Dia Internacional da Mulher: Nem mil adjetivos conjugam uma mulher

Deluca compôs a música Mil Adjetivos depois de observar as mulheres com as quais convivia, em especial a esposa Amanda Altino

O Dia da Mulher é muitas vezes marcado por presentes simbólicos, como flores, em especial rosas, e homenagens que reforçam a sensibilidade das mulheres.  A dupla sertaneja Dyogo & Deluca faz sua homenagem a elas com uma música especial: Mil Adjetivos, que incentiva auto-valorização e a beleza natural de cada uma. “Chama a atenção apenas com esse brilho desse seu olhar”, diz o refrão.

As situações da canção refletem o dia a dia típico das mulheres, que alimentam uma vaidade quase extrema: “Três horas no salão, mas olha que bobagem”. O compositor fala também do dilema da falta de roupa pra sair, outra queixa típica do público feminino, mesmo tendo um armário repleto de opções.

Deluca compôs a música Mil Adjetivos depois de observar as mulheres com as quais convivia, em especial a esposa Amanda Altino, na época sua namorada. “Percebi que ela gostava de se arrumar demais, mas, para mim, não precisa de nada disso, ela tem uma beleza natural”, elogia.

O companheiro de dupla, Dyogo, que também contribui com no processo de criação das canções, corrobora com a ideia de que as mulheres se cobram demais. “É notório principalmente para nós que vivemos nas baladas e shows noturnos que elas se preocupam muito em estar bem apresentadas. Isso nem sempre é o mais importante, a beleza natural já é suficiente”, diz.  Para Dyogo, esse momento em que as mulheres estão se unindo em prol de um empoderamento coletivo, é importante que “os homens façam a parte deles”. “Estamos declarando nosso respeito por elas. Nossa arte é a forma de dizer isso”.

A Mulher homenageada
A música foi lançada em no ano passado, durante a gravação do DVD da dupla, e agradou em cheio à plateia feminina. “Foi um momento lindo e mágico, só de lembrar me arrepio”,  recorda Amanda Altino. Para ela, mais do que uma melodia agradável, a letra conquistou o coração dela e de todas as fãs porque trata do empoderamento feminino por aquilo que a mulher é naturalmente – e vai na contramão do que a sociedade impõe com relação à exigência de um padrão estético que beira a perfeição.

“A sociedade cobra para que as mulheres estejam sempre bem arrumadas e isso resulta num comportamento exagerado, que envolve gasto com roupas caríssimas, maquiagem e cabelos sempre impecáveis. Essa música empodera a mulher, e mostra que precisamos de pouco para sermos felizes”, finaliza.

Empoderamento feminino através da música
O empoderamento é uma consequência do movimento feminista e, mesmo estando interligados, são coisas diferentes. A consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero resume um pouco do que o que acontece hoje com o termo, que está em alta.   Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si. E isso vem se tornando cada vez mais comum no mundo da música, um bom exemplo é a cantora Anitta. Ela lançou vários hits, expandiu sua carreira, e mesmo no auge de sucesso enfrenta muito preconceito. Com tudo ela toma para si a posição de alguém que busca empoderamento e quebra de padrões, tabus e preconceitos.

Ela surpreendeu a todos com um discurso empoderador durante uma apresentação no festival Villa Mix, no Rio:  “Uma vez eu peguei um cara que falou assim para mim _ ‘Se tu fosse minha mulher, a primeira coisa que ia mudar é esse rebolado aí na frente dos outros, aí eu falei, ‘entendi, para me pegar é legal, para ser tua mulher não dá’. Hipocrisia é que não dá, sabe por que? Eu prefiro ficar sozinha do que ser subordinada”.

A dupla Dyogo & Deluca

Assista o vídeo clipe da música Mil Adjetivos:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s