Poesia e xilogravuras se misturam no livro 50

50 é um livro que nasce raro. Composto tipograficamente em Linotipo e impresso em uma Original Heidelberg Cylinder, imagens geradas a partir de matrizes entalhadas em madeira, a obra tem tiragem limitada de 300 exemplares e faz o encontro da poesia de Jaime Brasil com as xilogravuras de Márcio Jr. O material será lançado, em Goiânia, em um coquetel com discotecagem em vinil, na próxima terça-feira, 1, às 19h30 no Hermeto Bar (Rua T-30, 2655).

Mas, atenção. 50 não é um livro de haicais ilustrados, é uma obra de duas poéticas que caminham de mãos dadas: os versos de Jaime Brasil e os traços de Márcio Paixão Jr. Com prefácio do Professor Antón Corbacho Quintela, presidente do Conselho Editorial da Impressa Universitária/CEGRAF da UFG, o material carrega no título uma homenagem. Há exatos 50 anos, a Imprensa Universitária/CEGRAF publicava seu primeiro, e até agora único, livro de haicais: Borboletas Brancas, escrito pelo poeta Monsenhor Primo Vieira e com capa em xilografia pela artista plástica Maria Guilhermina.

“A publicação do segundo livro de haicais da editora não poderia passar despercebida. Então decidimos, junto com os autores, marcar esse meio século de intervalo no próprio título”, afirma Antón. Nestes tempos em que o mundo parece cada vez mais tomar o caminho virtual, 50 navega pelos prazeres esquecidos da artesania material. Tato, texturas, cheiro, sensações que só o velho e bom papel ainda é capaz de trazer aos leitores.

Anúncios

Um comentário sobre “Poesia e xilogravuras se misturam no livro 50

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s