Palestra defende que acessibilidade é um direito de todos

Paulo Renato é um dos especialistas convidados para o evento que tem como objetivo promover discussões que resultem em soluções para o desenvolvimento de uma nova visão de convivência urbana
Paulo Renato é um dos especialistas convidados para o evento que tem como objetivo promover discussões que resultem em soluções para o desenvolvimento de uma nova visão de convivência urbana

“Acessibilidade é para todos.” Este é o tema da palestra que será ministrada pelo arquiteto e urbanista Paulo Renato Alves, diretor da Norden Arquitetura, durante a 8ª edição do Fórum Goiânia 2020 – A Cidade que Queremos. O evento será realizado no próximo dia 1º, a partir das 8h30, no Shopping Bougainville em Goiânia.

Paulo Renato é um dos especialistas convidados para o evento que tem como objetivo promover discussões que resultem em soluções para o desenvolvimento de uma nova visão de convivência urbana. Em sua participação, o arquiteto e urbanista vai falar dos desafios de como promover a acessibilidade para todos. Ele esclarece que o direito ao livre acesso e a locomoção com garantia de autonomia do indivíduo estão previstos na Constituição Federal e devem abranger todos os cidadãos. “Ter acessibilidade não se restringe a uma parcela de 6,2% da nossa população brasileira, que são, conforme o IBGE, o percentual de pessoas com algum tipo de deficiência física. Uma grávida, uma criança, um idoso têm menos direitos de se locomoverem com segurança e autonomia pelas ruas da cidade? Claro que não”, argumenta Paulo Renato.

De acordo com o especialista, é irrevogável a necessidade de acessibilidade de uma pessoa, independe de sua condição física. Ele esclarece que políticas públicas sobre acessibilidade não são somente para cadeirantes, deficientes visuais, auditivos, embora estes têm, ou pelo menos deveriam ter em nosso país, esse direito plenamente assegurado. Para Paulo Renato, a acessibilidade só existe quando contempla a diversidade que existe entre os indivíduos e, também, ao longo de sua vida. “Afinal, não nos apropriamos dos espaços da mesma maneira ao longo de nossa existência. Nossas necessidades mudam”, afirma o arquiteto e urbanista.

8ª edição do Fórum Goiânia 2020 – A Cidade que Queremos

Onde: Shopping Bougainville (R. Nove, 1855, St. Marista, Goiânia)

Quando: Sexta-Feira, 1o de julho, a partir das 8h30

Informações: (62) 3520-4300

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s