Saúde bucal é alvo de ação empresarial

Iniciativa da FR Incorporadora em parceria com o Seconci-Goiás presta atendimento odontológico gratuito para trabalhadores nos canteiros de obra

Alexandro Sousa

De acordo com um estudo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), apenas 18,5% dos brasileiros se dispõem a pagar um plano odontológico. De olho nessa realidade, e com foco no bem-estar do funcionários, a FR Incorporadora mantém ativo o trabalho realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-Goiás), que leva um consultório odontológico móvel para atender os funcionários nas obras. Desde 2016 o programa itinerante já atendeu 591 trabalhadores, realizando 552 tratamentos odontológicos completados.

O atendimento gratuito é feito em um trailer odontológico equipado para procedimentos odontológicos básicos, como profilaxia, periodontia, restauração, aplicação de flúor, pequenas extrações e atendimentos de emergência.  Para procedimentos mais complexos, o trabalhador é encaminhado à sede do Seconci-Goiás, no Jardim América, onde funcionam seis consultórios odontológicos.

Atualmente, a unidade móvel para tratamento de saúde bucal está no canteiro do residencial Parque Imperial, empreendimento da FR Incorporadora no Jardim Imperial, em Aparecida de Goiânia. Alexsandro Pereira de Sousa, 33, é administrativo de obras e sempre usufrui dos serviços oferecidos pelo trailer. “Nessa temporada, já fiz uma limpeza, algumas obturações e tive um diagnóstico de um canal, que será feito na sede do Seconci”, explica.

Além dele, a filha de 10 anos de idade  e a esposa também fazem tratamento odontológico gratuito na sede. Para Alexandro, é um conforto poder fazer os tratamentos durante o expediente, sem filas, com qualidade e sem precisar se ausentar durante todo um dia para procedimentos como esse. “Tem também a questão da economia, já que nem eu nem minha família pagamos pelos tratamentos, como esse canal que feito em consultório particular ficaria muito caro”, comemora.  O consultório móvel irá permanecer na obra até o mês de fevereiro do ano que vem.

Morosidade no atendimento público

A análise do IESS estudou as respostas dadas em questionários respondidos por 50.692 voluntários e aponta que apenas 18,5% dos brasileiros bancam um plano odontológico. O trabalho foi feito com base em dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde.  Outro problema, segundo a pesquisa, é a pouca informação e o tempo de espera por atendimento na rede pública, o que afasta ainda mais os brasileiros dos cuidados com a boca.

A FR Incorporadora aderiu ao projeto desenvolvido em parceria com o Seconci-Goiás há mais de quatro anos. Segundo o diretor da empresa, João Artur Rassi, a procura pelo trailer odontológico é sempre grande e a passagem dele pela obra é sempre desejada. “Esse é um programa importante para cuidarmos do bem-estar dos nossos colaboradores. É uma iniciativa simples, mas que se reflete em melhoria na autoestima, na produtividade e até no convívio entre as pessoas”, estima Rassi. Ele lembra ainda que o programa também é voltado para cônjuges e filhos dos colaboradores.

Males além da boca

Quem pensa que a falta de cuidados com os dentes evita somente as cáries e a perda de dentes está enganado. Uma boa escovação está diretamente ligada à manutenção da boa saúde. O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) tem estudos que apontam que pessoas com periodontite (inflamação crônica na gengiva), além de ter risco de perder os dentes e de ter cáries, são mais vulneráveis ao infarto, derrame, embolia pulmonar e perda total da visão, entre outras complicações provocadas pela formação de coágulos na corrente sanguínea.

Confira a seguir outros males que podem ocorrer pela falta de cuidado com a saúde bucal.*

DOENÇAS PERIODONTAIS – Gengivite, periodontite e retração gengival são doenças que afetam a área da gengiva e podem decorrer da falta de escovação. Esses quadros ainda podem levar à perda do elemento dental, e também a doenças sistêmicas graves.

MAU HÁLITO – Com a falta de higiene correta da boca, ocorre o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, na gengiva e na língua. Além de irritar e inflamar toda a região bucal, também pode aumentar a produção de odores desagradáveis que são expelidos por esses micro-organismos instalados na boca.

CÂNCER E LESÕES MALIGNAS – Qualquer tipo de inflamação e infecção no organismo que não seja tratada, pode desenvolver lesões celulares irreversíveis. Por isso é preciso ter muito cuidado! Estas lesões influenciam o comportamento maligno de multiplicação das células, podendo originar tumores ou lesões cancerígenas.

CÁRIES E CANAIS – Entre as principais preocupações quando se trata de saúde bucal, a cárie pode ser originada da falta de escovação adequada e periódica limpeza feita no consultório odontológico.

ENDOCARDITE BACTERIANA – Esse é um dos problemas mais sérios originados pela falta de higiene bucal. A endocardite bacteriana é uma infecção que afeta diretamente o coração, e pode levar até mesmo à morte. Um simples sangramento na boca pode permitir que as bactérias bucais entrem no sistema sanguíneo e atinja válvulas ou tecidos, causando danos ao revestimento do coração. Portanto, portadores ou pessoas com predisposição a problemas do coração devem consultar o médico e o dentista regularmente e tomar cuidados extras na higiene diária.

AFTAS – Apesar de não se conhecer uma causa específica para o aparecimento de aftas, sabe-se que a má higiene bucal pode contribuir para o seu surgimento e dificultar sua cura. Os ferimentos na mucosa da boca têm coloração branca e avermelhadas ao redor e costumam causar dor e desconforto, especialmente na hora da alimentação e na higienização.

* Fonte: Associação Brasileira de Odontologia (ABO)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s