Governador anuncia recursos para consolidar turismo em Nova Veneza

Durante lançamento oficial do 13º Festival Italiano de Nova Veneza, previsto para os dia 1º a 4 de junho, governador Marconi Perillo anunciou aporte de um milhão de reais para o projeto de tornar cidade um polo de turismo gastronômico

O governador do estado de Goiás Marconi Perillo

O governador Marconi Perillo anunciou na manhã de segunda-feira, 22 de maio, a destinação da verba de um milhão de reais para a implementação do turismo em Nova Veneza. O anúncio foi feito durante o lançamento oficial do 13ª edição do Festival Italiano na cidade, em solenidade no Salão Dona Gercina Borges no Palácio das Esmeraldas.

O evento, previsto para os dias 1º a 4 de junho, faz parte do Circuito Gastronômico de Goiás e conta com o apoio do Governo do Estado, e já atrai mais de 100 mil visitantes a Nova Veneza todos os anos nos dias de festa.  “Além de resgatar as tradições de seus fundadores, foi graças ao festival, a cidade alcançou visibilidade nacional, o que é muito importante para seu desenvolvimento”, disse Perillo durante o evento que contou com a prefeita e vice-prefeito do município, Patrícia Amaral e Alessandro Stival, entre outras lideranças e representantes da cidade.

A verba deverá ser empregada na reprodução de alguns cenários da Veneza italiana na cidade goiana, o que é parte de um amplo projeto da atual gestão do município para consolidar o turismo gastronômico e temático em Nova Veneza. Prefeita e vice-prefeito comemoraram o apoio do governador.

“O objetivo do festival, desde o início foi resgatar a cultura dos antepassados que colonizaram essas terras e trouxeram a maior riqueza que o município possui, sua identidade. Mas  também quisemos gerar  empregos diretos, indiretos, cursos profissionalizantes e qualificação para o desenvolvimento do município e a qualidade de vida dos moradores. O caminho para se atingir esse patamar é desenvolver o turismo, incentivando a instalação de restaurantes, pousadas, hotéis e parques recreativos”, disse Alessandro Stival.

Programação

Durante o lançamento, os convidados desgustaram um pouco da programação prevista para o evento neste ano. Alunos do coral infantil da Escola Municipal Tereza Zaninni Peixoto, de Nova Veneza, encantaram os presentes com a interpretação de de canção italiana. A rainha e princesas do Festival, figuras criadas neste ano para serem as anfitriãs do evento, também estiveram participaram do evento. Os Correios lançaram uma edição especial de selo, comemorativo ao evento.

O 13º Festival Italiano de Nova Veneza tem data agendada para 1º a 4 de junho. Na programação, muita gastronomia, música, dança, esporte, artesanato e até jogo de cartas típicos da Itália. Entre as novidades, haverá a participação de Patrick Dimon, compositor e cantor de nacionalidade grega e radicado no Brasil com disco de ouro e platina em sua discografia, que inclui canções de vários idiomas, entre elas as italianas. A orquestra sinfônica do Instituto Gustav Ritter fará apresentação no evento pela primeira vez.

O premiado Grupo Folclórico Ítalo- Brasileiro virá de Santa Catarina para se apresentar em vários momentos do evento. Uma de suas apresentações acontecerá no Baile de Máscaras, uma reprodução ao tradicional carnaval de Veneza, aberto à participação gratuita para o público. Os Tenores do Brasil,  dueto formado pelos tenores Ricardo Regis & Marcello Zanluchi que se tornaram conhecidos no programa Raul Gil, também são outra atração ao festival, assim como vários cantores da cidade também farão apresentações especiais de canções italianas.

Na gastronomia, a Cantina da Nova, restaurante oficial do Festival Italiano de Nova Veneza, juntamente a mais 40 estandes gastronômicos preparam um diversificado cardápio de pratos italianos para os visitantes com massas, risotos, inhoques, lasanhas pizzas, polenta, carnes. Os destaques são os molhos italianos que são o sabor às massas: bolonhesa, ao sugo, o de frango e o  Crema de Zuca – uma mistura interessante de abóbora cabotiá, vinho branco, bacon, queijo e creme de leite.  As tradicionais polentas fritas são o pestico carro-chefe do evento, que também serão servidas pela Cantina da Nona, cujos preços do cardápio são acessíveis e custarão entre R$ 10 e R$ 30.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s