Trailer odontológico leva tratamento gratuito à trabalhadores de obras em Goiânia

Segundo Associação Brasileira de Odontologia, no Brasil são 27 milhões de pessoas que nunca foram a um dentista. O Projeto do Seconci-Goiás ajuda a mudar esse panorama. Instituição estará neste mês de março com sua unidade móvel de atendimento odontológico  funcionando na obra do Persona Bueno By Brasal

Trailer odontológico do Seconci Goiás (Foto – Divulgação)

 

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), apontam que ainda há 27 milhões de brasileiros que nunca foram a um dentista, por falta de informação ou por falta de acesso ao serviço. Um dado preocupante, uma vez que comprovadamente há relações entre a saúde bucal e doenças cardíacas, pulmonares, diabetes e hipertensão. Sem falar na questão da auto-estima que influencia nas relações sociais, de amizade, de namoro e até no trabalho.

A recomendação da ABO é de que a ida ao dentista seja a cada seis meses, o que é difícil para muitas pessoas, seja pela falta de tempo ou de acesso ao serviço. Por isso projetos como o do  Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-Goiás), desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Sesi), que leva uma unidade móvel de assistência odontológica às obras de empresas associadas para atendimento aos trabalhadores. Desde 2016 o programa itinerante já atendeu cerca de três mil trabalhadores. A unidade móvel estará neste mês de março na  obra do Residencial Persona Bueno By Brasal, que atenderá mais de 80 colaboradores da Brasal Incorporações. O Trailer ficará na obra das 7h às 11h da manhã.

O atendimento gratuito aos operários nos canteiros de obra é feito em um trailer equipado para procedimentos básicos, como: limpeza, periodontia, restauração, aplicação de flúor, extrações e atendimentos de urgência.  Para procedimentos de endodontia(canal) e cirurgia, o trabalhador é encaminhado à sede do Seconci-Goiás, no Jardim América, onde funcionam nove consultórios odontológicos.

Para Daniela Figueiró de Almeida, coordenadora odontológica e responsável técnica do Seconci Goiás, a saúde bucal ainda não é uma prioridade para os brasileiros. “Na hora do atendimento notamos que são muitos os casos de pessoas que nunca  foram ao dentista, por falta de informação e/ou acesso ao serviço seja ele público ou particular”, conta.

O ajudante de eletricista da Brasal Incorporações, André Cruz Pereira Lima Barbosa, 28 anos, é natural do Tocantins e segue na contramão da maioria das pessoas. Ele conta que, além de se cuidar muito, sempre que vai ao dentista passa por poucos procedimentos, já que sempre toma os cuidados preventivos. “Desde sempre tive cuidado com minha boca. A iniciativa da empresa no entanto é muito bacana, pois recentemente precisei fazer uma pequena restauração e fui direto ao Seconci. Agora com o trailler na obra aproveitei para uma manutenção, fiz limpeza e aplicação de flúor, ganhei tempo e mais saúde”, diz.

(Foto – Silvio Simões)

Serviço:
Trailer Odontológico – Seconci Goiás
Onde: Obra do Residencial Persona Bueno By Brasal (Endereço: Rua T. 27, Quadra 79 Lote 06/08 – St. Bueno)
Quando: Até 30 de março, das 7h às 11h da manhã

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s