[Diário do Turista] Se você quer sossego ou muita emoção, Pirenópolis é seu destino nestas férias

Por Johny Cândido

Local de clima tranquilo e aprazível, a cidade histórica em Goiás respira cultura e arte, mas também é cercada por riquezas naturais exuberantes que formam o cenário ideal para aventuras ecológicas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cidade de clima tranquilo e aprazível, Pirenópolis, a 121 quilômetros de Goiânia, respira cultura e arte e é palco de vários eventos ligados à literatura, cinema, artes plásticas e música, sem falar de seus famosos museus e construções históricas. Os bares, restaurantes e cafés são uma atração à parte, trazendo uma gastronomia regional e internacional. Mas o município também é cercado por uma paisagem natural exuberante ideal para aventuras ecológicas. Portanto, se você quer sossego ou muita emoção, a charmosa Piri é seu destino neste mês de férias.

Suas águas afluem em mais de 80 cachoeiras que atraem turistas de várias partes do Brasil e do mundo. Os mais aventureiros podem encarar uma subida até o Pico dos Pirineus de bicicleta. No caminho, é possível fazer uma pausa na pousada Villa dos Pirineus para uma refeição, onde também é vale apreciar um belo jardim e a arquitetura contemporânea. À medida que a elevação aumenta, é possível avistar as cachoeiras mais baixas e a cidade de Pirenópolis que vai ficando menor.

Chapéu, repelente, protetor solar, roupa fresca e tênis são itens de primeira necessidade, para quem vai de bike ou de carro. Pois na entrada do Pico dos Pirineus há uma caminha a ser feita a pé. Os cuidados valem também para as cachoeiras e outros passeios naturais.

No largo do Bonfim, o Divino Lounge Café oferece uma visita do pôr do sol que rende belíssimas fotos. Ao final do dia, a comida e a bebida disponíveis no local ajudam a retomar a energia. A casa é um charme com a arquitetura colonial preservada. Também é possível levar para casa produtos naturais da própria região.

Bares, gastronomia e arte
A noite reserva encantos com muitos bares e restaurantes de culinária internacional. Como a cidade sempre atraiu muitos estrangeiros, cada um carrega para lá um pouco de sua gastronomia típica. Grande parte dos estabelecimentos abre espaço para cantores regionais e de outras partes do País, que aproveitam a alta temporada de julho para realizar uma viagem no mundo e no tempo com canções de vários estilos e épocas.

Com uma dose a mais de disposição, é possível chegar até o distrito de Lagolândia. Distante do Norte de Pirenópolis aproximadamente 37 quilômetros, sendo sete deles em via não pavimentada. O local que tem como personagem ilustre a Santa Dica – curandeira dada como morta que também atuou na Revolução Constitucionalista de 1932 – agracia os turistas com a Festa do Doce. O festejo que já está em andamento segue até o próximo dia 15.

Colônia
A história do Brasil está presente em cada canto de Pirenópolis, mas um dos maiores acervos fica na Fazenda Babilônia, situada ao Sudoeste da cidade. O acesso é pela GO 431, saída para Jaraguá. Preservada durante séculos e tombada como Patrimônio Nacional, o local conserva o enorme casarão colonial sustentado por grossas vigas de madeiras e paredes de taipa e é rodeado por muros de pedras. Além da cultura, a gastronomia colonial pode ser experimentada em sua essência no tradicional café servido na fazenda.

Outra parada obrigatória para o turista é o Museu de Arte Sacra. O local foi construído em 1750 pelo abastado minerador Luciano Nunes Teixeira e seu genro Antônio Rodrigues Frota, para servir de capela particular dedicada, a princípio, a Nossa Senhora das Mercês. Em seu interior estão diversos objetos de culto, sinos, altares, imagens e painéis educativos. Mas não faltam outras opções culturais e históricas dentro de Pirenópolis como o Cine Teatro e a Igreja Matriz.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s