Baile de Máscaras e Panelaço são destaques de Festival em Nova Veneza, neste fim de semana

Evento oferece programação durante o almoço e jantar de sábado, além do almoço de domingo. Quem for ao maior evento gastronômico do Centro-Oeste durante o fim de semana, além da excelente comida, poderá aproveitar várias atrações culturais e artísticas como: uma bela festa inspirada no Carnaval de Veneza; e no dia 4, tem panelaço, mas não é de protesto. Um alegre desfile de cozinheiras batendo suas panelas ao som da Tarantella Napoletana encerra a festividade

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um dos destaques culturais é o baile de máscaras, reproduzindo o Carnaval de Veneza, uma das festas mais tradicionais da Itália, originada no século XI, será realizada neste sábado (3 de junho), a partir das 22 horas no 13° Festival Italiano de Nova Veneza. Além do glamour e beleza das roupas de época  e as máscaras, que eram usadas originalmente como forma de dar anonimato e liberdade aos festeiros, o baile será animado pela banda Raízes de Veneza, que trará um repertório de canções carnavalescas originais e também brasileiras traduzidas para o italiano. O público poderá participar, mesmo sem estar vestido à caráter, mas haverá venda de máscaras nos estandes da festa. A entrada gratuita.

Haverá também apresentação do premiado Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro, de Nova Veneza(SC), com fará apresentação de dança típica italiana durante às 13h e 21h30 deste sábado (3 de junho), e às 13h de domingo (4 de junho). Serão 20 dançarinos vestidos à caráter com muito ritmo e animação para acompanhar o almoço e jantar dos visitantes. Uma das coreografias será a Celebrando I’ammore ci balla la pizzica, que é uma dança típica dos casamentos italianos que celebra o amor. Fundado em 1991 por descendentes italianos, o grupo possui crianças, jovens e adultos em seu corpo de baile, e já passou importantes festivais nacionais e internacionais.

Durante o dia, haverá também uma competição esportiva de bocha, um esporte tipicamente italiano que é jogado por duas equipes. O jogo tem por objetivo aproximar bolas de um determinado alvo demarcado. Vence quem lançar a bola o mais próximo do alvo.  Apresentações musicais de artistas locais e das escolas da cidade acontecerão durante todo o dia (veja programação).

Este slideshow necessita de JavaScript.


Domingo tem panelaço, mas não é de protesto

Cozinheiras do Festival Italiano de Nova Veneza encerram evento gastronômico nas ruas da cidade, batendo suas panelas ao som da tradicional Tarantella Napoletana

Esta edição do Festival Italiano de Nova Veneza já deixa saudades e um saboroso gostinho de quero mais. Por isso para terminar o evento do jeito que como começou, com muita alegria, neste domingo (04/05), por volta das 18h, as cozinheiras do festival e demais organizadores da festa realizam o tradicional panelaço ao som da tradicional Tarantella Napoletana.

E esse panelaço não tem nada a ver com protestos políticos, mas sim com a celebração da alegria, da boa gastronomia, com a confraternização e o agradecimento ao sucesso de cada edição do Festival. Luciene Urquiza, moradora da cidade e uma organizadoras da festa, conta que a tradição ganhou o nome de Panelaço a partir da terceira edição. “Todos os anos saímos em caminhada pelos quiosques de alimentação, batendo panelas e tampas, dançando e cantando Tarantella Napoletana, em um momento de muita alegria, pois é hora de agradecer a todos que participam desta grande festividade”, afirma.

Além Panelaço, o último dia do festival mantém o ritmo de animação total com várias atrações.

De manhã, às 10 horas, haverá um torneio de Cipó, atividade tradicional na cidade de Nova Veneza. A partir das 12 horas, serão realizadas duas apresentações musicais, sendo a primeira a do Coral da Escola Tereza Zanini Peixoto e depois o show da cantora Luana Souza. Às 13 horas, o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro sobe ao palco do festival para sua última apresentação de dança. Em seguida, a partir das 14 horas, a animação fica por conta dos shows dos cantores Waldir Amaral e a dupla Weber e Alex, que animam o público antes do encerramento da festa com o Panelaço.

Como chegar à Nova Veneza

Situada a 29 quilômetros da capital e com pouco mais de nove mil habitantes, a cidade Nova Veneza abriga memórias que compõem a história da ocupação italiana do Brasil, o que inclui uma comunidade de imigrantes italianos em solo goiano.  Há duas rotas rápidas de acesso à cidade. Para quem saí de Goiânia, o caminho é pela GO 080, que dá acesso a Nerópolis em via duplicada. De Nerópolis, é preciso pegar a GO 222 para chegar à cidade. Outra opção é GO 462, na saída do Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Já quem sai de Anápolis, o ideal é chegar a Nova Veneza por Nerópolis.

Veja a programação do dia (03/06):

Dia 03 de Junho / Sábado

MANHÃ:

09:00h – Campeonato do jogo de  Bocha – Clube Recreativo de Nova Veneza

12:00h – Almoço Cantina da Nonna (Praça da Matriz)

12:00h – Coral Arcobaleno – Escola Arco-Íris e Colégio Razão

12:30h  –  Grupo de dança da Escola Zanini Peixoto

13:00h  – Grupo Folclórico  Ítalo Brasileiro ( SC)

13:30h  –  Show Jordana Félix ( Nova Veneza GO)

14:00h  –  Show Mario Wagner ( Nova Veneza GO)

15:00h  –  Show Sara Cardoso ( Nova Veneza GO)

15:30h  – Show Zardos ( Goiânia)

NOITE:

20:00h – Jantar na Cantina da Nonna – Praça da Matriz

21:00h – Coral Escola Municipal Tereza Zanini Peixoto

21:30h – Grupo Folclórico  Ítalo Brasileiro ( SC)

22:00h – 10º Baile de Máscaras Carnaval de Veneza e show com a Banda Raizes de Veneza ( Nova Veneza GO)

00:00h – Show Alessandro Nascimento ( Goiânia)

03:00h – Encerramento

 

Veja a programação do dia (04/06):

10:00h – Torneio de Cipó – Praça da Matriz

11:00h – Almoço na Cantina da Nonna –  Praça da Matriz

12:00h – Coral Escola Tereza Zanini Peixoto ( Nova Veneza GO)

12:30h – Show Luana Souza ( Nova Veneza GO)

13:00h – Grupo Folclórico  Ítalo Brasileiro ( SC)

14:00h – Show Waldir Amaral ( Nova Veneza GO)

16:00h -Show Weber e Alex ( Nova Veneza GO)

18:00h – Encerramento com PANELAÇO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s