Cássia Fernandes lança primeiro livro de poesia pelo Selo Pantheon

Almofariz do Tempo, da escritora Cássia Fernandes, é uma obra literária que se apresenta como uma espécie de recipiente em que se misturam elementos do cotidiano feminino e experiências com a passagem do tempo, próprias de uma época caracterizada por extrema fluidez e superficialidade nas relações. Publicado pelo Selo Pantheon da Nega Lilu Editora, com apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, o livro de poesia será lançado em 31 de maio (terça-feira), às 20h, na Casa de Cultura Altamiro de Moura Pacheco (Av. Araguaia, 240, Centro), em Goiânia.

Cássia Fernandes resgata elementos encontrados em narrativas de diferentes períodos da história, em textos bíblicos, na mitologia, na literatura grega antiga e que muitas vezes estigmatizam a mulher, ora rotulando como bruxa (uma versão feminina do alquimista), ora louca. “Em Almofariz do tempo, emoções e experiências comuns e banais do cotidiano são transfiguradas pela poesia, ganham sentido e universalidade, aliviando a carga de dor presente nelas”, comenta.

Uma das metáforas ativas neste processo que a autora descreve como “transfiguração pela poesia” é o almofariz, utensílio empregado na culinária, para a mistura de temperos. O mesmo objeto também era usado na Idade Média, em práticas de Alquimia, na busca pela chamada “pedra filosofal”, substância que seria capaz de transformar qualquer matéria em ouro, bem como curar todas as doenças e garantir a aternidade. Para a escritora, a poesia é o próprio condimento da vida, aquilo que lhe dá sabor, por isso, fazer poesia é uma atividade extremamente lúdica, mas ao mesmo tempo de catarse. “Por meio da arte, conseguimos transformar as experiências banais e até superficiais do cotidiano em algo repleto de sentido. Nos irmanamos, percebemos que somos diversos, mas extremamente iguais e, se isso não é um remédio, ao menos um lenitivo para a dor de nossa transitoriedade e mortalidade”, observa.

almofariz do tempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s