[Coluna de quadrinhos] Marcio Gotland volta ao Catarse para mais uma HQ Greg, o Contador de Histórias

Por Francisco Costa

Mais uma vez o quadrinista Marcio R. Gotland utiliza a ferramenta de financiamento coletivo Catarse. E o projeto é a HQ Greg, o Contador de Histórias #3 (e talvez a edição #4, a depender do arrecadado).

Diferente das duas primeiras, esta saga é ambientada em outro tempo e lugar. Confira a sinopse: “A história Pitaya y Pimienta tem como cenário e contexto o mundo asteca. É um drama que envolve as gêmeas Erandi e Yareth, com suas vidas impactadas por fatos ocorridos durante o nascimento. Os sabores, cores e cheiros ditam o ritmo da poesia em suas vidas. Um grandioso momento as esperam no desfecho da história.” E para saber mais sobre o assunto procuramos o autor, que separou um tempinho para nos dar mais detalhes.

Entrevista

Terceira edição de Greg tem pouca relação com as duas anteriores

Caneta e Café – Mais uma vez no Catarse. O sucesso da primeira motivou essa segunda entrada no site de financiamento coletivo?

Marcio R. Gotland – Com certeza o êxito obtido na primeira campanha me motivou a fazer esta – e a data foi anunciada na contracapa do segundo número da série. Porém, eu sabia que a possibilidade de não alcançar a meta, no primeiro Catarse que eu fiz, existia, mas o projeto da série foi definido desde antes da produção, então eu tentaria novamente e quantas vezes fosse necessário até que tudo desse certo.

Caneta e Café – E por falar na primeira, a história da segunda tem alguma relação com ela?

Marcio R. Gotland – A única relação entre as histórias publicadas na série é o contador. Os primeiros dois números apresentaram a história Mandrágora; o terceiro e quarto número contará a história Pitaya y Pimienta, que acontece no mundo asteca; e para finalizar a série, os dois últimos números trarão a história Pólen, que conta uma das histórias de vida do próprio contador, o Greg ou Gregório, personagem fictício também. Entretanto, eu vou retomar a primeira história, a pedido dos leitores, assim que eu fechar essa série.

Caneta e Café – Fale um pouco do que o leitor pode esperar de Greg #3?

Marcio R. Gotland – Pitaya y Pimienta é um drama fantástico e ela se resolve no quarto número, com um inesperado final onde tudo fará sentido. É minha história favorita dessa série, pois fala da contradição e dualidade que o mundo nos apresenta por meio dos sentidos.

Nova trama é ambientada no mundo asteca

Caneta e Café – Há quanto tempo trabalha em Greg? Tem outros projetos em mente, já pensa em finalizá-la ou o objetivo é dar sequência?

Marcio R. Gotland – Trabalho nessa série desde o segundo semestre de 2014 e pretendo fechá-la no sexto número, contando três histórias. Quanto a outros projetos, venho trabalhando em um álbum de quadrinhos para uma editora e considero o meu melhor trabalho. Acredito que em breve poderei falar mais sobre ele.

Caneta e Café – Não é fácil a produção independente no Brasil. Greg é uma webcomic, mas pelo sucesso foi para o impresso por meio do Catarse. Esse é um caminho natural?

Marcio R. Gotland – Para mim sempre foi, desde o início. A interação por meio da web é a melhor maneira de formar público no Brasil para quadrinhos independentes, então o caminho parece ser esse.

Caneta e Café – O que você indica para quem está começando?

Marcio R. Gotland – Aprender com quem está no mercado por meio de suas histórias, experiências e exemplos. Produzir, apesar das barreiras, e não desistir. Com o tempo o esforço é recompensado.

Caneta e Café – Gostaria de acrescentar algo?

Marcio R. Gotland – Sim, convido os leitores a fazer parte desse projeto e garantir suas revistas (confira o projeto AQUI). Agradeço ao Francisco pelo convite e parabenizo pelo trabalho.

Francisco Costa é jornalista, especialista em marketing e comunicação digital e fã de quadrinhos – jor.francisco.costa@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s