16 fatos sobre gatos que você ainda não sabia

Animais lindos, elegantes, brincalhões: os gatos são sucesso na internet. Mesmo assim, ainda tem muita gente pensando errado de gato por aí e desvalorizando o pet como companheiro. Tá pensando em criar gato? Saiba um pouco sobre eles:

1 – São manipuladores

yn8w4an1

Um estudo de 2009 comprovou que gatos miam apenas com o objetivo de interagir com humanos. Portanto, gatos não emitem miados uns para os outros. Eles, inclusive, conseguem vocalizar diferentes sons para conseguirem o que querem de você. Por exemplo, “choram” com agonia quando sentem fome. Em outras situações, seus miados imitam, propositalmente, choro de bebês para conseguirem a piedade do dono.

2 – Não entendem castigos

zoa

É isso aí, se seu gatinho fez alguma má criação, não adianta punir o bichinho. Ele não entende a razão pela qual você faz isso.

3 – Gostam de refeições pequenas

cat-eating-600x400

Enquanto os ancestrais dos cães eram caçadores de presas grandes, os antepassados dos bichanos capturavam solitariamente pequenos animais. Por essa razão, você pode perceber que cachorros adoram devorar alimentos grandes e suculentos, enquanto gatos – elegantemente – apreciam pequenas refeições durante o dia.

4 – Não têm paladar aguçado

i-regret-nothing-cat-eating-1

Ao contrário do olfato, os gatos não são tão bons em sentir os gostos dos alimentos. Por exemplo, eles são um dos poucos mamíferos que não possuem receptores de sabores doces, de acordo com estudo realizado em 2006.

5 – Foram domesticados há 5 mil anos atrás

PUBLISHED by catsmob.com

Algumas pessoas argumentam que os gatos não são tão dóceis, fiéis ou amigáveis como os cães. Isso não é totalmente verdade. Existem muitos gatos extremamente companheiros. O fato é que cães e gatos possuem naturezas e instintos diferentes. Além disso, enquanto arqueólogos estimam que os primeiros cães foram domesticados de 15 a 100 mil anos atrás, os bichaninhos começaram a ser criados como animais de estimação há apenas 5 mil anos.

6 – O aperto de mãos dos gatos é com o focinho

Cat_Kiss2

Enquanto nós, humanos, apertamos as mãos para cumprimentar nossos amigos, gatos que se conhecem bem encostam seus focinhos. Eles só fazem isso com outros gatos no qual eles sentem muita intimidade e segurança. Desta forma, conseguem realizar o reconhecimento facial e saber como o outro está.

7- Com um ano, gatos se tornam adolescentes

Animal Sanctuary Needs £200,000 To Avoid Closure

A partir do momento em que nascem até completarem um ano, gatos crescem muito rapidamente. Por isso, fica difícil saber quando estão adolescentes, adultos ou idosos. Quando seu gatinho completar um ano de vida, será como se você tivesse um adolescente de 15 anos em casa. Aos 2 anos, os bichanos teriam cerca de 24 anos de idade. Depois disso, os gatos envelhecem por volta de 4 anos para cada ano humano.

8 – Eles não precisam de doce

cat-eats-steak

Há uma razão científica muito boa para explicar o fato dos gatos não terem receptores de sabores doces na língua. Por natureza, gatos são carnívoros. Sua energia é extraída das proteínas e não dos carboidratos. Ou seja, gatos não precisam de doce no organismo.

9 – Ninguém sabe por que eles ronronam

37-cat-purring-reason-is-425km071411

Dizem que gatos ronronam quando sentem prazer, conforto, bem-estar. Tudo bem, mas alguém consegue explicar a razão deles também ronronarem em momentos de dor ou estresse? Ninguém, nem mesmo os cientistas descobriram o por que do ronronado.  Alguns até duvidam que o som venha da garganta e garantem que o ronronado é produção do sistema cardiovascular.

10 – Gatos e marinheiros são companheiros há milhares de anos

sailor-cat-photo-boat-ocean

Historicamente, os marinheiros e os felinos são grandes amigos. Isso, porque os bichanos eram levados nas embarcações para o controle de ratos e, também, como um mascote para dar sorte.

11 – Não têm uma cor de olho fixa

cat-eye-colors

É natural que, conforme seu gato cresça e envelheça, você não saiba direito qual a cor do olho dele. Isso se dá ao fato que a cor de seus olhos muda, conforme o gato envelhece.

12 – Tirar as unhas dói muito

trim-cat-nails

Quando você pede para o veterinário remover a unha do seu gato, todo o comprimento dela é extraído. Isso causa uma dor intensa em seu felino. Pode causar, inclusive, dano no nervo, e afetar a forma como ele caminha.

13 – Têm mais ossos que humanos

Cat_Skeleton_by_highdarktemplar

Apesar de seus corpos serem pequeninos, os gatos possuem, proporcionalmente, mais ossos e músculos que os humanos. Pessoas têm 206 ossos e 600 músculos, enquanto gatos possuem 290 ossos e 517 músculos.

14 – Nunca aposte corrida com seu gato

dlRf2

Jamais desafie seu gato em uma corrida, você certamente irá perder. Como bons primos dos tigres, os gatos correm muito e alcançam uma velocidade de até 48 km/h. Você irá conseguir apenas cerca de 24 km/h.

15 – Suas impressões digitais ficam nos focinhos

cat_nose_by_hoschie

Já apalpou o focinho do seu gato? Cada um tem uma textura e padrão diferente do outro. O focinho do seu gato é como se fosse a impressão digital dele.

16 – O sentimento está no rabo

alpha_tail

Quer saber se seu gato te ama? Observe o rabo dele quando vocês estiverem perto um do outro. Se a cauda começar a tremer, ele te ama muito. No entanto, se ela começar a açoitar, se distancie, ele está bem nervoso com você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s