Festivais de cinema em Goiânia são realizados com apoio da Lei Municipal de Incentivo

Entre os dias 16 e 25 de março, Goiânia se transforma na capital mundial dos filmes documentários, experimentais e sonoros produzidos nas mais diversas partes do planeta. Neste período, ocorrem conjuntamente a terceira edição do Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental (FFF) e a primeira edição da Bienal Internacional do Cinema Sonoro (BIS). Os dois eventos contam com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia.

Durante dez dias, as atividades e mostras acontecem nas duas salas do Cine Ritz, no Cine Cultura (Centro Cultural Marieta Telles Machado) e no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). A abertura dos eventos é conjunta e ocorre no Cine Ritz, na quinta-feira, 16/03, às 20h, com entrada franca. Neste dia, haverá a estreia da mais nova obra de Abigail Child: Acts & Intermissions. A cineasta nova-iorquina tem mais de 30 anos de carreira e seu trabalho é preservado como patrimônio cultural americano pela Cinemateca da Universidade de Harvard.

Em 2017, serão 25 sessões do FFF e 25 sessões do BIS, totalizando 50 sessões de filmes e documentários. O Fronteira prevê a realização de cinco mostras principais: a Mostra Competitiva de Longas e a Mostra Competitiva de Curtas, com curadoria; a Mostra Retrospectiva; a Mostra Cineastas na Fronteira; a Mostra Cadmus e o Dragão. Além disto, o Fronteira oferece, gratuitamente, a Residência Estado Crítico, que – esse ano – abrirá dez vagas, destinadas exclusivamente a mulheres. A residência será coordenada por Dalila Camargo Martins, mestre em Meios e Processos Audiovisuais na área de História e Teoria e Crítica (ECA/USP) e crítica de cinema da Revista Cinética, e também por Janaína Oliveira, doutora em História pela PUC/RJ e pesquisadora ligada ao FICINE – Fórum de Cinema Negro.

A Bienal Internacional do Cinema Sonoro prevê as seguintes mostras: a Competitiva Internacional de Curta-metragem, com curadoria de Joice Scavone e Marisa Merlo; a Competitiva Internacional de Longa-metragem, com curadoria de Eduardo Valente e Belém de Oliveira; e ainda as mostras não-competitivas Lewis Carroll, Thomas Edison, Sonoridades Documentais, O Fantástico Som e Música Enquanto Linguagem. Preocupado com sua abrangência e o acesso das classes desfavorecidas às sessões, o festival oferece ingressos a preços populares.

Festivais de cinema em Goiânia

Onde: Cine Ritz, Cine Cultura e Centro Cultural UFG

Quando: 16 a 25 de março de 2017

Quanto: Abertura, entrada franca; Demais mostras e sessões, R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia entrada)

Informações: (62) 3229-2221

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s