Massagem traz benefícios à saúde e bem-estar dos bebês

Durante próximo encontro do Projeto Mamãe & Papai Corujas do Seconci Goiás, voltado para colaboradoras e esposas de colaboradores de empresas da construção civil, participantes poderão conhecer a milenar técnica da Shantala. Ação também é aberta à comunidade em geral

Baby back massage

O toque é uma das principais formas de estabelecer e fortalecer o vínculo entre mães e bebês. Por isso, segurar a criança no colo, amamentá-la e dar carinho são gestos para criar a intimidade tão saudável para ambos. Nesse sentido, a massagem em bebês tem sido frequentemente prescrita por pediatras e terapeutas, principalmente nos primeiros meses de vida, pois além de fortalecer o elo entre mãe e filho, relaxa, auxilia no sono, ajuda a controlar o estresse e reduz o choro. Pesquisas já apontam que, em bebês prematuros, tal prática estimula o crescimento.

Por isso a Shantala, uma técnica milenar muito praticada por mulheres da Índia em seus bebês e que foi mundialmente divulgada pelo obstetra francês Frederick Leboyer em meados dos anos 1970, será um dos temas do próximo e último módulo do Projeto Mamãe & Papai Corujas, do Seconci Goiás (Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás), que será realizado nesta sexta-feira, dia 22/06, às 14h, na sede da instituição.

A massagem busca desenvolver a interação mãe e filho por meio de toques sutis por todo o corpo da criança. Desde os anos 1960, o renomado obstetra já trabalhava com novas práticas de humanização para a assistência às mulheres no parto, e foi durante uma viagem à cidade Calcutá, na Índia, que ele avistou numa calçada uma mulher massageando um bebê. Encantado com a leveza dos movimentos feitos pela mãe no corpo da criança, Leboyer fez uma foto da cena e pediu para aprender a técnica. O nome Shantala é uma homenagem à mulher indiana que ensinou a prática ao médico francês.

A pele
Segundo a enfermeira, consultora em amamentação e sono infantil e instrutora do método da Shantala, Mariana Santana, a pele é o maior órgão sensorial do nosso corpo e o sentido do tato desenvolve-se muito precocemente uma vez que o bebê está cercado e é acariciado por tecidos e líquidos mornos desde o início da vida fetal. A enfermeira irá coordenar um workshop e uma palestra sobre o método Shantala e o uso de ofurôs para bebês.

A Shantala pode ser aplicada em bebês a partir de um mês de vida e não há uma época certa para se encerrar. “Quando o bebê começa a andar, fica mais difícil de fazer realmente, pois ele não fica parado para receber a massagem. Mas se a mãe conseguir, não faz mal em continuar realizando a prática até mais tarde”, esclarece Mariana.

Apesar de ser uma técnica que acalma e relaxa o bebê, a enfermeira pondera que a massagem não deve ser usada em situações de dores. “É importante salientar que não se deve utilizar a técnica de Shantala em momentos de dor e também desconforto. A massagem deverá ser associada diretamente ao prazer”, recomenda ela.

O toque
Ainda falando sobre os benefícios das massagens em bebês, mesmo que não seja a técnica da Shantala, Mariana Santana destaca que o estímulo por meio do toque é essencial para o bom desenvolvimento dos órgãos e dos sentidos, mas também, para o equilíbrio psicológico e social. “As nossas sensações e emoções transparecem na pele. Quando temos frio ou calor, a pele reage, ou quando ficamos ruborizados de vergonha”, exemplificou a enfermeira.

O Projeto
O Projeto Mamãe & Papai Corujas do Seconci Goiás é composto por sete módulos, sendo que o último será realizado no próximo dia 22. No dia 29/06 (sexta-feira), será promovido um encontro com todas as participantes das três edições do projeto, que é voltado para as colaboradoras grávidas ou esposas de colaboradores das empresas do setor da construção civil em Goiás, associadas à entidade. Além de trabalhadores desse segmento, parte das vagas do projeto é disponibilizada à comunidade em geral.

Segundo Joicy Pimenta, assistente social e idealizadora do projeto, o Mamãe & Papai Corujas surgiu da necessidade percebida pela equipe de saúde do Seconci Goiás de oferecer ao seu público apoio nesses dois momentos tão importantes para os pais: a gestação e os primeiros meses do bebê.

“É um momento de grandes novidades, transformações e ansiedade. Por isso o conhecimento e a conscientização de mães e pais sobre o que é melhor para a mãe e o bebê são fundamentais para desfazer incertezas e dúvidas que são naturais, e também para trazer segurança nesse momento único. Além disso, o curso também tem aulas práticas e as participantes podem aplicar o que aprenderam em sua rotina”, ressalta Joicy.

Serviço
Assunto: Projeto Mamãe & Papai Corujas do Seconci Goiás
Data: 22/06 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Seconci Goiás (Endereço: Rua C-136, nº 681, Quadra 307, Lotes 20/21, Jardim América, Goiânia-GO)
Temas das palestras:
* Dermatoses Gestacionais – Palestrante: Dermatologista Talita M. Fernandes Grance
* Shantala e Ofurô – Palestrante: Enfermeira, Consultora em Amamentação e do Sono Infantil e Instrutora de Shantala Mariana Santana.
Informações: (62) 3250-7500

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s