Plataforma de permuta registra crescimento de quase 300% em um ano

A XporY.com, empresa goiana criada em 2014, é um bom exemplo de como o milenar escambo evolui e tem feito sucesso. Nos últimos 12 meses, o aumento no número de transações foi de 283% em valores. Expectativa é chegar a 4.500 associados até o fim do ano

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Em tempos de economia compartilhada e uma escassez cada vez maior de recursos naturais e de dinheiro no mercado, a permuta é uma prática que voltou para ficar. Fundada em 2014 a empresa goiana XpoY.com é um bom exemplo de como o milenar escambo evolui e tem feito sucesso. Nos últimos seis meses, a plataforma digital de permutas multilaterais registrou um crescimento de 283% no volume financeiro movimentado entre julho de 2017 e junho de 2018.

Só nos seis primeiros meses de 2018, a plataforma realizou mais de 18 mil transações dentro do site. Em junho, pela primeira vez, as negociações romperam o patamar  de 1 milhão de X$, que é a moeda virtual utilizada pelo serviço de permutas.

A empresa também tem registrado crescimento no número de associados, saltando de 2.700 em janeiro deste ano para 3.290 em junho, um aumento superior a 21%. “A nossa expectativa é de que até o final de 2018 cheguemos aos 4.500 cadastros”, afirma Rafael Barbosa fundador da XporY.com.

Multilateral
Chamada de X$,  a moeda virtual da plataforma é o que facilita a negociação entre os milhares de associados, já que por meio dela a troca ou permuta pode ser feita de forma multilateral, ou seja, o participante da XporY.com ao vender seu produto ou serviço em X$ ganha crédito para negociar qualquer outra oferta do site.

De um brigadeiro a um terreno, de uma sessão na manicure a um carro, segundo Rafael Barbosa tudo pode ser negociado em X$, cuja a cotação é equivalente a R$ 1. Conforme o diretor, dentre todos os itens ofertados na plataforma os serviços de reparo domiciliar (encanador, pintor, eletricista), restaurantes e gráficas estão entre os mais procurados soma um percentual de 41%.

Loja
Para facilitar ainda mais as negociações entre seus associados, além da plataforma digital, a XpoY.com conta desde o último mês de junho com uma loja física na Galeria Marista Center Mall, no Setor Marista em Goiânia. O local é mais uma forma de expor os produtos negociados e mesmo quem não for associado pode ir à loja, fazer o seu cadastro e fazer um empréstimo em X$ e levar qualquer item da loja. “Nesse caso, a pessoa que acaba de entrar na plataforma tem três meses para pagar esse empréstimo com algum produto ou serviço que ela ofereça”, esclarece Rafael.

A ideia da loja física, segundo o fundador da plataforma de permutas, veio a partir de uma solicitação de vários associados. “Muitos parceiros nos pediam com frequência para expor os seus produtos. Por isso resolvemos atender a essa demanda e oferecer esse espaço”, explica.

A principal vantagem da loja física, segundo Rafael, é disponibilizar esses itens de forma mais palpável e também eliminar o frete, que muitas vezes gerava algum tipo de dificuldade na negociação pela via on-line. “Ainda hoje muitas pessoas preferem ver e conferir os produtos que pretendem adquirir, por isso aliamos as duas formas de permuta, online e off”, ressalta Barbosa.

Sobre a XporY
A XporY.com é uma scale up criada em 2014 com o objetivo de promover a economia colaborativa, mostrando uma outra alternativa para profissionais e empresas gerarem valor com seus serviços e produtos. A empresa surgiu graças ao incentivo do programa Tecnova, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e graças a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em âmbito federal.

Na XporY.com tudo é negociado em X$.  Os créditos na moeda digital podem ser consumidos com qualquer produto ou serviço oferecidos por seus mais de 3.290 associados, sem o uso de reais. “Os profissionais continuam produtivos, as empresas mantém o seu giro de estoque e, de quebra, aumentam seu poder de compra. Sem falar que a XporY.com também funciona como uma vitrine para a empresa ou o profissional autônomo”, explica Rafael Barbosa. Segundo ele, a ideia nasceu de modelos de plataformas de permutas criadas nos Estados Unidos.

Um diferencial da XporY.com, em relação a outras plataformas,  é a ausência de custo na adesão; ou seja, os participantes não têm que pagar para entrar na rede e nem um valor mensal como manutenção. Com a XporY.com, somente na hora de consumir, é que paga-se apenas uma taxa de 10% em reais sobre o valor da compra.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s