Insolação pode desencadear câncer da pele

Passar horas dentro da piscina, bronzear ou até mesmo relaxar em locais abertos são atividades comuns durante os meses em que a umidade do ar cai e as temperaturas sobem. Neste período, algo comum é o aumento dos casos de insolação.

A exposição solar exagerada é um dos fatores determinantes para desencadear o problema, que consiste na perda de água do organismo devido a alta temperatura corporal. “O calor forte faz com que os poros se abram e isso causa o suor. A insolação acontece quando o organismo não consegue se resfriar por meio desse mecanismo”, explica o dermatologista Bones Júnior, membro da SBD-GO (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás).

Algumas pessoas podem ter insolação com mais facilidade. Bebês, crianças e idosos fazem parte desse grupo e merecem cuidados redobrados para não sofrer com as consequências. “Cefaléia, náuseas, pele vermelha, confusão, tonturas, desmaios, convulsões e, em casos extremos, a morte, são algumas complicações provenientes da insolação”, acrescenta Bones.

Reduzir a temperatura corporal é uma das formas de atenuar o problema. O consumo de água, de preferência gelada, compressas frias em pontos estratégicos do corpo e imersão em água fria são alguns exemplos do que pode ser feito. O especialista ainda explica que “medidas simples, como o uso do protetor solar, roupas leves, hidratação adequada, evitar locais tumultuados, quentes e abafados e a não exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, reprimem os inconvenientes causados pela insolação”.

Implicações futuras

Insolações repetidas durante a infância podem facilitar o surgimento do melanoma – tipo mais agressivo de câncer da pele – na fase adulta. Informações do Inca (Instituto do Câncer) mostram que o melanoma representa 3% dos tumores malignos da pele e é grave por conta da alta possibilidade de metástase. Estimativas do Instituto revelam que neste ano 6.260 novos casos serão diagnosticados. Deste total, 2.920 serão em homens e 3.340 em mulheres. (Foto: Pixabay)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s