Serviços domésticos chegam ao mercado de permuta

Profissionais liberais que trabalham com as chamadas “coisas de casa” encontram grandes oportunidades de negócio em plataforma de trocas multilaterais

Não se fazem empregados domésticos como antigamente, e ainda bem que não. Esse tipo de atividade mudou e muito, com as transformações da própria família brasileira, se modernizou. Profissionais que trabalham com serviços do lar se especializaram e segmentaram seu trabalho. Hoje é mais fácil encontrar profissionais liberais que oferecem os serviços de diarista, passadeira, babá, jardineiro do que contratar uma única pessoa somente para cada uma dessas atividades.

De acordo com o economista Hildete Pereira de Melo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e o professor de Economia e coordenador do Escritório de Negócios em Administração (ENEAD) da Unopar, Luiz Fernando da Silva, os serviços domésticos especializaram-se e valorizaram-se. “É como eu ir à academia ou contratar um personal trainner. Uma diarista, por exemplo, é como o instrutor da academia que atende a vários clientes ao mesmo tempo e presta um serviço exclusivo e personalizado. Por isso custa mais caro”. Portanto, essa mudança no perfil desses profissionais que prestam esses serviços domésticos trouxe também uma série de oportunidades para trabalhadores autônomos que conseguem ter uma renda mensal bem maior, com a valorização de sua mão-de-obra e a possibilidade de atender vários clientes.

Dentro dessas mudanças para profissionais liberais que prestam serviços para o lar, o mercado de permuta tem sido um espaço de muitas e grandes oportunidades de negócio. Pensando nisso, o empresário e diretor da plataforma de permutas multilaterais  XporY.com, Rafael Barbosa, buscou novos parceiros nessa área de serviços para a manutenção de residência ou empresa. “Percebemos que a procura por serviços domésticos estava muito grande e começamos a captar pessoas e empresas que prestassem esse tipo de trabalho pra conseguir agradar os integrantes da plataforma”, relembrou Rafael. A XporY.com promove trocas de serviços e produtos entre seus associados por meio de uma moeda virtual, denominada X$, que tem o mesmo valor do Real.

Facilidade

O chef de cozinha Pedro Ernesto, associado à XporY.com, contratou o trabalho de uma diarista pela plataforma para fazer a limpeza de sua casa e ficou muito satisfeito. “Nossa me surpreendeu o trabalho da diarista que contratei, pois imaginei que por eu estar pagando com moeda virtual ela fosse fazer um serviço não tão bom. Agora, essa será mais uma despesa que vou poder pagar em X$”, conta.

Elodia Ferreira, 54 anos, trabalha como diarista há seis anos e se associou à XporY.com no final do ano passado por indicação de um amigo. Na plataforma ela oferece seu serviço de diarista de luxo. “Oferecendo minhas diárias na XporY eu percebi que estou divulgando ainda mais o meu trabalho e prospectando novos clientes e para mim não tem diferença alguma em fazer o serviço em X’s ou em Reais, o mesmo valor que cobro em uma modalidade de pagamento é cobrado na outra”, explica.

Aos 12 anos de idade Elodia começou a trabalhar como doméstica e passou por um total de cinco casas de família ao longo de 30 anos. “Já tem seis anos que eu trabalho como diarista e apesar de gostar e ter trabalhado por muitos anos como doméstica acho que é mais vantajoso financeiramente pra mim ser uma funcionária liberal. Afinal, eu mesmo faço meus horários e consigo ganhar mais e ter qualidade de vida”, disse.

Outro exemplo de profissional liberal  na plataforma é o Nederland Ferreira, 37 anos, que presta o serviço de Marido de Aluguel há 10 anos. Ele se cadastrou na XporY.com no meio do ano passado e diz que ser associado à plataforma tem ajudado a divulgar seu trabalho. “Eu resolvi entrar na XporY por indicação de um amigo, que me falou muito bem da plataforma. Percebi que assim eu poderia prospectar novos clientes e ainda divulgar o meu serviço”, disse Nederland.

