “Pouco depois participei do concurso Zuda Comics, da DC Comics, e tive a sorte de ganhar, com meu herói autoral RockStar, mas o projeto caiu pouco depois do iPad ser lançado. Em 2012 eu encabecei junto com o escritor Kurtis Wiebe (Rat Queens, Peter Panzerfaust) a minissérie Grim Leaper, que saiu pela Image Comics.

Ele revela que trabalhava junto com os outros três membros da QUAD e todos tinham muito interesse em produzir algo neste segmento. “Eu e o Ferigato já havíamos trabalhado com HQ no passado, daí começamos um projeto pra tocar no tempo livre”, diz.

Segundo o quadrinista, eles estavam apreensivos durante a campanha do Catarse (as duas HQs foram viabilizadas por meio de financiamento coletivo), mas com ainda 15 dias de sobra, o material alcançou a meta. Ele conta que com o tempo que restou foi possível inflar a campanha e deu a eles a chance de imprimir 500 exemplares além do esperado.

ESP-Trent é o robô exorcista criado por Aluísio, que está nas duas edições da revista e provavelmente retorna para o terceiro volume
ESP-Trent é o robô exorcista criado por Aluísio, que está nas duas edições da revista e provavelmente retorna para o terceiro volume

Personagens

Tanto o robô exorcista ESP-Trent, de Aluísio, quanto a mecânica Terah, de Schaal, retornaram para o segundo volume da revista. Questionado sobre o sucesso de seu personagem, Cervelle é modesto: “Atualmente não sei se consigo dizer se um persoangem do QUAD é, digamos que popular, mas sim, já existiam alguns fan-art surgindo, e também nós víamos potencial em criar mais histórias pra estes personagens. Em Quad o ESP-Trent lida com uma investigação criminal, enquanto no segundo volume ele precisa da ajuda de um exorcista mais experiente pra lidar com um problema gigantesco”.

Sobre a criação do robô exorcista, o ilustrador diz que na época em que começavam a pensar no projeto ele tinha feito um trabalho free lancer para a Mundo Estranho, sobre ficção científica. “Ilustrei um monte de coisa legal, o xenormorph, o predador, o exterminador… E na mesma época, numa visita à minha família, em Orlândia (SP), assisti o filme do Hellblazer, com o Keanu Reeves, e daí pensei; ‘caceta! e se eu fizesse um robô exorcista?’ Daí juntei com outras grandes influencias minhas, como Asimov e Megaman, que lidam com robótica, e leis da robótica e acabou saindo isso”, elucida. Outra influência que ele destaca é de Desert Rock, que ele diz que ouvia muito no período e o inspirou um pouco com o cenário.

Futuramente, inclusive, Aluísio diz que títulos isolados dos autores de QUAD são uma possibilidade. Para ele esta seria uma solução para uma história mais cadenciada, já que em uma aventura solo ele teria mais páginas para trabalhar com o personagem.

Planos

Recentemente, Aluísio postou uma história inédita e gratuita no site oficial da Quad, chamada Exílio. Ainda para este ano, ele explica que o plano é fazer a edição 3 de QUAD.

O terceiro volume do sucesso de ficção ainda está em estágios iniciais, conforme o ilustrador. Apesar de não poder dar muitas informações, Aluísio afirma que ESP-Trent pode retornar para mais uma aventura, que pode passar fora do Domo-deAreia, a cidade utópica onde ele vive.

Ele, também, tem o objetivo de dar início a um projeto que enviou ao ProAc, que apesar de não ter sido selecionado, ficou nas menções honrosas. “Isto me animou a dar sequência a ideia, que é sobre um garoto que, ao perder o pai, começa a enxergar fantasmas.  Devo também enviar outro projeto inédito ao ProAc deste ano”.

Para ficar por dentro do universo Quad é só acompanhar o SITE OFICIAL. Lá rola notícias sobre a produção, lançamentos, além de HQs gratuitas e mais.

Francisco Costa é jornalista e fã de quadrinhos – jor.francisco.costa@gmail.com

quad

2 comentários Adicione o seu

  1. claquetegirls disse:

    Que massa!
    Adorei o post e a entrevista, ficou muito legal… parabéns! 😀
    Bjs

    https://claquetegirls.wordpress.com

    Ass: Carolina Souza

    Curtir

    1. arsreve disse:

      Muito obrigado! A galera do cenário nacional de quadrinhos é muito boa!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s