Aparecida de Goiânia ganha condomínio horizontal no centro da cidade

Cidade com muitos vazios urbanos, Aparecida de Goiânia também tem se tornado também a cidade dos condomínios horizontais, que tem se revelado como uma ferramenta de ocupação e desenvolvimento urbano

Aparecida de Goiânia recebeu o lançamento de mais um condomínio horizontal, o Parqville Jacarandá. O empreendimento traz consigo um aspecto simbólico, que ilustra a realidade urbana do município. Enquanto a maioria é implantada nos bairros mais distantes, onde geralmente existem áreas disponíveis, este está situado bem no coração da cidade, no centro.

A localização privilegiada para o tipo de empreendimento só é possível graças à característica de vazios urbanos da cidade. Apesar do crescimento populacional recorde nos últimos anos, um levantamento da prefeitura de Aparecida de Goiânia estima que existem entre 50 e 70 mil lotes vagos em toda sua zona urbana.

“A proporção ainda é grande em comparação a outras cidades e, para estimular sua ocupação, o município tem incentivado a implantação dos condomínios horizontais nas áreas maiores, até porque eles funcionam inclusive como vetor de desenvolvimento de toda região”, diz Eduardo Oliveira, engenheiro e diretor da CINQ Desenvolvimento Imobiliário, empresa responsável pelo Parqville Jacarandá.

Só o Parqville Jacarandá abrigará mais de 400 residências em uma área de 290.400,00 m², a  poucos minutos da Prefeitura, do Aparecida Shopping, do novo Paço Municipal e de outros importantes equipamentos urbanos. Ele é o segundo da linha Parqville –  o primeiro denominado Parqville Pinheiros está em construção na Região do Setor Garavelo, também na cidade – desenvolvido com base no tripé segurança, lazer e acessibilidade.

Eduardo Oliveira acrescenta ainda que, além da  ocupação de vazios urbanos das cidades, os condomínios também contribuem com a valorização dos imóveis do entorno e, ainda, o aquecimento do comércio e dos empregos na região. “Basta observar os empreendimentos já entregues, eles transformaram a vizinhança”, diz.

Empregos e desenvolvimento

Eduardo Oliveira explica que a geração de benefícios dos condomínios horizontais para a cidade, especialmente para a vizinhança, ocorre em três momentos distintos. Inicialmente, com a obra de infraestrutura, feita pela construtora, há geração de empregos. Após a entrega dos lotes, chega o momento da construção das casas e continua trazendo oportunidades para arquitetos, engenheiros, trabalhadores da construção e também para o comércio varejista de material de construção.

Com a ocupação do condomínio, inicia uma outra fase de aquecimento perene. A nova população que passa a integrar o bairro gera o aquecimento do comércio local diariamente e continua gerando empregos na vizinhança. “Muda-se o perfil de trabalho, as vagas passam a ser para diaristas, babás, personal trainers, cuidadores de animais, jardineiros, motoristas, porteiros e assim por diante”, diz.

Ele lembra que  Aparecida de Goiânia vem incentivando a ocupação imobiliária, o que inclui a verticalização, e se preparou para isso, investindo em grandes eixos de tráfego que ligam o município à capital sem passar pela BR-153. Com isso, a cidade vem experimentando o fenômeno da valorização imobiliária. De acordo com dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (Creci-GO), entre 2013 e 2015, o preço do metro quadrado na cidade valorizou 23,5%, superando pela primeira vez na história a capital. Neste período, Goiânia ficou com valorização de 22,5%.

Mini-cidades

Para contemplar o desejo dos consumidores, os projetos assemelham-se a mini-cidades. São cada vez mais completos e, graças ao planejamento, conseguem inclusive evitar problemas urbanos. O Parqville Jacarandá, por exemplo, virá com as calçadas prontas para garantir uma padronização em seus recursos de acessibilidade. “Embora seja de responsabilidade do proprietário do lote, assumimos essa responsabilidade porque queremos encorajar o caminhar de todos os integrante da família: da criança, à grávida, passando por aqueles que tenham uma mobilidade reduzida e incluindo o idoso”, explica Eduardo.

O projeto prevê ruas sem cruzamentos, ruas exclusivas de pedestres, lombofaixas, vias sinuosas (levemente curvadas), entre outros diferenciais e inovações que levaram a CINQ Desenvolvimento Imobiliário receber o Prêmio Top Imobiliário 2016, o mais importante reconhecimento do setor imobiliário no Centro-Oeste, por seus atributos e inovações.

O Parqville Jacarandá terá 47 mil m² de área verde distribuídas em praças internas e áreas verdes, pistas de caminhada e ciclovia. E trará ainda outras inovações para promover a convivência entre vizinhos e interação social saudável: um espaço para a realização de feiras e eventos ao ar livre e uma capela ecumênica.

Sobre a CINQ Desenvolvimento Imobiliário

A CINQ Desenvolvimento Imobiliário iniciou suas operações no mercado goiano em 2013, momento em que se dedicou a pesquisas e planejamento para preparar projetos de urbanismo inteligentes, assertivos e que valorizam as pessoas. O objetivo é criar projetos de vida inovadores, integrando forma e função, em harmonia com o meio ambiente e a comunidade. Seus idealizadores acreditam e professam que uma boa empresa é construída por pessoas de bem e apaixonadas pelo que fazem. A empresa conta ainda com importantes parcerias: a Vectra Engenharia, na área de construção, e a URBS RT Lançamentos Imobiliários, na comercialização.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s