Pesquisa revela que 1 a cada 5 casos de perda de dentes está relacionado ao diabetes

O sistema imunológico funciona mais lentamente nestes pacientes. Por isso, a higiene é essencial para prevenir doenças bucais

O número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população para 8,9%, neste intervalo de tempo. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), foi divulgada pelo Ministério da Saúde.

Dessa forma, manter uma boa saúde bucal é importante, especialmente em pacientes com diabetes. Como problemas comuns de saúde bucal – doença periodontal (gengival) e sapinho (candidíase bucal) – estão associados com diabetes.

A Associação Dental Americana recomenda check-ups odontológicos regulares, exames periodontais e tratamento dos problemas dentais nos estágios iniciais. “Se você já sabe que tem diabetes, fale para seu dentista há quanto tempo você vive com a doença, se está sob controle, se existem outras alterações na sua história clínica e mencione todos os remédios que você está tomando”, orienta a dentista e professora de pós-graduação, Michelly Pimenta.

Ela explica que o diabetes reduz a resistência do corpo à infecções, deixando as gengivas vulneráveis. “Na presença de doença periodontal severa, a infecção e a inflamação causam destruição do tecido e osso que sustentam os dentes. Isso pode levar à perda dental. A doença periodontal, geralmente, é mais frequente e mais severa em pessoas com diabetes”, esclarece.

De acordo com a dentista, sem os cuidados adequados, o paciente pode prejudicar o tratamento do diabetes, já que qualquer infecção no organismo altera a glicemia. “Quem tem uma boa saúde bucal não vai ter infecção e nem vai correr este risco. Uma dieta balanceada com frutas e legumes, ao mesmo tempo que ajuda a controlar a glicemia, preserva a pessoa de problemas odontológicos”, alerta. ]

Perda de dentes

Ela explica que se a pessoa tiver algum tipo de problema odontológico sério, pode perder, por exemplo, os dentes e não vai mais conseguir mastigar. “Com isso, terá que comer alimentos como pão, que prejudica a dieta e poderá subir a glicemia. É um ciclo”, frisa.

Pesquisa recente do jornal médico dos Estados Unidos The Journal American Dental Association mostra que um em cada cinco casos de perda de dentes está relacionado ao diabetes. “Índice de doença bucal entre os diabéticos e não diabéticos é igual. Mas em quem tem diabetes, a gravidade é maior, as doenças tornam-se mais graves do que naqueles que não têm”, compara.

De acordo com a dentista, quem tem glicemia descompensada, apresentará mais dificuldade de cicatrização. “O sistema imunológico funciona mais lentamente nestes pacientes. Por isso, a higiene é essencial para prevenir doenças bucais. O que causa problema na nossa boca é resto de alimento. Daí a importância da escovação e higienização. A partir do momento que está instalado o problema, quem tiver glicemia descompensada passará a ter mais dificuldade no tratamento”.

Além da prevenção e controle da glicemia, quem tem diabetes deve tomar cuidado especial com a saúde bucal. De acordo com Pimenta, a maior parte dos tratamentos odontológicos é invasivo e, por isso, é importante o paciente comunicar seu caso ao dentista para que o profissional fique atento à doença e aos detalhes do tratamento. “Com as informações completas, o dentista pode escolher inclusive a melhor anestesia para o caso, por exemplo”.

Segundo a dentista e professora de pós-graduação, o dentista também faz parte do tratamento. “Se o paciente é diabético, em vez de dar apenas um ponto, por exemplo, dou mais, assim ajudo o organismo na cicatrização”, exemplifica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s