[Diário do Turista] Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis

Por Johny Cândido

DIVINO Lounge Café participa do festival com uma mistura de sabores, unindo a culinária nordestina com um toque do cerrado. Festival termina dia 17 de setembro

Este slideshow necessita de JavaScript.

Desde ontem e até domingo, 17 de setembro, Pirenópolis recebe a 12ª edição do Festival Gastronômico e Cultural e o DIVINO Lounge Café, restaurante ao lado da Igreja do Bonfim, participará do festival com um combo promocional, com pratos que servem até duas pessoas. O prato promocional traz sabores da culinária nordestina e goiana, com drinks e frutos do cerrado.

Como entrada, o restaurante irá servir uma tábua de frios com queijos, azeitonas e mix de pães artesanais. No prato principal, escondidinho de carne seca com farofa de baru e, para acompanhar um drink especial feito a partir da castanha de baru. Para finalizar, um cheesecake com coulis de hibisco.

O prato do festival custará R$ 75 e poderá servir até duas pessoas. O preço promocional será praticado enquanto durar o festival. O DIVINO Lounge Café está situado ao lado da Igreja do Bonfim e foi projetado no espaço da antiga recepção da Pousada Quinta Santa Bárbara. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e integra o Quinta Santa Bárbara Eco Resort, empreendimento hoteleiro que está em construção na cidade.

O festival

Desde sua primeira edição em 2003, o festival reuniu renomados chefs da alta gastronomia, como Alex Atala e Erick Jacquin. Além disso, já recebeu também grandes nomes da música popular brasileira como Jorge Aragão e Luiz Melodia. Este ano, o evento convidou o chef francês Julien Mercier, nomes da gastronomia brasileira como Luiz Américo e Diego Badaró. Todos comandam grandes restaurantes no Brasil e irão a Pirenópolis para mostrar algumas de suas técnicas aos chefs locais.

A abertura oficial vai acontecer nesta quinta-feira (14), às 20h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.  Durante todos os dias a partir das 15h na Praça da Matriz, no Centro terão aulas-shows, oficinas e feira gastronômica. A noite, apresentações musicais como os cantores Vanessa Oliveira e Pádua, de música popular brasileira se apresentam atrás da Igreja Matriz, e para descontrair um pouco, dois humoristas Diogo Portugal e o goiano Michel, conhecido por seu personagem Zé Golinho, apresentam um stand-up comedy.

Programação do XII Festival Gastronômico de Pirenópolis

14/09 – Quinta-feira
19h-20h: Abertura Oficial
20h: Quinteto de Metais da Banda da Orquestra Jovem de Goiás

15/09 – Sexta-Feira
15h-16h: Chef Emerson Pedrosa e Chef Katia Barbosa
16h15-17h15: Chef Dagoberto Torres – Clássico e seus primos
17h30-18h30: Chef Marcelo Petrarca – Pintado Grelhado em crosta de amêndoas, arroz vermelho e vinagrete de mel de abelha de Jataí.
18h45-19h45: Chef Luiz Américo – Pão caseiro perfeito
20h-20h30: Michel Humorista
20h30-21h30: Vanessa Oliveira
21h30-22h: Michel Humorista

16/09 – Sábado
15h-16h: Chef André Rabelo
16h15-17h15: Chef Gilmar Borges
17h30-18h30: Chef Diego Badaró e Carolina Wai
18h45-19h45: Chef Julien Mercier
20h-21h: Stand-up comedy com Diogo Portugal
21h-22h: Show musical – Pádua

17/09 – Domingo
10h-11h: João Marcos e Celina Alvarenga – Doces Tradicionais de Goiás com Requeijão Moreno
11h15-12h15: Chefs Cejana de Pina e Heloina Telho “Tradição milenar, tradição secular: quando chás e sonhos se encontram”.
12h30-13h30: Chef Ian Baiocchi

Shows de  jazz e pop rock  são as atrações do fim de semana em Pirenópolis

O músico e compositor Ricardo de Pina apresenta o swing e os ritmos do jazz nesta próxima sexta (15). Já no sábado (16), o cantor Dante Ventura promete animar os turistas com o melhor do pop rock nacional e internacional

Este slideshow necessita de JavaScript.


As atividades culturais em Pirenópolis não param. Por isso DIVINO Lounge Café, que fica na Rua do Bonfim no Centro da cidade histórica (ao lado da Igreja do Bonfim), preparou para este fim de semana mais uma programação especial aos visitantes, com shows ao vivo.

Na sexta-feira (15), às 19h, o músico e compositor Ricardo de Pina apresenta o swing e os ritmos do jazz. Já no sábado (16), também às 19h, a casa receberá o cantor Dante Ventura, que promete animar os turistas com um repertório escolhido a partir das melhores canções do pop rock nacional e internacional.

Além das atrações musicais, os visitantes do DIVINO Lounge Café também poderão  apreciar a exposição “Cultura do Divino em Pirenópolis”, do artista plástico Claudimar Pereira. A mostra já foi premiada em São Paulo durante a 9ª Edição da Bienal Naifs do Brasil e está aberta a visitação pública gratuitamente.

As atrações

Ricardo de Pina, baterista e compositor pirenopolino, iniciou sua carreira em 1999 acompanhando artistas do cenário regional e nacional, como Nilton Rabelo, Débora de Sá e Gilberto Correia. Tem em seu currículo participações em gravações de discos, DVD’s, festivais e turnês pelo Brasil e América Latina. Em 2012 participou de um festival em Santiago, no Chile e, em 2015, integrou a equipe de músicos goianos durante a Virada Cultural de São Paulo. E não para por aí, em Goiás, Ricardo de Pina já tocou em festivais como no Canto da Primavera e Goiás Jazz Fashion.

O compositor pirenopolino tocará no DIVINO Lounge Café e promete um repertório inspirado em grandes compositores brasileiros e internacionais, como Tom Jobim, Milton Nascimento, Edu Lobo Miles Davis, Bille Holiday e Bille Jean.

Já o cantor e compositor Dante Ventura, que se apresenta no sábado (16), é vocalista da Guetsu, banda de pop-rock  reconhecida em Goiás durante apresentações nos principais festivais do Estado como o FICA, na Cidade de Goiás, e o Canto da Primavera, em Pirenópolis. Dante também já se apresentou ao lado de bandas de renome nacional como Skank, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii e O Rappa.

Sobre o espaço

O DIVINO Lounge Café está situado ao lado da Igreja do Bonfim e foi projetado no espaço da antiga recepção da Pousada Quinta Santa Bárbara. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e integra o Quinta Santa Bárbara Eco Resort, empreendimento hoteleiro que está em construção na cidade.

Serviço
Assunto: shows com Ricardo de Pina e Dante Ventura no DIVINO Lounge Café, em Pirenópolis
Data: sexta-feira (15/9) e sábado  (16/9)
Horário: 19h
Local: R. do Bonfim – Centro, Pirenópolis (ao lado da Igreja do Bonfim)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s