Pesquisadores da dança trazem uma nova visão do sertanejo para os goianienses

O sertanejo é um dos estilos musicais mais conhecidos pelos brasileiros. Agora, além de ouvir este som, os goianienses estão aprendendo a dançar este gênero musical que foi transformado em um ritmo da dança de salão

Este slideshow necessita de JavaScript.

O famoso “sertanejo universitário” nasceu em Goiânia, mas a dança desse estilo de música vem crescendo com toda força fora do Estado. Mais precisamente em São Paulo, onde vive o professor e dançarino Lucas Oliveira que veio à Goiânia, no último dia 8 de outubro, para ministrar o primeiro curso de capacitação em dança sertaneja. O evento foi realizado no Clube SESI Ferreira Pacheco e contou com a participação de dezenas de pessoas.

“Em São Paulo o a dança do sertanejo está estourada e os eventos recebem mais de duas mil pessoas por noite. Aqui em Goiânia ainda existe a necessidade de desmistificarmos o que entendemos do sertanejo. Existe algo por trás deste estilo musical que vai muito além de sentar em um bar, beber com os amigos e afogar as mágoas. Foi por isso que realizamos este curso de capacitação”, explica o professor de dança e organizador do evento, Diogo Said.

Por trás da assistente administrativa Jaquelina Souza (21) existe uma dançarina e amante do sertanejo. Foi exatamente por isso que ela foi uma das primeiras a se inscrever para o curso ministrado pelo paulistano. “Senti uma energia diferente quando comecei a ver os vídeos do Lucas Oliveira, por isso quando soube que ele estaria aqui na minha cidade eu abracei essa oportunidade com todas as minhas forças. Tivemos um aprendizado riquíssimo, tanto teórico quanto prático, e foi ai que eu pude compreender do porquê dançar o sertanejo daquela maneira e como ter uma construção corporal bacana para a dança do sertanejo”, conta.

 

Durante o período matutino, Lucas Oliveira, que também é sócio e idealizador do Sertanejo Mix, foi o protagonista do curso de capacitação voltado para profissionais, dançarinos, coreógrafos e estudantes da área da dança. A tarde do último domingo também foi agitada. É que cerca de 40 pessoas estiveram presentes em um aulão na casa de eventos Cruzeiro 21, no Setor Sul. O encerramento do cronograma ficou por conta de uma mega baile com música ao vivo, quando os participantes da aula coletiva puderam colocar em prática tudo que aprenderam.

“A vinda do Lucas foi para fomentar um grupo de pessoas que quer estudar sertanejo, fazer uma reciclagem periódica ou até mesmo se atualizar com relação a esse novo estilo de dança. Em Goiânia há profissionais ótimos, mas a maioria deles não tem condições de viajar para estudar fora com a frequência que seria necessário. Além disso, é preciso abraçar mais o que é nosso. Estamos na terra do sertanejo universitário, mas ainda temos uma visão primária do que é este estilo musical, precisamos nos atualizar enquanto dançarinos desse rítmo”, completa o professor Diogo.

O Sertanejo Universitário

Sertanejo é um subgênero musical originalmente brasileiro que surgiu como uma espécie de variação ou uma “urbanização” da música caipira, onde são utilizados instrumentos artesanais e típicos do Brasil-colônia, como a viola, o acordeão e a gaita, algo voltado para o público rural do Brasil. O gênero é caracterizado pela melodia simples e melancólica das músicas, bem semelhante à música caipira, só que agora com um pouco mais de humor, mais agitada e, com certeza, mais dançante e mais urbana.

Enquanto a música caipira tinha uma temática baseada na vida do campo, os sertanejos mudaram essa temática para agradar o grande público das cidades, adotando temas como amor e traição. Ocorreu o cuidado particular em se evitar o termo “caipira”, visto com preconceito por grande parte da população. Nos anos 90, houve no Brasil uma grande exploração comercial da música sertaneja, começando com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, passando posteriormente para uma grande quantidade de duplas, tendo seu auge entre os anos de 1988 e 1990.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s