(CANCELADO) Livro Santana, Cemitério Art Déco – Fashion Cemetery será lançado no dia 24 de novembro

No próximo dia 24 de novembro, às 8h, a Sala Dona Gercina Borges Teixeira, do Palácio das Esmeraldas, será palco do lançamento do livro Santana, Cemitério Art Déco – Fashion Cemetery, em uma ação inédita no Brasil, durante café da manhã para imprensa e convidados. O livro apresenta a coleção cápsula desenvolvida por alunos de Design de Moda da Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

A atividade foi proposta e coordenada pelo consultor em fashion business Leandro Pires, que juntamente com o empresário Omar Layunta, é idealizador do Projeto Santana, Cemitério Art Déco, que busca resgatar e propagar a história e cultura goiana, por meio da requalificação da primeira necrópole da Capital, que em 2015 completa 75 anos. Convidado de honra, Pedro Ludovico Teixeira Neto estará presente para representar a memória dos avós Pedro Ludovico Teixeira e de Dona Gercina Borges Teixeira.

Os trabalhos dos alunos abrangeram quatro matérias do curso de graduação em Design de Moda que, orientados pelo coordenador do curso, Rogério Flori, e docentes da Universidade, fizeram estudos e pesquisas em torno de personagens célebres da cultura goiana sepultados no local e, principalmente, da arquitetura art déco fortemente expressada na fachada do cemitério, inaugurado em 1939.

O livro apresenta o editorial de moda produzido pelos alunos, acompanhados de respectivos textos de apresentação e tema de inspiração, bem como as referências para a construção da mini coleção. Traz ainda textos assinados pelo coordenador do curso de Moda da Universo, Rogério Flori, pelo consultor Leandro Pires, que também escreveu um texto em homenagem ao fundador da cidade de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira; e pelo gestor cultural Décio Coutinho, que apresenta um olhar a respeito da Economia Criativa.

A apresentação da obra ficou a cargo da professora Maria Elizia, doutora em Estudos Cemiteriais, que aborda a história e a importância dos cemitérios na sociedade contemporânea. O fotógrafo de moda Augusto Quinan, que assina o ensaio, usou como cenário o próprio cemitério.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s