[Diário do Turista] Exposição sobre Pirenópolis segue até final deste mês

Por Johny Cândido

O artista Claudimar Pereira retrata em estilo naif a cultura e costumes da cidade histórica. Exposição tem visitação gratuita

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os turistas e pirenopolinos têm até o final de janeiro para apreciar a exposição “Cultura do Divino em Pirenópolis”, do artista plástico Claudimar Pereira. As telas estão expostas na galeria do Quinta Santa Bárbara Eco Resort e no Divino Lounge Café, ao lado da Igreja do Bonfim, em Pirenópolis, e tem entrada gratuita. Além da mostra, as telas estão disponíveis para venda e parte da renda arrecadada com as obras do artista será destinada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade. A exposição com mais de 30 obras, sendo algumas inéditas, já foi premiada em São Paulo na 9ª Edição da Bienal Naifs do Brasil.

Considerado o “Poteiro” de Pirenópolis, principalmente por sua habilidade com o pincel e seu reconhecimento na região, o artista e também ambientalista desenvolve projetos com a proposta de preservação da cultura regional e do bioma Cerrado. Por meio de sua arte, Claudimar Pereira tem levado a beleza histórica e ecológica e a cultura da cidade para o mundo. Seus quadros já foram expostos nas cidade de Goiânia, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e em outros países como Alemanha e República-Tcheca.

“Apesar de já ter exposto as obras em vários locais do Brasil e do mundo, para mim é uma emoção muito particular expor em Pirenópolis. Aqui é minha cidade, minha cultura, meu povo”, diz orgulhoso.

Nascido em Pirenópolis, Claudimar iniciou a carreira em 1996, pintando aquarela sob papel e, aos poucos, foi adotando pintura a óleo, técnica mais tradicional de pintura aplicadas em superfícies de madeira ou tela de algodão cru. Aprimorando o desenvolvimento da sua expressão artística, ele explora as paisagens de Pirenópolis, exteriorizando uma linguagem voltada à tradição, costumes, ecologia, arquitetura e folclore em estilo Naif, que traz uma sensibilidade bucólica na percepção das coisas e uma representação das imagens em formato de “desenhos infantis”.

O artista acredita que a exposição na cidade onde nasceu será mais uma oportunidade para mostrar aos turistas do Brasil e do mundo a arte naif à goiana mas, ao mesmo tempo, em razão do cunho solidário da mostra, auxiliar os trabalhos da Apae de Pirenópolis, unindo a arte à filantropia. “Com essa proposta, além de divulgar a nossa cultura regional para um maior número possível de pessoas e incluindo gente de toda parte do mundo, uma vez que Pirenópolis está recebendo a cada dia mais turistas internacionais, vamos colaborar com uma instituição tão atuante e importante na cidade”, diz.

A exposição de Claudimar Pereira marcou a inauguração do DIVINO Lounge Café, construído em espaço tombado como patrimônio histórico da cidade.  O bistrô integra o projeto Quinta Santa Bárbara Eco Resort, empreendimento hoteleiro que está sendo construído ao lado da Igreja do Bonfim, e tem programação, cultura e gastronomia aberta ao público. Que tal se alimentar de um pouco de arte acompanhado de um apetitoso menu?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s