[Coluna de quadrinhos] Após 137, Ronaldo Zaharijs trabalha na HQ Homem Comum

Por Francisco Costa

Ronaldo Zaharijs lançou no começo deste ano a HQ 137 e causou rebuliço em Goiás e outros estados. O material trazia como inspiração o incidente do Césio, em Goiânia, nos anos 1980, mas com uma pegada nada histórica, pelo contrário. A história é uma homenagem aos filmes de terror adolescentes oitentistas, como Viagem Maldita e tantos outros.

Passado alguns meses do lançamento, o quadrinista goiano já parte para sua nova empreitada, o Homem Comum, desta vez em parceria com o desenhista Pedro Gabriel. E para saber mais sobre essa nova obra, batemos um papo com o autor.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entrevista com Ronaldo Zaharijs (roteirista)

Caneta e Café – Você saiu de 137 e foi para o Homem Comum. Quais as semelhanças e diferenças entre as histórias?

Ronaldo Zaharijs – O Homem Comum é completamente diferente do 137. Enquanto o 137 foi uma história puxada para o terror comédia, o Homem Comum está mais para ação e drama. A única semelhança é a violência.

Caneta e Café – Fale um pouco da história.

Ronaldo Zaharijs – A trama gira em torno do Luiz, um homem em busca de vingança após a morte da família, narrada por seu filho de seis anos. Também tento abordar questões como segurança e sensacionalismo.

Caneta e Café – 137 demorou quinze anos para sair. Qual a sua previsão para Homem Comum?

Ronaldo Zaharijs – Gosto de começar novos trabalhos após finalizar um roteiro, enquanto o quadrinho ainda está em fase de produção. Foi o que aconteceu com o Homem Comum, que comecei a escrever enquanto produzia o 137 e agora já estou iniciando o próximo. A previsão para o lançamento é no início de 2018, mas ainda é muito cedo pra dizer.

Caneta e Café – Como é trabalhar com o desenhista Pedro Gabriel?

Ronaldo Zaharijs – Nossa linha de pensamento é bem parecida, o que é ótimo quando se faz uma história em conjunto. Isso sem falar que a arte dele é foda e consegue passar toda a carga emocional das cenas.

Caneta e Café – A HQ tem um “Q” de Justiceiro tupiniquim. Era essa intenção mesmo? Quais as suas influências para criar essa história?

Ronaldo Zaharijs – O Justiceiro é um dos meus personagens favoritos e me inspirei um pouco nele, sim. Eu e o Pedro conversamos muito sobre o uso do Bem-Vindo de Volta, Frank (Garth Ennis e Steve Dillon), 100 Balas (Brian Azzarello e Eduardo Risso) e Far South (Rodolfo Santullo e Leandro Fernandez) como referências. Também me inspirei em vários filmes sobre vingança, como Mundo Cão, Doce Vingança e Even Lambs Have Teeth.

Caneta e Café – Algo mais a acrescentar?

Ronaldo Zaharijs – Agradeço a oportunidade de falar sobre essa nova obra e gostaria de convidar todos que não conhecem o meu trabalho para procurarem o 137 na comic shop mais próxima.

Página de Homem Comum, por Pedro Gabriel

Entrevista com Pedro Gabriel (desenhista)

Caneta e Café – Por que pegou o projeto Homem Comum?

Pedro Gabriel – Peguei o projeto, porque acredito que ele tem potencial para ser uma história relevante sobre um tema relevante. No caso, a segurança do nosso país.

Caneta e Café – O que tem achado da parceria com o Ronaldo?

Pedro Gabriel – É muito tranquilo trabalhar com o Ronaldo. É um cara que escuta e aceita a opinião alheia. Isso é importante para um desenhista.

Caneta e Café – Goiás tem começado a ter movimentação no mundo dos quadrinhos. O que falta para deslanchar?

Pedro Gabriel – Olha, não sei responder ao certo isso. Vejo muitas pessoas interessadas em ler e falar sobre quadrinhos, mas conheço poucos que realmente querem fazer quadrinhos. Até porque é uma empreitada que demanda tempo e não se sabe se isso vai dar algum dinheiro. Em relação ao “deslanchar”, eu realmente não sei te responder, mas se possível for, façam por amor.

Francisco Costa é jornalista, especialista em marketing e comunicação digital e fã de quadrinhos – jor.francisco.costa@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s