Projeto leva para canteiros de obras testes de saúde

Aferição da pressão arterial, teste de glicemia e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) são procedimentos que duram poucos minutos, têm resultados em instantes e podem fazer a diferença entre uma vida saudável ou uma morte súbita. Esses exames rápidos serão realizados pelos profissionais de saúde do Seconci Goiás nos canteiros de obras,  a partir de segunda

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo o Ministério da saúde, cerca de 300 mil brasileiros morrem vítimas de doenças ocasionadas pela hipertensão; em dez anos (2006-2016), o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% e passa dos 30 milhões; e a obesidade, causadora de várias doenças, aumentou 60% no mesmo período no país. Sabe o que há de comum entre esses três males citados anteriormente? Todos podem ser prevenidos com a realização de três exames rápidos e simples:  aferição da pressão arterial, teste de glicemia e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

Com foco na detecção dessas doenças que agem silenciosamente e visando alertar trabalhadores da construção civil para a necessidade de cuidados preventivos, o Seconci – Goiás (Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás) realiza durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (Sipatima) da Toctao Engenharia o projeto piloto “Ação de Saúde na Construção”, que irá levar aos canteiros de obra e à sede administrativa da empresa esses três testes simples, rápidos e que podem salvar vidas. A Sipatma ocorrerá entre os dias 16 e 20 de abril e a primeira visita do projeto ocorre hoje, segunda-feira (16) , na obra do Residencial Porto Dourado, região sudoeste de Goiânia.

Segundo a técnica em segurança do trabalho e uma das responsáveis pelo projeto,  Lourença Costa, por meio da aferição da pressão arterial, teste de glicemia e do cálculo do IMC uma série de disfunções no nosso organismo podem ser detectadas, prevenindo problemas mais graves como infarto e acidentes vascular cerebral (AVC). “Esse projeto que levaremos às obras da Toctao será o piloto, servindo de modelo para outras ações que serão levadas às obras de outras empresas, mas ainda não uma previsão para isso”, explica  Lorença. Ela esclarece ainda que esses exames rápidos serão feitos por uma equipe multidisciplinar de saúde do Seconci Goiás

Homens
De acordo com a técnica de segurança do trabalho, a proposta é levar esses exames rápidos a todos os colaboradores das empresas conveniadas ao Seconci, mulheres e homens, mas ela admite que o atendimento será de maior relevância  para o público masculino, que culturalmente não tem hábito de realizar exames de saúde preventivos. Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, 31% dos homens brasileiros não têm o hábito de ir aos serviços de saúde para fazer check-up ou buscar auxílio na prevenção de doenças.

De acordo com Lourença Costa, a grande vantagem desses três exames que integram o projeto “Ação de Saúde na Construção” é que eles levam poucos minutos para serem feitos e o trabalhador tem os resultados em instantes.

Ela explica que caso o resultado seja negativo, o profissional de saúde tem a oportunidade de reforçar e discutir com a equipe multidisciplinar do Seconci Goiás algumas ações de prevenção. “Mas se algo de errado for detectado, o trabalhador será orientado sobre cuidados preventivos e encaminhamento ao corpo clínico e médico do Seconci ou outro serviço de saúde para o acompanhamento adequado”, esclarece.

Lorença informa ainda que durante a ação também será feita uma coleta de dados e alguns dias depois será gerado um relatório para a empresa sobre a saúde de seus colaboradores. A medida será uma ferramenta de suma importância para as políticas internas da empresa de prevenção à saúde laboral do trabalhador e promoção da qualidade de vida, o que, consequentemente, traz maior produtividade.

Saúde rápida
Pesquisas comprovam que os testes rápidos de saúde têm se revelado eficientes na investigação de doenças. Desde 2005, no Brasil, a utilização desses exames permite atender à crescente demanda pelo diagnóstico de agravos relevantes à saúde pública, visto que sua utilização aumenta a agilidade da resposta aos indivíduos e permite seu rápido encaminhamento para assistência médica para início do tratamento.

Testes rápidos de saúde são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.

Cronograma da Ação de Saúde na Construção:

16/04 – 07h
Obra: Residencial Porto Dourado
Endereço: Av. Porto Dourado, Qd. 20, Lt. 01, Residencial Porto Dourado, Goiânia-GO – saída para Aragoiânia
Estimativa de público: 100 funcionários

17/04 – 07h
Obra: Faculdade Estácio de Sá (Shopping Estação)
Endereço: Av. Goiás, Nº 2151, Qd. 02, Lt. Área, Setor Central, Goiânia-GO.
Estimativa de público: 100 funcionários

18/04 – 08h
Obra: Toctao Engenharia (Administração)
Endereço: Rua T-65, Nº 345, Setor Bela Vista, Goiânia-GO.
Estimativa de público: 90 funcionários

20/04 – 07h
Obra: Euro Park Residencial
Endereço: Av. PL-3, Qd. H-5, Lt. 01/12, Park Lozandes, Goiânia-GO.
Estimativa de público: 270 funcionários

Sobre o Seconci Goiás
O Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci – Goiás) é uma Associação Civil sem fins lucrativos autônoma, administrada pelas empresas da construção que tem o objetivo de promover melhorias na qualidade de vida de seus trabalhadores, gerando um crescimento saudável nas organizações.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s