Mesmo com temperaturas frias, alimentos gelados continuam no cardápio do goianiense

E o hábito não faz mal para a saúde! Embora os períodos mais frios estejam relacionados ao aumento das doenças respiratórias, o fato não tem ligação com consumo de alimentos frios

O sol esquentou um pouquinho em Goiânia desde o final de semana, chegando ao pico de 28º, mas o frio não deve ir totalmente embora, segundo previsão meteorológica divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que a temperatura tenha mínimas de 13º e 10° graus na próxima semana.  Nesse clima de inverno, há quem ainda goste de alimentos frios, você sabia?

É o que afirma o franqueado da Fast Açaí da Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia, Arnaldo Bonazzi, 41 anos. Mesmo registrando queda no consumo de açaí e cupuaçu expressos nos dias frios, ainda assim o hábito de ingerir o alimento mantém o consumo dos amantes deste alimento gelado. “Em média continuo com 70% dos clientes consumindo açaí últimos dias frios”, comenta Arnaldo.

A Fast da Vila Brasília está localizada em um posto de gasolina na confluência de quatro grandes avenidas que ligam Goiânia a cidade de Aparecida de Goiânia com ligação até a BR-153, saída para outras cidades do estado. Há um grande fluxo de pessoas na região e entre elas está o consultor de vendas Fernando Batista Gomes, 31 anos, que consome regularmente açaí. “Não deixo de tomar açaí de duas a três vezes por semana mesmo com o tempo frio, pois acredito que a fruta me dá energia para praticar exercícios físicos e jogar futebol”, pontuou Fernando, que consome açaí regularmente há 8 anos.

Alimentos Frios

Embora os períodos mais frios estejam relacionados ao aumento das doenças respiratórias, o fato não tem ligação com consumo de alimentos frios. Pesquisas científicas confirmam elas são provocadas, na verdade, pela aglomeração de pessoas em ambientes fechados com pouca ventilação.

Especialistas também afirmam que o consumo de alimentos frios em períodos de baixa temperatura não compromete a saúde. A exceção é para pessoas com baixa imunidade, febre ou com doenças respiratórias, que deve sim evitar o consumo durante estes períodos. A nutricionista, Tályta Fortuna, confirma que tudo não se passa de mito, comer coisas geladas no frio nada tem a ver com doenças como o resfriado.

Quanto a alimentação ela lembra que muita gente gosta de alimentos quentes como a sopa, a cultura brasileira reza que esse prato esquentam e fazem bem nesse período, outro ideia equivocada que as pessoas costumam ter. “No caso de pessoas que estão preocupadas com a perda de peso, por exemplo, comer sopa de legumes não é o ideal, uma vez que contém vários itens como a batata inglesa, cenoura e beterraba que possuem grande quantidade de açúcares”, diz.

Por outro lado, alimentos gelados como o açaí são bem vindos em qualquer período do ano, principalmente pelos benefícios que traz em sua composição. ‘Mesmo estando frio, ele é bem vindo, uma vez que é termogênico, acelera o metabolismo, dá mais energia cerebral e aumenta nossa imunidade, tudo que queremos e precisamos nessa época mais fria”, avalia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s