[Coluna de quadrinhos] HQ Brasileira de ficção ganha segunda tiragem

Por Francisco Costa

A primeira edição do álbum BioCyberDrama Saga, do professor universitário e quadrinista Edgar Franco, foi lançada em agosto de 2013 pela Editora UFG. Por se tratar de uma obra densa com quadrinhos autorais, foi uma grande surpresa para seu autor o fato de em menos de dois anos ela se esgotar.  A obra, uma edição luxuosa, com mais de 250 páginas, formato próximo do A4 e sobrecapa especial, foi uma iniciativa inédita de uma editora acadêmica brasileira que a publicou como parte de uma coleção de livros de arte chamada “Artexpressão”, reconhecendo no âmbito da universidade os quadrinhos autorais como legítima expressão artística. A reedição terá uma nova capa e será lançada na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), Campus Samambaia, Goiânia, em 22 de outubro, às 18h. Na ocasião, haverá show com a banda performática Posthuman Tantra, coordenada, também, por Edgar.

O álbum teve ótima por parte da imprensa especializada em quadrinhos no País, com resenhas positivas em dezenas de veículos impressos e online que destacaram a singularidade de seu roteiro inspirado em perspectivas pós-humanas e também a arte inspirada de Mozart Couto.

BioCyberDrama Saga foi selecionado pela curadoria do 8º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ) para a programação oficial de lançamentos. O Festival, o mais importante do gênero na América Latina, aconteceu de 13 a 17 de novembro de 2013 na capital mineira. Outro fato marcante foi a indicação do álbum a uma das categorias mais importantes do Troféu HQMIX 2014, considerado o Oscar dos quadrinhos brasileiros: “Edição Especial Nacional”.

A primeira e a nova capa de ByoCyberDrama Saga
A primeira e a nova capa de ByoCyberDrama Saga

Nova edição do álbum

Material tem arte inspirada de Mozart Couto
Material tem arte inspirada de Mozart Couto

Após a primeira edição de BioCyberDrama Saga se esgotar a Editora UFG fez o convite para o lançamento de uma segunda edição. “Não podíamos perder a oportunidade de criar algo especial para novos leitores e também para aqueles que gostaram da primeira edição, afinal foi uma alegria grande sabermos que nossa obra mereceria uma nova edição”, afirma Edgar, que sugeriu a Mozart Couto a criação de um epílogo de dez páginas narrando poeticamente um fato importante da saga.

Questionado sobre a sensação de ver sua obra republicada, Edgar afirma que, ver o álbum relançado em capa dura, é emocionante. “Mais ainda pela obra ter se esgotado em tão pouco tempo. Isso é prova da qualidade ímpar de BioCyberDrama Saga, que agora é até motivo de análise num capítulo de livro do estudioso de FC inglês Ed King da Universidade de Bristol. O próximo passo é publicar o álbum na Europa”, garante.

Sobre novas histórias no universo criado por ele e Mozart Couto, o roteirista adianta: “Existem planos para a continuação da obra e no momento certo ela virá. Já tenho dois novos álbuns que se passam neste universo ficcional, sendo desenvolvidos por outros desenhistas. Esse material deve ser publicado no próximo ano. Em breve divulgarei detalhes.”

Sinopse

Imagine um futuro em que a transferência da consciência humana para chips de computador seja algo possível e cotidiano, quando milhares de pessoas abandonaram seus corpos orgânicos por novas interfaces robóticas. Imagine também que neste futuro hipotético a bioengenharia tenha avançado tanto que permita a hibridização genética entre humanos, animais e vegetais, gerando infinitas possibilidades de mixagem antropomórfica, seres que em suas características físicas remetem-nos imediatamente às quimeras mitológicas.

Nesse contexto ficcional as duas “espécies pós-humanas” tornaram-se culturas antagônicas e hegemônicas disputando o poder em cidades estado ao redor do globo, enquanto uma pequena parcela da população – uma casta oprimida e em vias de extinção -, insiste em preservar as características humanas, resistindo às mudanças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s