Especialista apresenta em Goiás proposta de plataforma logística usada na Bélgica

Pesquisadora da CNPq, em palestra a ser realizada na Expo Aparecida 2017, irá apresentar experiência de sucesso na Europa e pode ser adotado no Estado

Yaeko Yamashita

Por sua privilegiada localização geográfica,  Goiás tem assumido cada vez mais um papel de articulador principal no setor de logística do Brasil, ainda mais fortalecido com o recente início das operações da Ferrovia Norte-Sul no Estado. Dentro contexto, Aparecida de Goiânia,  situada no coração do Brasil e cortada pela quarta maior rodovia do País (a BR 153), é um município goiano que ganha importâncias estratégica para a economia do estado. Grande parte das empresas instaladas no território da cidade é ligadas a esses setores de logística e transporte. Também por ser o estado de Goiás referência no agronegócio, esse posicionamento estratégico de Aparecida ganha ainda mais importância econômica.

Por isso uma das palestras mais esperadas durante a Expo Aparecida 2017 – Feira de Comércio, Indústria e Logística, que será realizada de 21 a 23 de junho – é da pesquisadora e professora do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Tocantins e ex-docente do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, Yaeko Yamashita. Com o tema “Plataforma logística para crescimento e desenvolvimento”, ela falará no 22 de junho, às 16h, sobre a experiência da plataforma logística da Valônia, na Bélgica.

Com um território de 17.000 km2 e mais de 3,4 milhões de habitantes, a Valônia é uma das duas regiões que compõem o estado federal da Bélgica. Próxima à capital Bruxelas, é autônoma e tem forte vocação nas áreas de comércio exterior e em pesquisas científicas aplicadas, de transportes, energia e organização do território.

Valônia

A Valônia fica situada nas proximidades imediatas das principais grandes cidades da Europa Ocidental. A região dispões de três aeroportos de envergadura internacional. Dois deles movimentam, anualmente, 500 mil toneladas de carga e mais de 4 milhões de passageiros. Há também o aeroporto de Bruxelas – Nacional, com mais de 18 milhões de passageiros e mais de 700 mil toneladas de carga por ano. Com aproximadamente 900 quilômetros de autoestradas fluidas e interligadas à rede europeia, Valônia possui  a malha rodoviá mais densa do mundo. Também possui uma rede ferroviária excepcionalmente densa e interligada aos principais centros da Europa.

Em sua palestra, a especialista pretende expor aos participantes algumas idéias de empreendimentos que poderão servir de base para o início de uma discussão como um importante agente de mobilização do agronegócio em Goiás, contribuindo significativamente para o crescimento econômico regional e nacional como um modelo de negócio inovador, capaz de atrair investimento privado. “Tais elementos permitem propor uma iniciativa econômica que parte das perspectivas de crescimento regional, das vantagens logísticas recentemente criadas pela Ferrovia Norte Sul e o interesse já manifesto do mercado pela comercialização de implementos, serviços mais diversos para o agronegócio”, afirma a professora Yaeko Yamashita.

Ela explica que a plataforma logística é uma zona delimitada, onde se desenvolvem as atividades relativas ao transporte, à logística e à distribuição de mercadorias, e suas demais atividades complementares. Assim, de acordo com a especialista, Goiás e, especialmente Aparecida de Goiânia,  merecem oportunidades de investimentos, pois oferecem excelentes condições para uma sinergia entre os agentes comerciais e produtivos de diversos e setores econômicos e de diversas partes do País. “Esses empreendimentos geram novos empregos e multiplicadores fiscais que aumentam a receita fiscal do município e estado, levando ao desenvolvimento e crescimento da região”, ressalta.

Sobre Yaeko Yamashita

Engenheira civil pela Universidade Estadual de Londrina, mestre pela Universidade de Tottori e PhD pela Universidade de Wales, College of Cardiff. Yaeko Yamashita é pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) há quase 20 anos. Tem experiência nas áreas de Planejamento de Transportes com ênfase em modelagem, sistema de informação geográfica, transporte público urbano e interestadual e engenharia territorial. Coordenou vários projetos junto ao Ministério dos Transportes, na Agência Nacional de Transporte Terrestre (Antt), ao CNPq; e junto a Secretarias de Transportes de várias prefeituras. Também trabalhou como consultora do Programa das Nações Unidas (PNUD-Brasil) e junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Yaeko Yamashita foi professora da Universidade de Brasília do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia e atualmente participa do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Tocantins. Também foi criadora e coordenadora de extensão em pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Transportes da Universidade de Brasília (UnB) em 1989. Yeako Yamashita também atuou como uma das fundadoras da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes – ANPET – e diretora e editora da Revista Transportes.

Serviço:  Expo Aparecida 2017
Palestra: Plataforma logística para crescimento e desenvolvimento
Palestrante: Professora Yaeko Yamashita
Quando: 22 de junho
Horário: das 16h às 17h
Onde: Condomínio Empresarial All Park – Avenida Tanner de Melo, Bairro All Park Polo Empresarial – Aparecida de Goiânia
Como chegar: Siga pela BR153, sentido São Paulo, passa pela passarela vermelha de Aparecida e por um viaduto. Após o viaduto entrar à direita pegando a rua Alameda Pio XII. Virar à direita na rua Alameda 21 de Abril. Mais à frente, na Avenida Imperial, virar novamente à direita e seguir até o final da rua. Na rua Tanner de Melo vire à esquerda e verá o condomínio.
Entrada: Gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s