Seja Digital contou com apoio de 29 prefeituras e mais de 2.500 pessoas engajadas durante todo o processo

Voluntariado, parceria com ONGs e ações de mobilização social marcam o desligamento do sinal analógico em Goiânia e outros 28 municípios

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital, celebra o desligamento. O resultado é fruto da união de esforços em prol do processo de desligamento do sinal analógico de TV em Goiânia e em mais 28 municípios da região metropolitana.

Desde o início deste ano, a entidade buscou informar, orientar e mobilizar a população sobre como se preparar para o desligamento do sinal de TV. Além de campanha em TV, rádio, jornal, redes sociais e nas ruas, foram realizadas mais de 8.500 ações em parceria com 29 prefeituras, voluntários e ONGs, como a Programando o Futuro e a Fundação Aroeira.

É o caso das mais de 40 Caravanas da TV Digital, que levaram informações às comunidades sobre como fazer o agendamento e tirar dúvidas sobre o processo de migração, além da destinação correta de televisores antigos, oficinas de sintonização de canais e serviços gratuitos como corte de cabelo, pintura de rosto e aferição de pressão.

Em parceria com 29 prefeituras, foi possível potencializar o atendimento à população por meio de mais de 1.400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e mais de 70 promotores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que atuaram como multiplicadores de informação no contato direto com a população. Também agregaram valor ao processo, os mais de 1.000 líderes comunitários e mobilizadores sociais, que levaram informações e realizaram agendamentos para retirada de kits para TV Digital, além de cadastramento de famílias carentes.

A Seja Digital realizou ainda, em parceria com o SESI/SENAI, treinamentos para antenistas, apresentações de teatro em feiras livres e mobilização para o Dia D Digital. Além disso, juntas, as ações da Caravana da Instalação da TV Digital e do Instalador Solidário foram responsáveis por mais de 5.000 instalações gratuitas em Goiânia, Aparecida e Anápolis.

Com a compreensão de que a TV é uma parte importante do cotidiano de diversos públicos, com faixas etárias e classes sociais distintas, a Seja Digital também buscou aproximação com escolas, centros comunitários, condomínios, varejistas e antenistas durante todo o processo.

“Por meio da união da Seja Digital com mobilizadores, agentes comunitários, promotores, antenistas, instaladores amigos e voluntários foi possível impactar o público nesta mudança histórica, marcada pelo avanço da tecnologia ao alcance da população brasileira. Conseguimos engajar mais de 2.500 pessoas que trabalharam durante o projeto em prol da digitalização de quase 3 milhões de pessoas”, afirma Rommel Sena, gerente regional da Seja Digital.

Kits gratuitos– A Seja Digital distribuiu conversores e antenas às famílias assistidas por programas sociais do governo federal. A iniciativa foi fundamental para ampliação do processo de inclusão digital de famílias de baixa renda. Cerca de 400 mil kits, compostos por uma antena digital e um conversor externo, foram distribuídos gratuitamente em Goiânia e 28 municípios. Os equipamentos permitem que os domicílios tenham acesso à programação da TV digital.

Telefonia 4G – O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida na região. O 4G é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem sinal de voz e dados a velocidades muito mais rápidas, até mesmo em ambientes fechados. De acordo com um estudo da GSM Association, esse processo de migração para TV digital pode trazer mais de US$ 5 bilhões ao PIB brasileiro, além demais de 4 mil empregos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s