Empresa investe na qualidade de vida de sua equipe e tem bons resultados

Lanches saudáveis e incentivo a prática de exercícios são programas de simples execução que contribuem com a saúde de funcionários

Este slideshow necessita de JavaScript.

Trabalhadores mais felizes e com melhor qualidade de vida produzem mais e melhor. A informação pode parecer óbvia, mas ainda sim o Center for Positive Organizational Scholarship (da Universidade da Califórnia) realizou, entre os anos de 2014 e 2015, um estudo com 1,2 mil trabalhadores e que mediu a correlação entre felicidade e produtividade. A pesquisa constatou que colaboradores com alta avaliação no fator bem-estar e qualidade de vida no trabalho têm desempenho 27% superior, 125% menos esgotamento, 32% mais comprometimento com a organização e 46% mais satisfação com a atividade desempenhada (independentemente do setor e da ocupação).

A teoria defendida no estudo há um bom tempo tem sido colocada em prática por grandes empresas, que têm investido em programas internos de promoção do bem-estar de seus colaboradores. Em Goiás por exemplo, a URBS RT, uma das maiores empresa do setor imobiliário no Estado e que conta com uma equipe de 355 pessoas entre corretores e funcionários efetivos, oferece o programa  Movimento Bem-Estar. O objetivo é valorizar a qualidade de vida dos corretores e colaboradores, que mesmo com uma rotina bastante agitada, precisam tirar um tempo para cuidar da saúde.

Segundo a diretora da empresa, Angelina Carvalho, a iniciativa visa o “estímulo à mudança de atitude e a conscientização para uma vida mais ativa e saudável por meio da prática de atividades físicas regulares, de forma segura, e bons hábitos alimentares”.

O Movimento Bem-Estar promovido pela URBS RT atua em dois eixos principais que aliam a prática de atividade física acessível, prazerosa e segura a bons hábitos alimentares. Dessa forma, as terças-feiras se tornaram o dia da fruta na empresa, saindo de cena o bolo, enroladinho, pão de queijo e outros quitutes, para dar lugar à banana, pera, maçã, goiaba ou mesmo uma salada de frutas.

Personal trainer
Todas as terças e quintas ocorrem treinamentos funcionais, que estão abertas aos funcionários da empresa. A atividade é realizada em frente ao Batalhão da Tropa de Choque da Polícia Militar, no Setor Marista, sempre a partir 18h30, e com um acompanhamento de um personal trainer contratado pela empresa.

Segundo Angelina Carvalho, muitos colaboradores elogiaram a iniciativa da URBS RT e o interesse pelos treinamentos cresce a cada dia. “Além do benefício para a saúde, o programa tem resultado num envolvimento e numa integração muito grande entre a equipe. Isso é ótimo para a empresa”, diz a diretora.

Segundo o educador físico e o personal trainer que acompanha os colaboradores da URBS RT, Bruno Cardoso, o treinamento funcional é um método utilizado por praticantes que  buscam melhorar o desempenho em atividades do seu dia a dia ou em alguma atividade específica.

Segundo o profissional, os benefícios desse tipo de atividade física são inúmeros e incluem melhora no condicionamento físico, emagrecimento, melhora na postura, na coordenação motora, lateralidade, equilíbrio entre outros. “Um dos pilares do treinamento funcional é o fortalecimento do core, que é o centro de força do corpo e inclui os músculos do abdômen, da região lombar, pelve e quadril que respondem pela estabilização da coluna vertebral”, explica Cardoso. Na avaliação do personal trainer o grupo de colaboradores da URBS RT que já estão participando do treinamento estão super motivados.

Adeus, sedentarismo
Uma das participantes do Movimento Bem-estar é Kelen Cristina Andrade, 38 anos, que trabalha no departamento jurídico. Ela está na empresa há 12 anos e depois do expediente ainda encara uma jornada como dona de casa, mas isso não a impediu de mudar de hábitos. “Eu tenho hérnia de disco na coluna, e desgaste nas patelas do joelho e com esses problemas todos era 100% sedentária”, diz.

Há quase dois meses as noites de terças e quintas de Kelen são diferentes. Ela se reúne com colegas de trabalho em frente ao batalhão da tropa de choque da Polícia Militar, no Setor Marista, e participa de treinos funcionais orientados pelo personal trainer.

Perguntada se teve medo de fazer atividade física devido aos problemas de saúde, Kelen respondeu que não. “Talvez um pouco de receio, mas estive no médico antes, fiz exames. Não é porque tenho problemas que não posso. Ao contrário tenho que fazer alguma atividade física. Todo mundo tem uma limitação ou outra, mas ficar parada é pior”, enfatiza.

Segundo ela, os efeitos já começaram a ser percebidos. “Para mim tem sido maravilhoso. Antes sentia muitas dores, hoje é praticamente zero. Também tenho mais disposição”, conta a colaboradora da URBS RT.

Empolgada com a prática dos exercícios, Kelen Andrade já tem até uma sugestão para o programa, que os treinos passem de duas para três vezes por semana. “Nem todo mundo pode fazer uma academia, principalmente pessoas como eu que precisam de um atendimento personalizado”, diz.

Movido a endorfina
Já o corretor de imóveis Jefferson Rafael Batista, 30 anos, diz que mesmo antes do Movimento Bem-Estar da URBS RT sempre manteve uma rotina regular de prática de exercícios, mas nem por isso ele dispensou sua participação no programa interno desenvolvido pela empresa.

Todos os dias às seis da manhã faz musculação, inclusive aos finais de semana. Depois do trabalho pratica corrida e  anda de bicicleta. Ele também cuida da alimentação, prepara a própria comida, desde os lanches  até as refeições principais, e faz consultas regularmente com nutricionista.

Jefferson diz que aderiu ao programa Movimento Bem-Estar para retomar o treinamento funcional que havia parado. “A verdade é que gosto mesmo [de praticar esportes]. Fiz funcional por muito tempo, mas parei por falta de turma. Acho que é uma modalidade que tem um gasto calórico gigantesco, que a musculação não tem”, opina. Jefferson acredita ainda que a formação do grupo de treinos traz ainda ganhos de relacionamento. “É outra energia”, diz.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s