Dia dos Pais: Meninas também se espelham nos pais

Para especialista, homens que são pais de meninas não estão isentos de serem exemplos para elas. Conheça história de engenheira que teve o pai como inspiração profissional

Especialistas defendem que a educação dos filhos deve ser uma responsabilidade compartilhada. Por isso, homens que são pais de meninas não estão isentos de serem exemplos para elas.

Para a especialista em desenvolvimento humano e master coach Shirley Brandão, o machismo, um traço ainda presente em nossa sociedade, tem perdido força e os homens estão cada vez mais diretamente envolvidos na educação de seus filhos, sejam eles meninos ou meninas. “O papel dos pais, seja o pai ou mãe, é prover a educação necessária e incentivar os filhos a conquistarem seu espaço. O que de fato inspira são os bons exemplos”, argumenta.

Ela relata que no âmbito profissional, as mulheres têm conquistado seu espaço em muitas profissões que antes eram exercidas quase exclusivamente por homens. Nesse contexto, pais de meninas têm, nos dias de hoje, justamente a missão de desenvolver a autonomia de suas filhas e motivá-las a desenvolver seu potencial, para que disputem em pé de igualdade as oportunidades que terão no mercado de trabalho e em outras áreas de sua vida. “Isso, inclusive, desfaz cada vez mais aquela ideia machista e já muito ultrapassada de que meninas devem ser educadas para ser só mãe e dona de casa”, pontua Shirley.

Pai de duas mulheres, e não mais de duas meninas, para o empresário e engenheiro civil Eugênio de Carvalho, diretor da Dinâmica Engenharia, sua maior contribuição para as filhas foi ter orientado para que elas se preparassem para competir em igualdade de condições no mercado de trabalho com homens. Em sua visão, quando a mulher obtém essa preparação com base no conhecimento técnico/científico, a tendência é de que ela leve vantagem na disputa. “Conhecimento leva à liderança e nenhum empreendedor e gestor despreza essa qualidade, seja num homem ou numa mulher. Por isso, educamos nossas filhas para se tornarem mulheres independentes, fortes e seguras”, afirma Eugênio.

E essas orientações parecem ter realmente inspirado as filhas de Eugênio, que segundo ele, sempre demonstraram convicção e assertividade em suas escolhas. Sua primogênita, Patrícia Garrote Carvalho, seguiu o caminho profissional do pai, formou em engenharia e direito e atualmente  ocupa a diretoria Incorporações e Novos Negócios. Já a caçula, Geovanna Garrote Carvalho, é médica.

Inspiração
Eugênio diz, inclusive, que nunca tentou determinar o caminho que as filhas deveriam seguir, mas sempre conversou sobre as necessidades do mercado e orientou que elas se preparassem para tentar ser a melhor no que fossem fazer. Hoje, o pai se mostra plenamente satisfeito com o caminho exitoso que elas seguiram. Patrícia Garrote é uma das gestoras da empresa e, segundo ele,  é cobrada da mesma forma e deve entregar resultados em sua área. “A Dinâmica tem sete gestores, cinco são mulheres. Todas conquistaram suas posições por mérito, inclusive minha filha”, enfatiza.

O executivo conta que percebeu o interesse de Patrícia pela engenharia desde a primeira infância. “Com 3 anos de idade, ela tinha todos os traços de uma criança mais adiantada. Ela era questionadora e gostava de me acompanhar. Quando eu visitava as obras no domingo sempre queria ir e demonstrava muita satisfação”. Ainda segundo o pai, ela apresenta perfil adequado para a engenharia, pois sempre gostou de números e é objetiva.

O empresário destaca que percebeu alguns benefícios no convívio com as filhas, principalmente no sentido da afetividade. “Afirmo, sem dúvida, que ter duas filhas é melhor do que ter dois filhos, pelo carinho que elas me dão de forma diferente e o cuidado que sempre têm comigo”, pontua o empresário. Feliz com o caminho escolhido pelas filhas e por ter sido inspiração para elas, Eugênio comemora. E, para este Dia dos Pais, o presente que ele deseja é somente estar reunido com a família desfrutando do ambiente de paz, carinho e harmonia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s