[Aguçando Paladar] De um petisco prático, o popular hambúrguer ganha status de prato gourmet

Criatividade de chefs para dar novas cores e sabores ao lanche não tem limites. Eles usam carnes nobres, combinações inusitadas e novas formas de preparo, tudo para agradar os mais refinados paladares

Sanduíche Varandas, do chef Allan Cassimiro

Diferente do que muitos possam pensar o hambúrguer não foi descoberto pelos nortes-americanos, mas foi o sanduíche que descobriu as terras do Tio Sam e de lá se popularizou pelo mundo. A refeição veio da Alemanha e chegou ao continente Americano no século 19, trazido por imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo, daí o nome. Nos EUA, ele era muito consumido por marinheiros norte-americanos, que buscavam mastigar algo enquanto trabalhavam. Mas ao longo de décadas, o famoso sanduíche ganhou o mundo e hoje tem status de prato gourmet.

Nesse sentido, a criatividade de chefs para dar novas cores e sabores ao petisco não tem limites. Um exemplo é o Sanduíche Varandas, do chef Allan Cassimiro proprietário do AC Burguers, food truck que está funcionando no recém-inaugurado Varandas Food Park, localizado em frente ao Parque Cascavel, no Jardim Atlântico na região sul da capital. Lá, entre seis variedades de hambúrgueres, ele oferece o Varandas, desenvolvido com exclusividade para o novo food park da cidade. “No ‘sanduba’ vai um hambúrguer de fraldinha, mussarela de búfala, avelãs e castanhas do Pará, tomate cereja, alface e um toque de azeite de baunilha”, conta o chef.

Além de carnes nobres, ele usa em seus sanduíches ingredientes típicos da alta gastronomia como os queijos gruyere (suíço) e gouda (holandês). Os molhos e acompanhamentos também fazem um convite aos paladares mais refinados, como o uso do tomate confit, que é cozido lentamente submerso no azeite, com alho e manjerona.

De acordo com Allan Cassimiro, um bom hambúrguer precisa ter  suculência, maciez e uma identidade única em seu sabor e no visual. Ele conta que desenvolveu uma técnica própria de preparo. Mas para Allan, o principal diferencial de seus hambúrgueres está no processo de fabricação dos pães, carnes e molhos, feito de forma 100% artesanal. “Eu não pressiono a carne e, assim, ela fica mais aerada, o que facilita na entrada do calor na hora do cozimento, e consequentemente, a gordura é  mais dissolvida”, explica Cassimiro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s