[Diário do Turista] Permutas podem dar descanso para você e para o seu bolso nestas férias

Não ter dinheiro em mãos não é desculpa para deixar de viajar. Serviços de hospedagem podem ser negociados por meio de permuta multilateral em plataforma digital

É julho: mês de descansar, viajar e relaxar, mas despesas como escola, energia, água, condomínio e outras, infelizmente, não tiram férias. Por isso, na hora de planejar esse período de folga, toda economia é bem-vinda. Dentro do conceito de economia colaborativa, o sistema de permuta é uma boa forma de curtir as férias e controlar os gastos.

Preocupado com as contas mas sem abrir mão do merecido descanso, o chef de cozinha Pedro Ernesto optou pelo sistema de permuta para curtir suas próximas férias. Ele é um dos mais de 3.600 associados XporY.com, plataforma digital de permutas multilaterais que reúne milhares de empresas e prestadores de serviços, muitos ligados à área do turismo como hotéis, pousadas, spas, apartamentos de temporadas, empresas de excursão e outros. Na plataforma, todos esses serviços podem ser negociados em X$, moeda virtual com valor equivalente aos R$.

Ele, que oferece serviços de buffet na plataforma, está pensando em reservar alguns dias para descanso no Rancho 30 Hotel Fazenda e Spa, que oferece na XporY.com diárias e Day Use. “Na XporY.com eu ofereço meus serviços em X$  e como, felizmente, tenho negociado muitos eventos na plataforma, estou com uma boa quantidade de X$ acumulados e vou usá-las para tirar um descanso de alguns dias em julho e economizar bastante com dinheiro vivo”, diz Pedro Ernesto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Situado às margens da BR 153, no município de Hidrolândia há 15 minutos de Goiânia,O Rancho 30 Hotel Fazenda e Spa também faz parte da plataforma de permutas multilaterais e oferece diárias com café da manhã incluso. Mas para quem quiser fazer passeio de apenas um dia inteiro pode optar pelo Day Use. De acordo com Gabriel Bretas, proprietário do espaço, o lugar oferece infraestrutura e lazer completo para famílias, casais, e amigos, que estão em busca de descanso ou aventura. Para essas férias de julho o empresário falou que estão com quatro  reservas feitas pela XporY.com.

“A XporY.com tem ajudado na divulgação do nosso estabelecimento principalmente nos períodos de baixa temporada e ajuda a manter ocupação  com o mesmo custo operacional. E os X$ usamos com profissionais e/ou serviços como locações de materiais para eventos, Dedetização e paisagismo”, diz o empresário. Já temos alguns pacotes fechados pela plataforma para julho sim

Entre as opções de lazer pelo hotel fazenda estão piscinas aquecidas (adulto e infantil), trilhas ecológicas, salão de jogos, campos de futebol, academia, parquinho, charrete, passeio a cavalo, quadra de voley, sala de vídeo e tiro ao arco. O hotel dispõe ainda de baias de cavalos preparadas para hospedar o animal com toda segurança e comodidade, incluindo o atendimento de um médico veterinário e de tratadores especializados.

Águas thermais

Este slideshow necessita de JavaScript.


A pedagoga Maristella Rezende possui em Caldas Novas, a 167 quilômetros de Goiânia, uma cobertura no Residencial Thermas do Rio Caldas que acomoda até 12 pessoas. Ela diz que desde que passou a alugar o imóvel pela plataforma digital já utilizou os X$ que acumulou para a troca de óleo de seu carro, para comprar gás de cozinha, contratar serviços veterinário para seus cães, e recentemente irá usar a moeda virtual para contratar um buffet e chopp para fazer uma festa de boas vindas ao filho que está no exterior. “Eu decidi entrar na plataforma pois percebi que seria uma forma interessante para eu alugar o imóvel nos dias em que a procura era mais baixa, e ganhar os meus “Xis” e gastà-los com outras coisas que preciso no dia a dia”, explica.

Quem quiser aproveitar as férias nesse famoso destino turístico de Goiás, locando a cobertura oferecida pela parceira Maristella Rezende, poderá negociar o aluguel em X$ e reservar o dinheiro para curtir melhor a cidade que conta com muitos parques aquáticos e restaurantes.

A cobertura alugada por Maristella na XporY.com possui dois andares, três quartos, sendo um suíte e três banheiros, e conta também com sala de visita e TV, ambas com um sofá cama e uma varanda com vista para Serra de Caldas; cozinha com geladeira, fogão, pratos, panelas e os utensílios necessários, não inclui roupas de cama e banho. Quem alugar o imóvel poderá também utilizar as duas garagens durante o período da locação. Na área social do condomínio são cinco piscinas, sendo quatro com água quente e uma olímpica com água fria, duas saunas, sala de TV e de jogos, quatro churrasqueiras, bar, restaurante, e campo de futebol.

O gerente geral Diogo Alves, 23 anos, trabalha no Ateliê Shopping da Construção, empresa essa que está cadastrada na XporY.com há apenas três meses. Ele tem feito vendas em X$ e nesse curto prazo acumulou crédito suficiente para passar três dias na cidade de Caldas Novas e se hospedou no Thermas Rio Caldas. “O melhor de tudo é que o espaço acomoda bastante pessoas e fomos em cinco casais. Poder proporcionar turismo, lazer e entretenimento para os amigos é impagável  e o melhor de tudo foi que não coloquei a mão no bolso”, brinca Diogo.

Sobre a XporY.com
A XporY.com é uma scale up criada em 2014 com o objetivo de promover a economia colaborativa, mostrando uma outra alternativa para profissionais e empresas gerarem valor com seus serviços e produtos. A empresa surgiu graças ao incentivo do programa Tecnova, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e graças a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em âmbito federal. 

Na XporY.com tudo é negociado em X$.  Os créditos na moeda digital podem ser consumidos com qualquer produto ou serviço oferecidos por seus mais de 3.400 associados, sem o uso de reais. “Os profissionais continuam produtivos, as empresas mantém o seu giro de estoque e, de quebra, aumentam seu poder de compra. Sem falar que a XporY.com também funciona como uma vitrine para a empresa ou o profissional autônomo”, explica Rafael Barbosa. Segundo ele, a ideia nasceu de modelos de plataformas de permutas criadas nos Estados Unidos.

Um diferencial da XporY.com, em relação a outras plataformas  é a ausência de custo na adesão; ou seja, os participantes não têm que pagar para entrar na “rede” e nem um valor mensal como manutenção. “Com a XporY.com, somente na hora de consumir, é que paga-se apenas uma taxa de 10% em reais sobre o valor da compra”, explica o empresário.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s