Estudantes participam de ação ambiental em Pirenópolis, na quinta

Ação será conduzida pela engenheira agrônoma Luíza Finoti e pelo geógrafo José Aloísio

Dando boas vindas à primavera, estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal de Pirenópolis participarão de uma palestra sobre importância da preservação e conservação de nascentes e área verde,  nesta quinta-feira, 28 de setembro, no Quinta Santa Bárbara Eco Resort – empreendimento em construção localizado no centro histórico. Os alunos serão recebidos com café da manhã e, sob a orientação de instrutores especializados, eles também realizarão um plantio simbólico de mudas de árvores do cerrado dentro da área de preservação ambiental do empreendimento.

A ação educativa iniciará às 8h15, e será conduzida pela engenheira agrônoma Luíza Finoti e pelo geógrafo José Aloísio, da Ambiental Consultoria. Os alunos são do quinto ano da Escola Municipal Luciano da Silva Peixoto, que receberão certificado de educação ambiental.

“É uma iniciativa para colocar em prática o conteúdo teórico dado em sala de aula. São pré-adolescentes e essa conscientização torna-se ímpar na formação deles”, diz a diretora da Escola, Nayra de Melo. Os estudantes também irão conhecer os cuidados adotados com o meio ambiente durante a construção do empreendimento e as medidas que serão adotadas quando o resort entrar em operação. No total, o Quinta Santa Bárbara Eco Resort está sendo construído em terreno de 60 mil m² e terá mais de 30 mil m² quadrados de área verde, desses a maior parte já está preservada.

As mudas plantadas pelos alunos serão apoiadas por um taco de madeira com sua identificação e o nome da escola; posteriormente, será eternizado por meio de placa posicionada junto a futura árvore plantada. “Dessa forma, no futuro, o estudante poderá ver a árvore plantada e sentir-se responsável pela contribuição dada ao meio ambiente”, destaca Josemar Borges Jordão, integrante do grupo empreendedor do Quinta Santa Bárbara Eco Resort. Ele informa que, juntamente com a escola, o empreendimento promoverá outras ações educacionais sobre o tema.

Após a ação educativa, a continuidade do replantio  será realizado por meio de uma empresa especializada com previsão de início durante o período de chuvas, a partir de outubro.  “O trabalho englobará mais de 1200 mudas, sendo todas espécies primárias do Cerrado, que originalmente compunham o ecossistema”, explica José Aloísio.  Juntamente com a escola, o empreendimento Quinta Santa Bárbara Eco Resort promoverá outras ações educacionais sobre o tema meio ambiente.

Vizinhança

Na sexta-feira, 29 de setembro, será a vez dos moradores da Rua Santa Bárbara participarem de um café da manhã para conhecer o empreendimento e acompanhar de perto a obra de infraestrutura para captação de água pluvial, que irá beneficiar parte do Bairro do Bonfim e a rua, que sofre constantes alagamentos nos períodos mais chuvosos, inclusive com inundação de casas. Essa obra também evitará o assoreamento do terreno e beneficiará o Córrego Pratinha, que recebe a maior parte das enxurradas oriundas do bairro. Essas águas escoadas na parte baixa da Rua Santa Bárbara serão amortecidas antes de desaguarem no Pratinha. No total, as duas ações envolverão mais de 150  participantes durante os dois dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s