[Coluna de quadrinhos] Conheça o projeto A Samurai: Primeira Batalha, uma HQ feita só por mulheres

No dia 8 de agosto, Mylle Silva inicia uma nova campanha de financiamento coletivo. “A partir deste dia, sua ajuda será crucial para que a HQ A Samurai: Primeira Batalha aconteça. Trata-se de um spin-off da história principal da protagonista Michiko, uma moça que treina para se tornar samurai e lutar pelos seus sonhos.”

Sobre a história, Mylle explica que Michiko é uma jovem que foi vendida ainda bebê para o okiya (a casa das gueixas) para ser treinada como uma delas. No entanto, seu maior sonho é encontrar a verdadeira família e, para realizá-lo, ela decide quebrar as regras da sociedade japonesa, estratificada e machista, para tornar-se uma samurai. “Em sua primeira batalha encontraremos uma Michiko adolescente e inexperiente, que acabou de ingressar para o exército do daimyou (senhor feudal) Toyotomi. E, antes mesmo que ela pudesse refletir sobre como agir, a samurai iniciante é colocada em uma arriscada batalha que trará consequências irreversíveis para a sua vida.”

Sobre o projeto

O projeto foi idealizado por Mylle Silva, roteirista da HQ. Para ajudá-la a executá-lo, ela convidou cinco quadrinistas, todas mulheres, que contarão a história sob o olhar feminino. São elas Renata Nolasco, Mary Cagnin, Chairim Arrais, Má Matiazi e Jéssica Lang. Cada uma desenhará cerca de dez páginas da história.

Segundo a autora, a ideia foi dada pela artista Chairim, enquanto ela procurava pessoas para convidar para o projeto. “Como antes eu já tinha conversado também com a Mary Cagnin sobre a HQ, percebi que era uma ótima sugestão e fui atrás das minas. Apesar de ser um pouco ao acaso, estou muito feliz em trabalhar só com mulheres. Elas têm me ajudado muito com a divulgação e estão bem envolvidas com o projeto – e olha que a campanha nem começou direito ainda! Sinto que esse será o primeiro de muitos projetos em que reunirei mulheres, estou adorando!”

Por tratar-se do um spin-off da saga principal da Michiko, A Samurai: Primeira Batalha terá 64 páginas em PB e formato 15cm x 21cm. Para que o projeto seja realizado, deverá atingir a meta inicial de R$ 9.500, valor que cobrirá os custos de impressão, ilustração, recompensas, envios e taxa da plataforma.

Para se tornar um apoiador do projeto, basta entrar na página da campanha, selecionar um dos pacotes de recompensas na coluna da direita, preencher os dados na plataforma (caso ainda não seja cadastrado no Catarse) e escolher a forma de pagamento de sua preferência.

Caso o projeto não atinja a meta inicial, todo o dinheiro investido pelos apoiadores será devolvido sem desconto algum. Ou seja, pode apoiar sem medo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Publicações anteriores

Em 2015, Mylle Silva começou a trabalhar na HQ A Samurai, seu primeiro trabalho como roteirista de HQ. O projeto foi viabilizado através de financiamento coletivo, foi bem recebido pelo público e distribuído para todo o Brasil através de uma parceria com a Tambor Quadrinhos. A história de Michiko ganhou uma continuação, A Samurai: Yorimichi, também viabilizada por crowndfunding. Nessas duas publicações, Mylle trabalhou com o seguinte time de artistas: Vencys Lao, Gustavo Borges, Herbert Berbert, Bianca Pinheiro, Mika Takahashi, Leonardo Maciel, Guilherme Match e Yoshi Itice.

Sobre a autora

Mylle Silva é escritora, roteirista e artesã. Trabalha com quadrinhos e participa de eventos relacionados desde 2013. Mantém os sites Oficina de Escrita, com artigos e dicas para quem quer escrever suas próprias histórias e Tadaima Curitiba, com informações sobre cultura japonesa.

É roteirista e idealizadora da HQ A Samurai, que conta com a participação de 8 talento dos quadrinhos nacionais. A graphic novel, viabilizada através de financiamento coletivo, é uma trilogia e seu segundo volume, A Samurai – Yorimichi, foi lançado na CCXP 2016.

Em 2014, lançou o livro de contos A Sala de Banho, encadernado à mão por ela. Também participou da coletânea FLUPP Novos Autores e da coletânea de contos do Bunkyo de São Paulo (ainda em fase de produção).

Acompanhe a execução do projeto

Você pode acompanhar as novidades do projeto A Samurai: Primeira Batalha através das seguintes redes:

Facebook

Instagram

Twitter

Francisco Costa é jornalista, especialista em marketing e comunicação digital e fã de quadrinhos – jor.francisco.costa@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s