Exposição lembrou os 100 anos da publicação de A Metamorfose, de Kafka

(Foto: Reprodução/ Pinterest)
(Foto: Reprodução/ Pinterest)

Poderia ter sido apenas uma noite maldormida, comum a qualquer pessoa, mas os sonhos intranquilos de Gregor Samsa marcaram a história da literatura mundial. Ao despertar, o caixeiro-viajante “encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso. Estava deitado sobre suas costas duras como couraça e, ao levantar um pouco a cabeça, viu seu ventre abaulado, marrom, dividido por nervuras arqueadas”. Sem mais detalhes sobre a causa da transformação, foi assim que Franz Kafka decidiu iniciar A Metamorfose, um de seus livros mais famosos, publicado pela primeira vez há 100 anos. Esse aniversário foi lembrado em exposição na Casa das Rosas, aberta no sábado, 7, na Avenida Paulista (região central da capital).

As situações insólitas e opressoras, como provenientes de pesadelos intermináveis, são a marca do escritor tcheco. “Quando a gente usa o adjetivo kafkaniano geralmente a gente se inspira ou faz referência a Metamorfose ou ao Processo. Essas duas obras, junto com o Castelo, que ele deixou inacabado, são consideradas grandes obras do Kafka”, explica o curador da mostra, Reinaldo Damásio, que lembra ainda a importância dos contos e narrativas curtas na obra kafkaniana.

Uma imersão nesse universo criado pelo escritor é a proposta da exposição. Para os que já conhecem o trabalho do tcheco, a proposta é, segundo o curador, dar novos elementos para repensar A Metamorfose. Para os que ainda não tiveram a oportunidade de ler, a mostra pretende incentivar uma aproximação com essas narrativas. Além de materiais relacionados especificamente aos contos e novelas, são apresentadas referências a vida do autor, como anotações e até cartas escritas para as noivas. A frustração com o trabalho burocrático e o relacionamento conturbado com a família, especialmente o pai, aparecem de diversas maneiras nas obras do escritor.

(Agência Brasil)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s