Vacinação em dia, nas férias, pode evitar surtos e até epidemias

Especialista alerta sobre a importância de estar em dia com a carteira de vacinação antes de viajar neste período do ano

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entre o fim de um ano e início de outro, muitas pessoas tiram férias e, quando podem, viajam com amigos ou família. Nestes roteiros de lazer, entretanto, é importante se precaver quando o assunto é saúde. É preciso evitar contágio por doenças, em função da passagem por locais com grande circulação de pessoas em cidades, estados ou países onde há agentes infecciosos contra os quais nosso corpo ainda não desenvolveu imunidade, ou seja, imunização. Uma das medidas de prevenção mais importantes destacada pela médica infectologista da clínica Vacina Express, Carolina Abraão, é a atualização da carteira de vacinação.

“Seja para crianças ou adultos, as viagens de férias são momentos importantes de verificar se todas as doses das vacinas recomendadas foram tomadas. Isso pode garantir maior proteção através das vacinas disponíveis para as infecções que podem crescer neste período, como as gripes, meningite, pneumonias, varicela, sarampo, caxumba, rubéola, dengue e, recentemente como temos visto, a febre amarela”, explica Carolina.

Caso esteja programando uma viagem para um local diferente, o indicado é consultar a carteira de vacinação. Depois disso, é preciso procurar uma clínica que esteja apta a analisar quais as vacinas vão ser necessárias e, claro, que estejam disponíveis. Foi o que fez a fotógrafa e editora, Debora Garcia, ao procurar uma clínica particular por querer resolver a situação de forma mais rápida. “Eu viajo muito a lazer e a trabalho, nesta época do ano principalmente. E como eu vivo na correria achei melhor ir a uma clínica onde sabia que eu iria encontrar as vacinas eu precisava, e foi o que eu fiz”, conta.

A situação ainda preocupa autoridades e especialistas devido a uma pesquisa recente levantada pelo laboratório farmacêutico GSK. Os números revelaram que 64% dos brasileiros adultos não estão com a caderneta de vacinação em dia. Na pesquisa, 89% reconhece a importância das vacinas, mas 33% “não sabem muito bem” quais vacinas estão disponíveis para sua faixa etária. “Isso mostra que as pessoas não têm dado a devida importância à vacinação, e isso é grave. Não deixem de se imunizar, um surto ou até mesmo uma epidemia pode custar muitas vidas”, alerta Carolina Abraão.

No Brasil

Dentro do Brasil, a maior ameaça para quem viaja é o Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus – esse último apontado como causador do surto de casos de microcefalia no Nordeste. “Muitas pessoas não sabem bem, mas é possível se vacinar contra a dengue”, diz a médica. Quem vai para as praias do Nordeste também precisa ter cuidado com o sarampo, que voltou a circular com força em alguns estados. A proteção vem por meio da tríplice viral.

No exterior

Para quem vai sair do país é importante ficar atento ao Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, CIVP. O CIVP é um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. Desde julho deste ano, o certificado só é emitido para requerentes que comprovarem que viajarão ou realizarão conexão em algum dos países que exigem o certificado. A lista de países que exigem o documento é divulgada pela Organização Mundial de Saúde – OMS (http://www.who.int/ith/en/). “Normalmente as vacinas para quem vai sair do país, dependendo do local de destino, são as de Hepatite A, Raiva, Poliomielite e Febre Tifóide e Amarela”, esclarece Carolina.

Sobre Vacina Express

A Vacina Express é o primeiro centro de vacinas de Aparecida de Goiânia, localizado próximo ao Buriti Shopping. É acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), além de ser o único da região que possui equipamentos de última geração como, por exemplo, a câmara de conservação portátil que pode transporta vacinas para qualquer local, e as câmaras frias que funcionam por até 72 horas sem energia e que possuem um sistema que avisa por telefone caso algum problema de temperatura seja identificado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s