[Coluna de quadrinhos] Brumas da Morte utiliza Apoia.se para se financiar

Por Ana Amélia

Nós já falamos muito de projetos do Catarse por aqui, no Caneta e Café, e até do Kickante. Mas outro site de financiamento coletivo que tem dado que falar é o Apoia.se. O retorno da icônica revista de RPG brasileira, Dragão Brasil, se deu por ele.

Vale destacar que o Apoia.se possui um diferencial: ele não tem tempo fixo e, ainda, funciona por meio de contribuição mensal. Ou seja, você faz uma espécie de assinatura. E como esta é uma coluna de quadrinhos, a última do ano, resolvemos buscar um projeto no segmento da nona arte: Brumas da Morte.

O Projeto

Brumas da Morte é um projeto de quadrinhos idealizado pelo ilustrador Sandro Agnello. A obra, que tem roteiro de Francisco Costa (A Última Fábula; Louis de Dampierre), se passa no período da Guerra dos Cem Anos.

Na trama, um cavaleiro recebe a importante missão de levar um tratado de paz à Inglaterra. Porém, sua viagem é interrompida quando ele para em um vilarejo e descobre a morte de membro do clero. Por conta própria o ele inicia uma investigação, que revelará muito mais do que ele podia esperar.

Para viabilizar o projeto são necessários R$ 400 mensais, um valor relativamente baixo. Os apoios podem ser feitos a partir de R$ 1.

Bem, saiba mais o que o ilustrador Sandro Agnello disse sobre o projeto em uma entrevista que fizemos.

Entrevista

Capa alternativa da HQ Brumas da Morte

Capa alternativa da HQ Brumas da Morte

Caneta e Café – Fale um pouco de seu projeto, Brumas da Morte.

Sandro Agnello – Ele começou como um projeto simples. Sou fã de quadrinhos e queria produzir alguma HQ, mas depois de mais de um ano de estudo vi que tem muito material de qualidade no mercado, então pensei em criar uma coisa diferente. Esse projeto vai proporcionar um relacionamento entre artista e leitores de quadrinhos, no qual o leitor vai participar ativamente na

criação da HQ.

Caneta e Café – Por que resolveu fazer essa história?

Sandro Agnello – Bom, eu já tinha algumas ideias na cabeça, mas queria um roteiro para produzir e encontrei o Francisco na internet. Quando ele me enviou o roteiro me apaixonei pela história. Sou viciado em histórias que me façam pensar e que me impressionem no final e Brumas da Morte é assim.

Caneta e Café – E quanto ao site Apoia.se. Por que este e não outros de financiamento coletivo?

Sandro Agnello – Nos outros sites você tem começo meio e fim. O Apoia.se me dá a oportunidade de criar um relacionamento com o meu apoiador, ouvir o que ele pensa e o que ele quer de uma história.

Caneta e Café – A produção está bem no começo, mas quando teremos a história?

Sandro Agnello – A primeira versão que eu recebi do roteirista tinha 28 páginas, mas para conseguir entregar no prazo de um mês decidimos dividir essa primeira edição em duas partes, portanto na metade de janeiro vai sair a parte 1 e na metade de fevereiro a parte 2.

Caneta e Café – Já fez outras obras de quadrinhos? Por que resolveu fazer HQs?

Sandro Agnello – Essa é a minha primeira. Eu comecei a minha carreira como caricaturista e depois fui para área de ilustração editorial, mas sou um colecionador de revistas em quadrinhos por hobby. E não quero passar pela minha carreira sem produzir uma HQ. O problema é se viciar (risos).

Caneta e Café – Por fim, o que os leitores e apoiadores podem esperar deste título?

Sandro Agnello – Mais importante que uma boa história e uma bela arte, Brumas vai proporcionar um relacionamento dos apoiadores comigo e eu quero escutá-los para saber do que eles gostam e o que querem ler. Vamos todos juntos criar um jeito novo de ler quadrinhos.

Caneta e Café – Gostaria de acrescentar algo?

Sandro Agnello – Quero deixar um recado para todos os possíveis colaboradores do meu projeto: se você gosta de quadrinhos e aprecia uma bela arte, venha participar de uma experiência única de entretenimento com histórias em quadrinhos de qualidade.

Ana Amélia Ribeiro é jornalista e apaixonada pela nona arte (e todas as outras)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s