[Coluna de quadrinhos] Zakuro Aoyama, que já ilustrou para Image, fala sobre mercado da nona arte

Banner de Coluna de Quadrinhos Comic Strip

Por Francisco Costa

Dono de um traço belíssimo e único, Zakuro Aoyama chama atenção por sua arte. Tanto, que o quadrinista e ilustrador freelancer, de 24 anos, chegou até a desenhar para a gigante Image Comics. “Fiz uma capa variante para a HQ Spread, de Justin Jordan, Kyle Strahm e do Felipe Sobreiro.”

Segundo o artista, a oportunidade surgiu após ele desenhar uma pin up do quadrinho. “Até então não havia feito nada para a galera da gringa. Depois dessa pin up surgiram outras oportunidades”, explica ele e já aconselha para quem quer entrar nesse mercado: “A dica que dou é desenhar muito, todo dia, sem preguiça. Desenhos de observação são tudo pra exercitar os olhos.”

Zakuro ainda comentou sobre suas influências e mais. Confira o bate-papo bacana que equipe do Caneta e Café teve com o artista.

Entrevista

Caneta e Café – Como desenvolveu seu traço?

Zakuro Aoyama – Cara, minhas referências construíram meu desenho como ele é hoje. Estudei muito o traço de artistas que amo como Eduardo Belga, Santiago Caruso, Franz Von Bayros, Audrey Beardsley e o grandioso e adorado nas alturas Yamamoto Takato.

Caneta e Café – O que é melhor: trabalhar por conta ou para uma editora?

Zakuro Aoyama – As duas opções são complicadas. Trabalhar com exclusividade para um terceiro ou se manter pegando trabalhos como freelancer. Tenho aprendido muito nos últimos meses, cometi alguns erros que acredito que a maioria acaba cometendo. Sou novo ainda nesse meio. Ralando, se ferrando e aprendendo. Ainda assim eu prefiro me manter como freelancer.

Caneta e Café – E como entrou nesse mundo dos quadrinhos?

Zakuro Aoyama – Eu ainda estou tentando entrar nesse meio. Eu havia parado um pouco, começado a achar um saco tudo que fazia para quadrinhos. Daí aconteceu um reencontro comigo mesmo. Esses dias encontrei um monte de storyboards maravilhosos que estavam jogados de lado e, puxa vida, voltei.

Caneta e Café – Fale um pouco de seus trabalhos.

Zakuro Aoyama – Putz, cara eu fiz um bocado de coisas. Pôster de filmes, capa de quadrinhos, capas de CDs, capas de livros, carta de baralho, concept art de jogos, ilustração para revistas, aqueles commissions de super-heróis… O que mais gosto mesmo de fazer são as capas de quadrinhos e os pôsteres de filmes, mas acredito que agora eu goste pôsteres estejam na frente. Eu me sinto mais feliz fazendo estes.

Caneta e Café – E sobre os projetos futuros. Em que está trabalhando agora, conte para nós.

Zakuro Aoyama – Eu retornei aos quadrinhos, então para o fim do ano tem coisa nova aí que vai sair por uma certa editora nacional. Só posso falar isso.

Caneta e Café – Previsão?

Zakuro Aoyama – Cara, vai ser mais para dezembro ou janeiro, ainda não tenho muitas informações. Mas parece que vai rolar uma exposição dos originais e na HQ vai ter uma galeriazinha com alguns artistas amigos meus. A única coisa que é certa é que vai ter HQ e que vai ser legal.

Caneta e Café – Como avalia o cenário de quadrinhos nacional?

Zakuro Aoyama – Não sei muito. Os poucos artistas que gosto fazem muito bem o que são bons em fazer. O Rafael Coutinho genial, o Eduardo Belga é foda, mas eu queria ver mais coisas dele, sinto falta. Tem o Magenta King: esse moleque é foda demais, “mangazero” muito bom. Tem o pessoal da Mês, que adoro (o Botello e o Dan, adoro esses dois). Tem a LoveLove6 que é genial em tudo que ela faz. Só essa galera que conheço.

Caneta e Café – Onde podemos ver/adquir seus trabalhos?

Zakuro Aoyama – Tem meu Tumblr e meu Behance, além de minha página no Facebook. Para comprar originais tem que falar com meu representante.

Francisco Costa é jornalista, especialista em marketing e comunicação digital e fã de quadrinhos – jor.francisco.costa@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s