Serviços domésticos oferecidos na XporY.com

Diarista – Diarista de luxo por até quatro horas de trabalho, com a agendamento de segunda a sábado, após as 16hs e aos domingo em período matutino ou vespertino. Sendo que os materiais de limpeza são de responsabilidade do contratante. “Os serviços que podem ser realizados dentro das quatro horas são: arrumar a sala e passar o aspirador de pó, limpar os quartos, limpar os banheiros, inclusive azulejos e tirar o lixo, lavar quintal e/ou sacada, descongelar e limpar a geladeira, limpar o fogão, limpar paredes, teias de aranha, janelas e portas, limpar o chão, aspirar o sofá, passar lustra móveis em tudo depois de limpo e outras coisas a combinar”, disse a diarista Elodia Ferreira. “Tudo limpo e em bem cuidado ao seu gosto e com cuidado de mãe”, brincou.

Passadeira – Passadoria realizada por um profissional que leva o ferro profissional, tábua e acessórios para a realização do serviço. O pacote é válido para o período vespertino (13h30 até 17h) de segunda a quinta-feira, sujeito à disponibilidade de horário e é válido somente para os seguintes setores/bairro de Goiânia: Marista, Bueno, Alto da Glória, Jardim Goiás, Pedro Ludovico, Serrinha, Bela Vista, Nova Suíça, Jardim América, Parque Amazônia. Caso seja bairro próximo, vale questionar antes.

 

Limpeza de sofá – Limpeza e higienização de sofá com dois lugares, retrátil e reclinável com almofadas fixas, caso almofadas sejam soltas acrescentará X$ 10,00 por cada almofada. Caso sofá esteja com excesso de sujidade o orçamento será refeito. Oferta válida para Goiânia, até  sete quilômetros (7 km) do local da empresa, caso seja além dessa km e nos municípios da região metropolitana as condições devem ser consultadas.

Manutenção de ar-condicionado – Manutenção preventiva (limpeza) em aparelhos de ar condicionado de 9.000 BTU/h à 18.000 BTU/h no local com bolsão de manutenção. Oferta válida para equipamentos instalados até três metros de altura,em horário comercial, de segunda a sexta das 8h às 17h, além de verificar disponibilidade de horário.

Marido de aluguel – Execução de reparos em gerais, como: montador de móveis, ajudante para mudanças, limpeza de calçadas e caixa d’água, instalação de varal para roupas, instalação e manutenção de máquina de lavar, armários de cozinha, cortinas, persianas, quadros, bebedouros, TV LCD, Plasma e tubo. Além de limpeza de painéis e fachadas de empresas, jardinagem, poda e corta grama, eletricista, chuveiros, tomadas, luminárias e antenas.

Mais sobre a XporY.com

A XporY.com é uma scale up criada em 2014 com o objetivo de promover a economia colaborativa, mostrando uma outra alternativa para profissionais e empresas gerarem valor com seus serviços e produtos. A empresa surgiu graças ao incentivo do programa Tecnova, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e graças a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em âmbito federal.

Na XporY.com tudo é negociado em X$.  Os créditos na moeda digital podem ser consumidos com qualquer produto ou serviço oferecidos por seus mais de 2.600 associados, sem o uso de reais. “Os profissionais continuam produtivos, as empresas mantém o seu giro de estoque e, de quebra, aumentam seu poder de compra. Sem falar que a XporY.com também funciona como uma vitrine para a empresa ou o profissional autônomo”, explica Rafael Barbosa. Segundo ele, a ideia nasceu de modelos de plataformas de permutas criadas nos Estados Unidos.

Um diferencial da XporY.com, em relação a outras plataformas , é a ausência de custo na adesão, ou seja os participantes não têm que pagar para entrar na “rede” e nem um valor mensal como manutenção. “Com a XporY.com, somente na hora de consumir, é que paga-se apenas uma taxa de 10% em reais sobre o valor da compra”, explica o empresário. O cadastro é gratuito. Acesse o link https://www.XporY.com/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s